Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell


BLACKWELL, Elizabeth. Enquanto Bela dormia. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Editora Arqueiro, 2016. 368 páginas. Título original: While Beauty Slep. Skoob.

Sinopse:
“Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.”

Quem nunca se encantou com um conto de fada que atire a primeira pedra! Mas avise antes, porque eu com certeza serei um alvo fácil pois sou apaixonada por eles. Fui uma criança que sonhava em ser princesa, usar tiara e vestido rodado e morar em castelo e ainda hoje não consigo resistir aos livros e filmes sobre o tema. O mesmo acontece com as adaptações, por mais diferentes, sombrias ou undergrounds que elas sejam, eu sempre me encanto com elas.

Esse é o caso de Enquanto Bela Dormia, uma adaptação bem diferente de A Bela Adormecida. Digo diferente por que a história não tem nada de romântico e mágico como a original, na verdade ela é tão próxima da realidade que chega a ser dura.

A história se passa no cenário da Idade Média e é contada por Elise, uma jovem muito pobre filha bastarda de um camponês e de uma ex costureira da corte do rei. Ela cresce com um desejo secreto de viver no palácio e, quando a varíola leva sua mãe e irmãos, Elise não pensa duas vezes antes de partir para tentar um emprego junto a família real. Lá, por causa de sua educação esmerada e bons modos, não demora que ela caia nas graças da rainha e acabe se tornando sua criada pessoal. Assim, ela acompanha de perto o drama da rainha Lenore que sonha ter um filho e não consegue e a pressão sobre o rei para que tenha um herdeiro.

É nesse ambiente também que ela conhece Millicent, a ambiciosa e manipuladora tia do rei. E quando a rainha Lenore consegue engravidar, Millicent diz ter sido responsável pela gravidez e quer ser a madrinha da princesa Rosa. Mas o rei, que conhece a tia melhor do que ninguém e sabe do risco que ela representa, a expulsa do castelo e acaba colocando todo o seu reino em risco.

Apesar da inúmeras semelhanças entre as duas história, Enquanto Bela Dormia segue por um caminho bem diferente de A Bela Adormecida. Muito da magia que existe no conto de fadas é substituído por fatos reais e plausíveis, não há bruxas a combater ou encantos para quebrar, mas doenças reais e conhecidas por todos nós. Se por um lado isso pode tirar um pouco do fascínio da história, por outro traz veracidade ao livro, o que me prendeu muito à história.

Os personagens são bem construídos e muito reais, cheios de defeitos e qualidades como qualquer um de nós. A autora nos mostra que todos temos um lado bom e um lado mal, que todo mundo erra e acerta e que não existem apenas mocinhas e vilãs. Elise por exemplo, tem atitudes muito contestáveis durante o desenrolar da história, ela é invejosa e ambiciosa ao extremo e mal controla seu ciúmes das pessoas que têm mais contato com a rainha e a princesa do que ela. Ela se dedica tanto a família real, que em vários momentos essa dedicação pode ser confundida com bajulação e subserviência. Mas sempre somos lembrados da criação que Elise recebeu e de como ela entende a vida e, mais uma vez, esse fato traz realidade à história. Mas mesmo com esses defeitinhos, eu gostei muito da personagem e torci por ela, principalmente sua determinação e desejo de crescer.

Além de Elise, outra personagem que me chamou a atenção foi Millicent. Primeiro porque já tenho mesmo uma queda pelas vilãs, que são sempre mais divertidas, e segundo porque ela foi muito injustiçada por sua família, principalmente por ser mulher, e isso mexeu muito comigo. Mas da metade da história para frente, acontece uma reviravolta e Millicent passa a ser retratada como a bruxa má, mas aí já era tarde para mim, eu já tinha me apegado.

A narrativa é outro ponto forte do livro. Ela tem um quê de antigo, de Idade Média, mas ao mesmo tempo ela é muito clara e fácil. O enredo se desenvolve rapidamente, não tem delongas ou cenas desnecessárias, e ainda é recheado de segredos, intrigas e disputas pelo poder.

Enfim, para quem gosta de releituras de contos de fadas, com um olhar mais realista mas sem perder o encantamento, Enquanto Bela Dormia é uma excelente pedida. Eu me encantei com a história e os personagens e terminei a leitura querendo saber muito mais sobre o trabalho da autora. Recomendo sem ressalvas!

A Autora

Elizabeth Blackwell se formou em história e comunicação na Universidade Northwestern e fez mestrado em jornalismo na Universidade Columbia.
Teve muitos empregos – entre eles o de editora de uma revista e escritora freelance –, mas o de autora é, de longe, seu preferido. Mora no subúrbio de Chicago com o marido, três filhos e uma pilha cada vez maior de livros de cabeceira.

Avaliação (4/5)






B-jusssss! ♥
;-p

11 comentários:

  1. Oiii, tudo bem?
    Eu morro de curiosidade em ler este livro, acho magnífico e encantador <3 me deixa completamente louca quando eu leio uma resenha kkkkkkkk gostei muito de saber como é em relação da escrita da autora.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Somos dois amantes de contos de fadas, e essas novas adaptações estão cada vez melhores. E tem vilões que você consegue amar mais que a mocinha ou mocinho, pelo menos eu sou assim hahaha.
    E fiquei bem curioso para ler o livro, deve ser perfeito.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    gosto muito de contos de fadas, fiquei curioso sobre essa obra, ultimamente as adaptações estão ficando melhores. Gostei muito da sua resenha e também sobre a autora. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hello!
    Desde o seu lançamento que eu fiquei interessada em Enquanto Bela Dormia.
    Achei a capa show demais, e por ser uma releitura de contos de fadas, entrou na minha lista de desejados facil, facil.
    Adorei conhecer mais do livro por aqui e saber que a narrativa é um dos pontos fortes me deixou bem animada, nada como ler um livro bem escrito.
    Vou ler com certeza!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu achei a proposta desse livro muito boa, o foco narrativo é magnífico, a história sendo contada por outra voz que não aquela que normalmente vemos como a principal.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu também adoro conto de fadas, mas eu vejo mais os filmes desse tema do que leio os livros. Mas gostei do enredo do livro e antes de ler a sua resenha eu tinha gostado do livro pela capa. Espero gostar da leitura e saber que ele aborda temas reais é bem legal.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Nina, estou mega ansiosa por essa leitura, mas ainda não tive tempo de lê-lo.
    Preciso demais.
    Claro que eu preferiria demais que tivesse mais magia ao invés de ser mais para o real, mas acredito que vou gostar mesmo assim.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por contos de fadas, ainda mais quando tem releituras. Terminei semana passada esse livro, e hoje acho que sai a resenha, e amei demais a história. Adorei a identidade própria que a autora deu ao conto original. Demais!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Eu sei que preciso muito ler esse livro do qual só vejo resenhas positivas. Assim como você também amo contos de fadas e tebho me apaixonado pelas adaptações que tornam os contos de fadas com personagens mais próximos da realidade.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  10. Bateu a vontade de ler esse livro... Nunca fui muito de sonhar com essa coisa de ser princesa e tudo mais. O único sonho que tinha/tenho atrelado aos contos de fada é o de possuir a biblioteca da Fera (de A Bela e a Fera). Eu também sempre sou mais ligada nas vilãs, portanto fiquei com vontade de conhecer um pouco mais essa Millicent. Gosto de saber que os encantos e feitiçarias foram substituídos por problemas reais, com certeza esse é o maior diferencial da história.


    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  11. Olá Nina...

    Menina... assim como vc eu sou completamente alucinada por contos de fadas... desde a infância, até agora.

    Adorei a sua resenha.

    Quando vi o lançamento do livro eu o desejava absurdamente, porém a sua resenha tirou um pouco desse meu encanto com a historia justamente por falar que a "magia" em si é algo mais real. Nesse caso sinto como se perdesse o encanto dos contos de fadas :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p