Deuses Renascidos - Sylvain Neuvel


NEUVEL, Sylvain. Deuses Renascidos. Tradução Mateus Duque Erthal. São Paulo: Editora Suma de Letras, 2017. 392 p. (Arquivos de Têmis, v.2). Título original: Waking gods. Skoob. Comprar.

Sinopse
Ainda criança, Rose fez uma descoberta inacreditável: uma gigantesca mão de metal, escondida nas profundezas da Terra. Já adulta, ela dedicou sua brilhante carreira científica a resolver os mistérios que envolviam o artefato. Por que um robô gigante de origem desconhecida estava enterrado em pedaços ao redor do mundo?
Anos de investigação renderam respostas intrigantes e perguntas ainda mais complexas. Mas a verdade está mais perto do que nunca, agora que um segundo robô, mais titânico que o primeiro, se materializou na Terra. E, quando outras máquinas colossais pousam no planeta, a humanidade vive seu pior pesadelo.
Rose e seu time do Corpo de Defesa da Terra tentam impedir a invasão. É possível virar o jogo, se conseguirem desvendar os últimos segredos de uma avançada tecnologia alienígena. A arma mais poderosa da humanidade é seu conhecimento - e esta é uma batalha de vida ou morte pelo controle da Terra... e talvez até das estrelas.

Hora de continuar a saga dos robôs alienígenas na Terra! Gigantes Adormecidos foi um livro interessante e ao mesmo tempo meio morno, o que eu atribui ao fato de ser um livro introdutório ao enredo e por isso não me tirou o desejo de continuar lendo a série. Mas, eu fiz o possível para escrever uma resenha sem spoilers do livro anterior e talvez isso deixe meu texto um pouco vago, mas acreditem: vale muito a pena!

Nove anos se passaram após Têmis ser encontrada e montada, e, graças às artimanhas do desconhecido, ela pertence a ONU. As grandes potências resolveram dividir e confraternizar com a existência da robô alienígena, e agora ela é um equipamento primordial para a defesa do mundo caso aconteça uma invasão. O que ninguém esperava era que a invasão realmente fosse acontecer, e ela aconteceu. Um robô do mesmo padrão de Têmis, mas masculino, apareceu em Londres, e esse será apenas o primeiro de muitos que virão.

Nesse segundo volume muitas coisas vão acontecer. Além do retorno da Drª. Rose do mundo dos mortos, o planeta realmente está sendo atacado pelos alienígenas e o motivo é desconhecido, só se sabe que Têmis, por mais forte que seja, não é páreo para todos eles, o mundo está em perigo e talvez o apocalipse tenha chego.

O novo livro segue o padrão do primeiro, com uma narrativa diferente, toda baseada em gravações, arquivos e reportagens, mas a essa altura já me acostumei com o estilo e ela nem me incomoda como antes. O narrador continua não identificado, e isso sim me exaspera um pouco. O enredo segue extremamente político com acordos, tramas e embates governamentais que englobam mais da metade da história.

Apesar de conter bem mais ação nesse volume, acredito que se a narrativa fosse diferente o livro teria um impacto muito maior sobre mim, mas ainda sim, é visível a inteligência e perspicácia do autor. Muitos contextos, técnicas e termos científicos complicados são utilizados, mostrando que o autor estudou bastante para a criação da obra.

Outro ponto muito interessante do livro é a maneira como o autor mostra a inferioridade da homem diante dos robôs. Em geral retratados como seres poderosos e que podem vencer qualquer invasão, aqui somos fracos e nossas armas são insuficientes. Todos acabaremos tendo o mesmo fim caso continuemos insistindo nas maneiras de lutar que nos são comuns.

Também neste volume vamos rever personagens que cativaram no primeiro livro como Kara e Vincent, os coadjuvantes que tomam conta das cenas, trazendo ação e comédia à história.

Apesar de ainda não ter amado, confesso que o autor evoluiu bastante nesse segundo volume e me trouxe mais daquilo que eu esperava da série, agora é esperar o terceiro volume e torcer para que a evolução permaneça e o terceiro seja ainda melhor.

Série Arquivos de Têmis
  1. Gigantes Adormecidos
  2. Deuses Renascidos
  3. Only Humans (ainda não lançado no Brasil)

O Autor

SYLVAIN NEUVEL saiu da escola aos quinze anos. Desde então, foi jornalista, trabalhou em descontaminação do solo, vendeu sorvete na Califórnia e correu o Canadá vendendo móveis. É Ph.D em linguística pela Universidade de Chicago. Foi professor de linguística na Índia e engenheiro de software em Montreal. Também é tradutor juramentado, mas o que queria mesmo era ser astronauta. Gosta de consertar eletrodomésticos e mexer com robótica e é meio obcecado com o Halloween. Também é completamente apaixonado por brinquedos. Como a namorada quer convencê-lo de que tem brinquedos demais, escreve sobre alienígenas e robôs gigantes como desculpa esfarrapada para construir bonecos militares (para o filho, é claro).

Avaliação (3/5)




B-jussss! ♥
;-p

3 comentários:

  1. Não conhecia a saga, mas a temática é inovadora pra mim, assim como a forma da narrativa, não sei se funcionaria comigo, mas como não conheço nada do autor, só lendo para saber rs.
    Gostei muito da sinceridade na resenha.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii tudo bem??

    Já conhecia a serie pelas capas maravilhosas, e gostaria muito de saber qual vai ser a capa do próximo livro.
    Apesar de conhecer nunca parei pra ler e não imaginava que se tratava de robôs alienígenas. Juro que fiquei chocada. KKKKKK
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  3. Oi Kelly.

    Não conhecia este livro, mas achei sua resenha interessante e as capas maravilhosas. Apesar de ser um gênero que não tenho muito costume de ler, eu vou adicionar na lista de desejados. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p