Império das Tormentas - Jon Skovron


SKOVRON, Jon. O Império das Tormentas. Tradução Alves Calado. São Paulo: Editora Arqueiro, 2018. 368 p. (Império das Tormentas, v.1). Título original: Hope and Red. Skoob. Comprar.

Sinopse

Em um império fragmentado, circundado por mares selvagens, dois jovens de culturas diferentes se unem por uma causa comum.

Uma menina de 8 anos é a única sobrevivente do massacre de sua vila por biomantes, uma das mais poderosas forças do imperador. Batizada com o nome de seu vilarejo para nunca se esquecer do que perdeu, Bleak Hope é treinada em segredo por um mestre guerreiro para se tornar um instrumento de vingança.
Um estranho garoto de olhos vermelhos fica órfão nas esquálidas e sujas ruas de Nova Laven, mas é adotado pela pior pessoa que o destino poderia lhe apresentar: Sadie Cabra, uma das criminosas mais infames do submundo. Batizado como Red, ele é treinado para ser um exímio atirador de facas – além de ladrão, mentiroso e trapaceiro.
Quando um senhor do crime estabelece um acordo de poder com biomantes para tomar o controle do submundo de Nova Laven em troca da miséria da população, as histórias de Hope e Red finalmente se cruzam. Seja por honra ou vingança, essa improvável aliança os levará para a maior batalha da vida deles.
Jon Skovron marca aqui o início da trilogia Império das Tormentas, uma fantasia embalada por uma espadachim habilidosa, piratas, vigaristas, jogos de poder e revolução.

Fantasia é um dos meus gêneros literários preferidos, adoro acompanhar o autor no desafio de criar um mundo do zero, com toda sua cultura, mitologia e sociedade. E desde o fim da saga do Meio Rei, do Joe Abercrombie, fiquei órfã do estilo e procurando outra série para colocar no lugar. Assim, Império das Tormentas veio muito a calhar.

O livro é uma história juvenil que tem dois protagonistas muito diferentes. De um lado Bleak Hope, uma garota que foi a única sobrevivente do massacre de sua vila pelos biomantes (seres místicos que servem o imperador e que possuem o poder de controlar a matéria). Sozinha ela foi acolhida por um monge vichen, uma seita guerreira da qual somente homens fazem parte e por isso ela foi treinada em segredo para atingir seu principal objetivo: vingar a morte da família. Do outro lado está Red, que também ficou órfão mas foi adotado por Sadie Cabra, uma ladra famosa por sua falta de escrúpulos. O garoto cresce nas ruas envolvido com todo tipo de malandragem e se torna um dos maiores ladrões da região. Quando o caminho dos dois se cruza, nasce uma inesperada aliança contra inimigos em comum.

A lâmina reluzia rubra ao luar. Era o primeiro sangue que ela derramava. Tinha esperado sentir alguma coisa. Satisfação. Pesar. Mas só sentia a mesma antiga escuridão. Só que agora isso não a amedrontava. Dava-lhe forças.

Não vou revelar muito sobre o enredo e deixar que vocês se deliciem com essa aventura no escuro, do mesmo que jeito que eu fiz. Mas mesmo sem revelar detalhes, posso falar dos vários elementos do livro que me encantaram. Primeiro foi a ambientação, pois a maior parte da história se passe nos subúrbios de cidades portuárias e o autor soube como descrever o clima sujo e a pobreza do população, que vive oprimida por facções criminosas e cercada por furtos e ladroagens. Quando os personagens não estão imersos neste cenário, estão se aventurando em viagens marítimas entre piratas e pilhagens.

Outro ponto relevante foi o vocabulário que o autor criou para os personagens. Eles têm várias expressões e gírias diferentes, tipo “vaga”, “tombar”, “sulizar”, entre outras. São tantas que no final do livro tem um dicionário só para explicar essas frases e termos próprios. Eu também gostei muito das temáticas que o autor trouxe para o enredo, como o machismo, o bullying e a auto aceitação. O autor não tem melindre para tratar esses temas e descreve várias cenas e acontecimentos incômodos e controversos, mas sempre se posicionando a favor dos oprimidos.

O livro das tormentas dizia haver somente um céu, mas muitos infernos. Cada inferno era único, mas tão cruel quanto os outros. Isso, segundo o livro, era porque não havia limite para o sofrimento humano nem fim para o número de modos com que o mundo poderia infligi-lo.

No entanto, também houveram pontos que me incomodaram. A narrativa é um pouco truncada e senti que o autor dá voltas desnecessárias no enredo, deixando a leitura um pouco cansativa. O enredo tem alguns clichês que são bem batidos e vários elementos da trama não receberam o desenvolvimento que mereciam. Claro que, por se tratar de uma série, esses erros podem ser corrigidos nos próximos volumes, mas essas questões tiraram um pouco do brilho do livro.

Por fim, só posso dizer que Império das Tormentas é uma excelente fantasia, uma criativa mistura de aventura e mistério, de Piratas do Caribe com Gangues de Nova York, e uma boa dose de Kill Bill. E por mais estranho que pareça, a combinação funcionou muito bem! 

O autor

Jon Skovron já foi ator, músico, salva-vidas, bilheteiro da Broadway, funcionário de depósito, escritor de manuais e desenvolvedor web. Finalista do prêmio Morningstar por Império das Tormentas, Jon é autor de diversos livros para jovens leitores e seus contos já figuraram em várias publicações e antologias. Mora no subúrbio de Washington com dois filhos e dois gatos, e gosta de histórias sombrias, estranhas e ligeiramente engraçadas.

Avaliação (4/5)




B-jusssss!
;-p


6 comentários:


  1. Olá,tudo bem? Adorei poder conhecer um pouco mais sobre esta história - que havia me chamado a atenção por ser tratar de uma fantasia, embora eu não soubesse bem ainda do que ela se tratava; e pela Sinopse, agora sim sei o que me espera quando eu puder ler, então obrigada :D


    https://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, tudo bem?
    Bom... Eu sou apaixonada por fantasia, é um dos meus gêneros favoritos. E por isso eu acabo sendo MUITO mais exigente com os livros desse gênero do que com outros, sabe? É muito difícil uma história me agradar...
    Mas o livro despertou minha curiosidade... Acho que vou procurar mais a respeito. Obrigada pela dica 💚

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nina!
    Eu lembro de ter visto vagamento essa capa por aí em anúncios de lançamentos na web, mas não havia me atentado muito à ela mesmo a achando bonita. Só que, gente, que sinopse interessante! Gosto muito de fantasia também, mas até então li mais de fantasia nacional mesmo e não dei muita atenção às internacionais e essa parece ser uma boa para prestar atenção. Legal esses detalhes da ambientação e das palavras criadas pelo autor nesse universo da trama, é muito criativo quando isso ocorre, mas uma pena que a narrativa não seja das mais ágeis e enrole ainda. Eu tenho problema com leituras assim, então talvez ainda demore a pegar a dica por causa disso, mas valeu mesmo assim! ;) Esperemos que o autor melhore esse ponto nos próximos volumes, hehe.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  4. Ei BFF!
    Estou com ele no Kindle, mas não sabia que era o primeiro kkkkk topeira! A trama parece bacana e me fez lembrar de A canção das águas que comecei a ler e ainda não terminei... tá osso por aqui kkkk, mas adorei a temática.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Parece uma ótima dica para quem ama histórias com muita aventura e fantasia. No momento, não estou me empolgando tanto, mas vou anotar aqui.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. achei que a historia tras uma aventura bem bacana nao faz muito o meu estilo de leitura mais me interessou bastante a historia me pareceu muito boa
    bjs

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p