Meia Guerra - Joe Abercrombie


ABERCROMBIE, Joe. Meia Guerra. Tradução Alves Calado. São Paulo: Editora Arqueiro, 2018. 368 p. (Mar Despedaçado, v.3). Título Original: Half a war. Skoob. Comprar.

Sinopse

Apenas meia guerra é travada com espadas.
A outra metade é travada com palavras.
A princesa Skara vê todos os que ama morrerem na sua frente e o seu palácio ser consumido pelas chamas. Tudo o que lhe resta são palavras... Mas palavras podem ser tão letais quanto armas. Disposta a se vingar, ela enfrenta seus medos e aguça a inteligência, indo atrás de pai Yarvi.
O ministro de Gettland já percorreu um longo caminho desde a escravidão, fazendo aliados entre antigos rivais e estabelecendo uma paz instável. Porém, agora, a cruel avó Wexen arregimenta o maior exército desde que os elfos guerrearam contra a Divindade Única e põe Yilling, o Brilhante, como seu comandante – um homem que venera apenas a Morte.
Skara pode ser a peça que faltava para forjar de vez a aliança entre Gettland e Vansterland, alicerçada na fortaleza de seus antepassados, pronta a enfrentar a fúria do Rei Supremo. Nessa guerra, ela contará com o apoio de uma ministra inexperiente, mas leal, e de um matador imprudente que espera superar fantasmas de antigos conflitos sangrentos.
Neste último episódio da série Mar Despedaçado, finalista do British Fantasy Awards, Skara e Yarvi lideram a grande e aguardada batalha rumo a um desfecho inimaginável.

É com uma dorzinha no coração que chego ao fim da Trilogia Mar Despedaçado, uma das fantasias mais interessantes que já li. Nela Joe Abercrombie cria um mundo fantástico, cheio de personagens fortes e ardilosos, e de uma maneira sutil, nos mostra que não existem heróis ou bandidos, que isso depende do lado da batalha em que você se encontra.

Em cada dos livros, a narrativa girou em torno de um personagem: no primeiro Yarvi, o astuto ministro aleijado, e no segundo Thorn Bathu, uma guerreira implacável. Agora é a vez de Skara contar sua história. Aos 18 anos, a princesa de Throveland não esperava ter ter que fugir no meio da noite enquanto sua família e seu reino ardiam em chamas nas mãos de Yilling, o Brilhante. Eles foram traídos por avó Wexen e Skara só conseguiu fugir graças à rapidez de mãe Kyre, que faz com que o pirata Jenner, o Azul, a leve em segurança para Gettland, o reino de sua prima Laithlin.

Apenas meia guerra é travada com espadas. - Ela pressionou a ponta do dedo na lateral da cabeça com tanta força que doeu, acrescentando: - A outra metade é travada aqui.

Cabe a Skara equilibrar a frágil aliança entre o Uthil, rei de Gettland, e Grom-gil-Gorm, o rei de Vasterland. Eles foram inimigos por toda a vida, mas graças a pai Yarvi perceberam que a única esperança de vitória é lutarem lado a lado. Mas Uthil e Grom não se entendem em nada, e cabe a Skara todos os votos decisivos. Justo a Skara, a menina que se viu rainha sem um reino, cercada por uma corte emprestada e díspar: Jenner, um pirata, Owen,uma aprendiz de ministra, e Raith um guerreiro impiedoso.

- Não me sinto uma rainha - murmurou Skara. Em seguida, tomou um gole e se encolheu ao sentir o álcool queimar descendo pela garganta dolorida. - Me sinto covarde.
- Então finja que é corajosa. Ninguém jamais se sente preparado. Ninguém jamais se sente crescido. Faça as coisas que uma grande rainha faria. Então será uma, independentemente de como se sentir.

Enfim, chegou o momento do acerto de contas e Joe Abercrombie soube dar um final épico para a série, exatamente como eu esperava. Em Meia Guerra, mesmo com o foco narrativo em Skara, Yarvi ainda é um dos personagens principais e cabe a ele tecer a trama que desenrolar essa guerra. Thorn tem bem menos destaque (o que é uma pena, já que ela foi minha personagem preferida) mas outros aparecem como Raith, o guerreiro atormentado pelo seu passado e que, ao conviver com Skara, começa a perceber a gravidade de suas ações. E Koll, que durante a série foi de escravo à aprendiz de ministro, e terá que fazer uma difícil escolha: viver ao lado do amor de sua vida ou mudar o mundo como ministro de Gettland? 

Às vezes parecia que tudo que ele tinha por dentro era medo. De perder seu lugar. De ficar sozinho. Das coisas que havia feito. Das coisas que poderia fazer.
Lutar era a única que não o apavorava.

Não quero revelar muito sobre o enredo, mas já saibam que tem muita ação e reviravoltas. Mas o desfecho que Abercrombie traz me mostrou que o grande cerne dessa série não é a guerra, e sim o que uma pessoa é capaz de fazer para ter o que quer. Mentir, roubar, matar, conspirar, sacrificar a vida de amigos… vale tudo pelo poder? E com personagens bem distintos, ele mostra as consequências das escolhas de cada um. Eu fiquei petrificada durante toda a série ao perceber as sutis mudanças de um determinado personagem que mostravam no que ele estava se transformando. E de outro lado, temos Skara com toda sua virtude e coragem, mostrando que lutar pelo bem ainda vale a pena.

As pessoas não são apenas covarde ou heróis. São as duas coisas ou nenhuma das duas, dependendo da situação. Dependendo de quem esteja com elas, de contra quem elas estejam. Dependendo da vida que tiveram. Da morte que esperam.

Mar Despedaçado é uma série que não traz grandes histórias de amor. Mas traz grandes personagens que me cativaram por não serem nem heróis e nem vilões, somente seres humanos falhos e inseguros. Uma série que me fez rir, torcer, vibrar e chorar muito (nunca vou perdoar Abercrombie pela morte de uma certa pessoa, chorei como um bebê!!!!). Uma série que não me canso de indicar. Leiam, é incrível!!!

Trilogia Mar Despedaçado

  1. Meio Rei
  2. Meio Mundo
  3. Meia Guerra

O Autor

Joe Abercrombie nasceu em Lancaster, na Inglaterra, no último dia de 1974, e atualmente mora em Bath com a esposa, as duas filhas e o filho. Foi editor freelancer de filmes, trabalhando em diversos documentários e eventos musicais, mas hoje se dedica a escrever.
A trilogia A Primeira Lei se tornou sucesso entre os leitores de George R. R. Martin. O poder da espada, seu primeiro romance, teve os direitos vendidos para 24 países. Em 2008, Joe foi finalista do prêmio John W. Campbell na categoria autor revelação.

Avaliação (5/5) 






B-jusssss! 
;-p

14 comentários:

  1. Não sou muito de ler trilogias fantásticas, mas essa tem uma trama bem interessante, ainda mais que o foco não seja apenas a guerra ou uma história de amor e sem dizer que ação com reviravoltas é sempre bem vindo. Ótima recomendação.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre dá uma dorzinha quando uma série que amamos acaba, né? A gente se sente meio orfã, é uma situação estranha hahha. Eu to fugindo de romances ultimamente então acho que sua dica veio em boa hora, nada como personagens tão humanos quanto nós pra mostrar que todos cometemos erros e acertos.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Essa série já está na minha lista e em breve quero estar lendo, ando bem feliz com o mercado de fantasia ultimamente, e essa trilogia tem tudo para me agradar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina tudo bem?
    Adoro livros de ficção e fantasia e esse pelo jeito nos ensina alguns valores, não conhecia o autor nem a trilogia mais gostei muito da sua resenha parabéns. Dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Você elogiou tanto a obra que até fiquei com vontade de ler. Espero poder conhecer a história em breve.
    Beijos e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Essa trilogia parece ser épica, com muitos acontecimentos que deixam a gente de cabelo em pé. Acho que deve ser uma leitura interessante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina.

    Gostei bastante da sua resenha, porém infelizmente ainda não tive oportunidade de ler a Trilogia Mar Despedaçado. Mas sabendo que ela contém um enredo bem construído, não resta dúvidas que preciso conhecer melhor essa história. Vou adicionar na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi BFF,
    Você elogiou tanto a trilogia que fui atrás deles, agora só falta um tempinho pra eu conseguir ler os três, mas já garanto que não vou decorar esses nomes hahahahhahah

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Nina!!!
    Que resenha maravilhosa!! Nunca li nada do autor e você me fez querer saber o que acontece no final do livro! Já tinha visto os livros algumas vezes na livraria mas nunca parei para ler a simples e!!!
    Vou anotar a sua sugestão.
    Bjks!!
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oiee Nina ^^
    Eu já tinha visto esses livros antes no catálogo da editora, mas nunca senti vontade de realmente lê-los. É triste quando a gente chega ao último livro de alguma série ou trilogia, né? Bate uma saudade e uma melancolia! Fico feliz em saber que gostou do desfecho, mas eu não sou muito fã de fantasia nesse estilo, então não sei se leria tão cedo :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi! Puxa, é realmente minha cara esse tipo de história. Não sou muito fã de romance mesmo (salvo raras exceções) e uma fantasia épica assim parece ser uma ótima opção. Anotei a indicação aqui. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Não conhecia a série, mas achei muitooooo interessante, é exatamente o tipo de livros que eu gosto!
    Amei a dica!!! Parabéns pelo post :)

    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nina... A história não faz muito o meu estilo não, mas fico feliz por vc ter curtido muito a história!!!

    ResponderExcluir
  14. Não é nem um pouco o meu estilo de livros, mas eu li meio rei e adorei!!!! Fiquei querendo ler os outros, mas como disse, por não ser meu estilo sempre acabo trocando o dois e esse por algum outro romance....rs
    Fiquei contente em saber que a série tem um bom desfecho, e que embora o personagem principal seja outro as coisas ainda se ligam e tem seu final. Gosto disso em um livro.
    Pode não ser meu estilo, mas adorei a escrita do Joe no primeiro livro e espero conseguir encaixar esse na minha lista de leituras...
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p