Prometida - Carina Rissi


RISSI, Carina. Prometida. Campinas, Sp: Editora Verus, 2016. 462 p. (Perdida, v.4). Skoob.

Sinopse
“Elisa Clarke anda um pouco entediada. Seus dias parecem iguais e os bailes há muito deixaram de trazer algum prazer a ela. Não que seja uma surpresa, pois sempre que ela está presente os eventos se tornam um desastre! E é injusto, já que ela foi uma boa moça a vida toda. Nascida em uma das famílias mais influentes, a jovem aprendeu desde pequena a respeitar as normas sociais e se manter longe de escândalos. Na única vez em que ignorou uma dessas regras acabou noiva. E foi apenas um beijo, ora bolas!
Um beijo com o qual Elisa fantasiou desde que conheceu e se apaixonou irrevogavelmente pelo belo e gentil jovem médico e que, como acontece nos contos de fadas, mudou sua vida para sempre. Mas não da maneira que ela esperava. Como consequência, agora está prometida a alguém que a despreza tanto que preferiu viver em outro continente. Tudo o que ela deseja é que as coisas permaneçam assim. 
Mas Elisa não sabe que seu noivo está a caminho do Brasil, e ela terá de enfrentar o homem cujo coração um dia se viu forçada a partir. Destinados a ficar juntos, mas separados por seus corações, eles se envolverão em uma sinuosa dança marcada por segredos, mágoas do passado, intrigas e uma arrebatadora paixão que colocará em perigo não apenas seus sentimentos, mas a vida de ambos.”

Antes de começar a escrever essa resenha, preciso confessar uma coisa: eu não li Perdida (nem Encontrada e Destinado). Mas já li dezenas de resenha e já peguei spoilers suficientes para para não ficar perdida na história. Sei que Prometida faz parte da série, mas como conta a história de Elisa eu o considerei mais como um spin-off e achei que poderia acompanhar sem problemas, e realmente pude. O casal protagonista dos primeiros livros, Sofia e Ian, aparecem na história, mas todo o enredo gira em torno de Elisa, então não tive dificuldade alguma.

Elisa Clarke é exemplo de boa moça, dedicada à família e aos amigos, é querida e respeitada por todos. Ela está noiva de Lucas Guimarães, um jovem médico que está estudando na Europa e que vai se casar com ela assim que voltar ao Brasil. O problema é que ele está fora há anos e as pessoas já estão comentando da demora em sair o casamento e isso pode manchar a honra de Elisa. O que ninguém sabe é das circunstâncias em que esse noivado aconteceu, que na verdade tudo é um acordo feito entre eles e não de um romance real. Mesmo que eles já tenham sido profundamente apaixonados um pelo outro, uma série de desencontros e mal entendidos pôs fim na paixão e os prendeu em um compromisso que nenhum dos quer mas que que têm como escapar. Quando Lucas volta repentinamente ao Brasil, o casal terá que enfrentar seus problemas e cumprir suas promessas.

“- Pois bem. - Inspirou fundo. - Serei seu por honra. Preciso apenas de um tempo para conseguir me estabelecer e então marcaremos a data.
Com uma mesura curta, ele girou sobre os calcanhares e atravessou o jardim em direção a casa. Eu fiquei para trás, as mãos pressionadas no centro do peito para tentar deter a dor que me atravessava.
‘Serei seu por honra’, dissera ele.
Não por amor”. (p.108)

Mais uma vez Carina Rissi dá um show de talento e entrega um livro com uma narrativa deliciosa, fluída e que te agarra da primeira à última página. Os personagens são muito envolventes e o melhor, eles evoluem durante a trama e isso é um dos pontos que mais me agrada em um livro. Quando comecei a leitura, imaginei um Elisa frágil e até meio tola, boazinha demais, com suas roupas comuns e atitudes banais. Mas não é bem assim, na verdade a menina é uma leoa quando se trata de defender sua famíla, mesmo que para isso ela tenha que abrir mão de seu amor. E com o desenrolar da história, ela cresce e aparece: muda seu guarda-roupas, suas atitudes… só não melhora a teimosia!

Lucas é um fofo, e sabemos um pouco mais sobre ele porque a narrativa é intercalada entre Elisa (em primeira pessoa) e ele (em terceira). Com uma noção de honra  impressionante, ele também não se importa em se sacrificar para não prejudicar Elisa.

Juntos, Lucas e Elisa tem uma química incrível e eu torci demais por eles, mas Deus! quantos desencontros, quantos desentendimentos! E o pior é que a maioria deles poderiam ser facilmente evitados se eles simplesmente se falassem, se confiassem um no outro e dissessem o que estavam sentindo. Mas é claro que não é assim que acontece: eles se mantém orgulhosos e distantes, cada um sofrendo de um lado.

“- Gostaria de dizer que sim, doutor, mas não posso. Não sei o que acontece, mas quando você está por perto eu nunca consigo ser a moça educada que fui treinada para ser. Quase não me reconheço. Ou tenho medo de olhar mais de perto e perceber que sou exatamente assim, mas mantenho tudo sob uma firma camada de polidez.” (p.184)

Mas como nem tudo são flores, teve alguns pontos que me incomodaram. Apesar de ter amado a história, achei que muitos dos desentendimentos entre o casal não fizeram sentido e foram meio desnecessários. Além disso, o enredo traz um mistério que deveria dar uma apimentada na história mas que eu descobri logo de cara, então para mim ficou tudo meio morno. E só por isso o livro não foi favorito.

Enfim, o livro é uma delícia. Se você como eu não leu os primeiros, pode se jogar de cabeça porque como eu já disse, Carina Rissi te situa o tempo todo da história e não há dificuldades para acompanhar, mas se você pretende ler cuidado, pois pegará alguns spoilers dos anteriores. No mais, se você ama um romance bem delicinha, com certeza esse livro é para você!

A Autora
Carina Rissi é uma leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema “amores impossíveis”.Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração.
Quando se desgruda dos livros - tanto do que lê quanto dos que escreve -, Carina se diverte assistindo comédias românticas ao lado da família e planejando viagens a lugares exóticos que não conhecerá tão cedo, devido ao seu pavor de avião.
Ela nasceu em Ariranha, interior de São Paulo, onde mora atualmente com o marido e a filha, após ter vivido uma curta temporada na capital paulista.
Os romances anteriores de Carina foram lançados com grande sucesso pela Verus e a tornaram conhecida em todo o país.

Avaliação (5/5)






B-jussssss! ♥
;-p



6 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Eu tô louca pra ler esse livro, só vejo elogios em relação a ele! <3

    E depois dessa resenha, me apaixonei mais ainda! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Sempre vejo muitos elogios nas obras da autora, mas devo confessar que não tenho vontade de ler os livros dela não, pode ser que isso mude algum dia ou não rs. De qualquer forma que bom que você curtiu a leitura do livro e que foi bom pra ti a leitura, independente de ter lido os demais livros da série. Xero!

    ResponderExcluir
  3. Também nunca cheguei a ler nenhum livro dessa coleção. Estou com O Mundo de Luna pra ler e conhecer a escrita da autora. Acho que preferi começar por ele por ser mais adulto, menos juvenil. Mas também só leio elogios sobre os livros da Carina! Que bom que deu p acompanhar a leitura sem estresse. ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá BFF!!!
    Como você já sabe eu li Perdida, que aliás consegui comprar agora no dias das mulheres, agora me faltam os outros kkkkk, mas já ganhei os dois, então só falta ler e conseguir Prometida kkkkkkk. Gostei muito da Carina, a escrita é leve e me diverti pacas, aposto que esse é igual.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina, sua linda, tudo bem?
    Eu demorei muito para ler essa série, pois queria ter todos os livros em mãos. E não me arrependi, uma das melhores histórias que já li na vida. Tudo o que falam da Carina é verdade e ela ainda consegue ser muito mais do que eu esperava. Amei todos os livros. Recomendo apenas a ler na ordem, sei que dá para entender, mas você perdeu muito por ter começado pelo fim.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  6. Já li até o segundo volume,so q acabei de obter a prometida e não lê o destinado,tipo se eu lesse a prometida agora afetaria a história para o entendimento de tudo a história????

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p