Meio Mundo - Joe Abercrombie


ABERCROMBIE, JOE. Mar Despedaçado. Tradução Alves Calado. São Paulo: Arqueiro, 2017. 368 p. (Mar Despedaçado, v.2). Título original: Half the world. Skoob.

Sinopse
“Os tolos alardeiam o que vão fazer. Os heróis fazem.
Thorn Bathu não é uma garota comum. Mesmo tendo sido criada numa sociedade machista, ela vive para lutar e treina arduamente há anos. Porém, após uma fatalidade, ela é declarada assassina pelo mesmo mestre de armas que deveria prepará-la para as batalhas.
Para fugir à sentença de morte, Thorn se vê obrigada a participar de um esquema do ardiloso pai Yarvi, ministro de Gettland. Ao lado dela se encontra Brand, um guerreiro que odeia matar, mas encara a jornada como uma chance de sustentar a irmã e conquistar o respeito de seu povo.
A missão dos dois é cruzar meio mundo a bordo de um navio e buscar aliados contra o Rei Supremo, que pretende subjugar todo o Mar Despedaçado. É uma viagem desafiadora, em que Brand precisa provar seu valor e Thorn fará o necessário para honrar a memória do pai e se tornar uma verdadeira guerreira.
Guiando os personagens por caminhos tortuosos em busca de amadurecimento e redenção, Joe Abercrombie mais uma vez nos maravilha com uma história grandiosa, que se sustenta sozinha por seu vigor, mas também dá continuidade à saga de Gettland e Yarvi. Finalista do prêmio Locus, Meio mundo deixará o leitor na expectativa do desfecho desta série épica.”

Que eu amei Meio Rei já não é mais surpresa para ninguém, afinal não canso de alardear o quanto o livro me surpreendeu e me fez ficar fã do Mar Despedaçado. Mas quando soube que a continuação não traria Yarvi como personagem central, torci o nariz porque, para mim, o grande charme do livro é ter um herói que não é um guerreiro e sim um sábio, cuja arma não é uma espada e sim sua inteligência. Será que eu seguiria amando a saga mesmo assim?

Mas, por mais que as previsões ao contrário pesassem, eu amei a leitura! E amei muito mais do que o primeiro livro, justamente pelo mesmo motivo: Thorn Batu é uma personagem que não se encaixa em padrões e que surpreende com sua personalidade forte. Ela é forte e lutadora, não tem um pingo de medo de lutar pelo o que quer e não aceita que o fato de ser mulher a impeça de nada. Ela é dura e decidida, mas não é cruel e fria, e isso é muito importante para que tenhamos empatia com a protagonista.

“Às vezes a Mãe Guerra toca uma garota, que é colocada no meio dos garotos no campo de treino e aprende a lutar. Dentre as crianças menores, sempre há umas poucas, mas a cada ano elas se voltam a tarefas mais adequadas, são obrigadas a se dedicar a elas, são levadas à custa de gritos, agressões e surras, até que as plantas vergonhosas sejam desenraizadas e reste apenas a flor gloriosa da masculinidade.”

Aliás, Abercrombie se mostrou mestre em criar personagens fora dos padrões. Enquanto Yarvi é um rei incapaz de manejar uma espada, Thorn é uma mulher que luta melhor do que qualquer homem, sem perder suas características femininas, sem ser masculinizada ou sexualizada - e isso foi o que mais me agradou na leitura, morri de medo que Thorn fosse uma espécie de Xena, vestida com trajes mínimos e sensuais. Nada contra, eu amava Xena, mas acho que já é mais do que hora de vermos uma mulher guerreira ser retratada por sua habilidade de guerrear e não por seus atributos físicos. Além de Yarvi e Thorn, outro personagem muito diferente e especial é Brand. Ele é um guerreiro, mas tem um coração puro, não mente e está sempre tentando fazer o bem, mesmo que isso o prejudique.

A narrativa é em terceira pessoa e, como eu disse anteriormente, Yarvi não é mais o personagem principal. Os capítulos se alternam entre Thorn e Brand, que embarcam na viagem para auxiliar Pai Yarvi a percorrer meio mundo na sua busca por aliados na guerra contra o rei supremo. Mas isso trouxe muito mais ação para o livro, com descrições emocionantes das lutas e treinamentos dos dois guerreiros.

O livro é realmente muito bom: narrativa excelente, personagens, fascinantes e um enredo notável, é praticamente impossível não se apaixonar por ele. E agora só me resta esperar e torcer que a Arqueiro seja boazinha e lance logo o terceiro volume.

Trilogia Mar Despedaçado


  1. Meio Rei
  2. Meio Mundo
  3. Meia Guerra

O Autor

Joe Abercrombie nasceu em Lancaster, na Inglaterra, no último dia de 1974, e atualmente mora em Bath com a esposa, as duas filhas e o filho. Foi editor freelancer de filmes, trabalhando em diversos documentários e eventos musicais, mas hoje se dedica a escrever.
A trilogia A Primeira Lei se tornou sucesso entre os leitores de George R. R. Martin. O poder da espada, seu primeiro romance, teve os direitos vendidos para 24 países. Em 2008, Joe foi finalista do prêmio John W. Campbell na categoria autor revelação.

Avaliação (5/5)






B-jussss!
;-p

5 comentários:

  1. Oiii Tudo bem?
    Gostei da sua resenha.
    Mesmo eu não tendo gostado muito das capas haha Mas a historia é ótima. Fiquei curiosa para conhecer a trilogia <3 Vou leeer!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, tudo bem?

    Não conhecia essa trilogia, mas já fiquei muito curiosa!
    Adoro livros com essa pegada de guerra e fantasias, então para mim é uma ótima dica. Adoro quando os livros são narrados por diferentes personagens. me alegra saber que mesmo você ficando receosa a leitura foi até melhor do que o primeiro livro.
    Com certeza irei colocar na minha listinha. Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Nao faz meu estilo de leitura, mas a escrita do Joe parece ser muito boa. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  4. Que nota ótima. Eu morro de vontade de ler essa série.
    As capas chamam bastante atenção.
    Arqueiro sempre arrasando!

    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina... a moda agora são os livros fantásticos haha... vejo tantos, o que é bom para quem curte a temática... eu gostei muito da capa, mas infelizmente não me senti cativada para ler o livro, mesmo com toda a sua empolgação, mas a dica será passada para uma amiga que ama esta temática. Xero!

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p