Desaparecidas - Lauren Oliver


OLIVER, Lauren. Desaparecidas. Tradução Cláudia Mello Belhassof. Campinas, SP: Verus, 2015. 304 páginas. Título original: Vanishing girls. Skoob.

Sinopse:
“As irmãs Dara e Nick eram inseparáveis, mas isso foi antes — antes de Dara beijar Parker, antes de Nick perdê-lo como melhor amigo, antes do acidente que deixou cicatrizes no belo rosto de Dara. Agora as duas, que eram tão próximas, não estão mais se falando. Em um instante Nick perdeu tudo, e está determinada a usar o verão para conseguir sua vida de volta.
Só que Dara tem outros planos. Quando ela desaparece, no dia de seu aniversário, Nick acha que a irmã está se divertindo por aí. Mas outra garota também sumiu — Madeline Snow, de nove anos — e, conforme Nick procura pela irmã, fica cada vez mais convencida de que os dois desaparecimentos podem estar conectados.
Neste livro tenso e cativante, Lauren Oliver cria um mundo de intrigas, perdas e suspeitas, enquanto duas irmãs buscam encontrar uma à outra — e a si mesmas.”

Até hoje, tudo o que li de Lauren Oliver foi uma surpresa muito positiva, ela tem um jeito de criar histórias e dar reviravoltas no momento certo que consegue nos prender na leitura e por isso eu estava bem ansiosa para ler Desaparecidas. Além disso, essa leitura teve mais um diferencial, pois pela primeira vez li com uma amiga. Eu e a Kelly, do Paraíso das Ideias, começamos a ler juntas e comentamos o livro inteiro pelo WhattsApp e foi incrível! Conforme as muitas reviravoltas se sucediam a gente ia surtando por mensagem, foi tão bacana que não vejo a hora de repetir a experiência.

Desaparecidas fala de duas irmãs que têm uma diferença mínima de idade e que sempre foram muito amigas, mas que agora lutam para superar dois traumas. O primeiro é o fato de Dara estar namorando Parker, o melhor amigo de Nick, e o segundo foi um grave acidente de carro que elas sofreram e no qual as piores consequências foram para Dara, que estava sem o cinto de segurança, ela ficou com o rosto marcado e o joelho destruído. Agora elas são duas estranhas vivendo juntas, não se falam e nunca se encontram. Dara está sempre trancada em seu quarto e Nick quer encontrar um meio de se reaproximar da irmã.

Mais uma vez Lauren Oliver nos surpreende com uma história incrível. Mais do que duas irmãs em crise, o enredo fala sobre perdas e reencontros, e sobre a busca por si mesma. A história é delicada e sensível, mas não deixa de ter seus momentos tensos. A narrativa é feita em diferentes tempos e pontos de vista: de Nick antes e depois do acidente, de Dara depois do acidente e alguns trechos do diário de Dara. Conforme avançamos na leitura é que vamos entender o que aconteceu para provocar a briga entre as garotas, a cada capítulo somos instigados a continuar pela curiosidade de entender os fatos. E para aumentar o suspense, o enredo ainda tem o desaparecimento de uma garotinha, Madeline Snow, e toda a população, a imprensa e a polícia estão motivados e encontrá-la.

Os personagens são bem construídos e todos tem sua bagagem emocional. Confesso que tive muita dificuldade para me entender com a Nick, no começo ela me pareceu chata e “mimizenta” mas conforme fui entendo o livro, consegui compreendê-la melhor. Já Dara me conquistou da primeira à última página, ela é espontânea, inconsequente e cheia de vida, mas não deixa de ser uma irmã carinhosa e companheira. Também gostei muito de Parker, o namorado/melhor amigo das irmãs, uma pena que ele tenha tido tão pouco espaço na história.

E para melhorar ainda mais, o livor tem um final de tirar o fôlego! Tanto que, quando entendi o que estava acontecendo, tive vontade de ler tudo de novo! Na verdade, reli vários trechos de tão impressionada que fiquei. Enfim, é um livro ótimo, uma história envolvente com um final fantástico que merece ser lido e relido.

A autora

Lauren Oliver é autora dos livros juvenis Antes que eu vá e Panic (a ser publicado pela Verus) e da trilogia Delírio. Também escreveu dois livros para pré-adolescentes: The Spindlers e Liesl &Po, indicado para o prêmio E. B. White Read Aloud. Graduada pela Universidade de Chicago e mestre pela Universidade de Nova York, Lauren Oliver também é cofundadora da empresa de desenvolvimento literário Paper Lantern Lit.

Avaliação (5/5)






B-jusssss! ♥
;-p

16 comentários:

  1. Oii. Ontem mesmo eu vi uma resenha sobre este livro. Ele está em alta heim?! Infelizmente apesar da sua resenha ter sido linda não me atraiu tanto. Masba capa sim essa eu acho linda demais.
    Parabéns pelo trabalho

    Beijos
    Books And Carpe Diem.

    ResponderExcluir
  2. Oee,

    Eu estou doido pra ler esse livro só por causa da capa, acho linda demais!!

    Étreintes!

    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gosto de livros que sejam fascinantes e acredito que Desaparecidas seja um. Gosto muito de livros com crise familiar, problemas mal resolvidos entre irmãos. Nunca,li nadinha da autora e acredito que esteja mesmo na hora.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi Ninaaa, tudo bommm?? Nossa, esse livro parece ser muito bom mesmo! O tipo de livro que também me prende e ficou louca pra terminar logo e desvendar os mistérios. Achei o máximo a sua ideia de ler com a sua amiga e discutir sobre o livro em tempo real *.* quero também! Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ninaaaaa minha BFF!!!!
    Amei sua resenha kkkkkk ficou mil vezes melhor que a minha kkkkkkkk quando crescer quero escrever como você!!
    E realmente foi incrível, não só pela leitura mara, mas pela experiência de ter com quem compartilhar meus sentimentos sem soltar spoiller kkkkk

    Beijokas e bora pra próxima leitura!

    ResponderExcluir
  6. Olha, tudo é a forma como apresentam o livro, pois vi a resenha desse mesmo livro em outo blog e achei um livro nada interessante, aí, vem você com essa resenha lacradora (desculpe o uso do termo, mas...) e me faz mudar TOTALMENTE de ideia e pensar: como não li antes? Fiquei curiosa com o final de tirar o fôlego.

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha visto muitas resenhas desse livro, mas confesso que só agora ele me despertou interesse e isso graças a sua resenha, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Eu ja sou fã da autora e a cada resenha que vejo desse livro a minha vontade de lê-lo só aumenta loucamente. Eu também adora um buddy read, é muito legal já ir lendo e comentando com amigos. Mas com ou sem amigos para ler junto comigo, preciso urgentemente desse livro.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nina, nunca li nada da autora e pela sua resenha e da Kelly confesso que fiquei bem curiosa para ler, pois a história parece ser bem envolvente.
    Acho que nunca tive uma leitura compartilhada assim. Deve ser moh divertido. Quero!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Esse livro me lembrou um pouco do enredo de Eu Te Darei o Sol, por serem dois irmãos que se amam muito e que, depois de uma perda e mau entendidos, param de se falar. Desaparecidas parece ser um livro incrível! Nunca li nada da autora mas sempre tive curiosidade. Espero ter a oportunidade de ler esse logo.
    Adorei a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Nina, nunca li nada da autora, mas desde que ouvi falar sobre esse livro fiquei interessada.

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Essa capa é LINDA! Acho que já vi o nome dessa autora estampado em algum livro na livraria, mas não lembro qual!
    Esse tem uma coisa que prezo é personagens bem construídos com seus sentimentos bem marcados e encontramos isso nessa obra.
    Bom, estava lendo um livro com alguns aspectos parecidos e com gostei dele, com certeza gostaria desse também. Vou ver se acho alguns capitulos dele online para saber como é essa escrita, pois você me deixou curiosa!

    ResponderExcluir
  13. Oiie

    li o livro recentemente e adooooro essa autora, ela escreve livros muito bons. Eu adorei o final apesar de já ter tido uma ideia no meio do livro e acertei hahaha a capa está linda e que bom que curtiu a leitura também

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiii.
    sempre achei que esse livro tem uma capa linda, gosto muito de histórias juvenis e essa parece ser das boas, ótima resenha.
    Bjs♥
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/?

    ResponderExcluir
  15. Oie Nina!

    Ganhei esse livro da amiga secreta ahahhaah Estou doida para ler, queria ter conseguido acompanhar vocês duas, mas era meio impossivel neh!? Vocês leram muito rápido!! Não vejo a hora de poder ler esse e ver que final de tirar o fôlego é esse?

    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  16. Ei, tudo bem?
    Nunca li nada da autora, apesar de ter bastante curiosidade. A premissa desse livro é bem bacana e me chamou muito atenção, fora os comentários positivos que tenho visto, então pretendo dar uma chanca a história em breve.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p