Um Mundo sem Príncipes - Soman Chainani


CHAINANI, Soman. Um Mundo sem Príncipes. Tradução Alice Klesck; ilustrações Iacopo Bruno. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2017. 320 p. (A Escola do Bem e do Mal, v.2). Título original: A world without princes. Skoob. Comprar.

Sinopse

Nesta esperada continuação de A Escola do Bem e do Mal, as melhores amigas Sophie e Agatha estão de volta ao seu lar, em Gavaldon, para viver seu desejado final feliz, certas de que seus problemas terminaram. Mas a vida não é mais o conto de fadas que elas esperavam. Quando Agatha escolhe um fim diferente para sua história, ela acidentalmente reabre os portões da Escola do Bem e do Mal, e as meninas são levadas de volta para um mundo totalmente modificado. Agora, bruxas e princesas moram juntas na Escola para Meninas, na qual são inspiradas a viver uma vida sem príncipes. Tedros e os meninos estão acampados nas antigas Torres do Mal, onde os príncipes se aliaram aos vilões, e uma verdadeira guerra está se armando entre as duas escolas. O único jeito de Agatha e Sophie se salvarem é procurando restaurar a paz. Será que as amigas farão as coisas voltarem ao que eram antes? Sophie conseguirá ficar bem com Tedros nessa caçada? E o coração de Agatha, pertencerá a quem? O felizes para sempre nunca pareceu tão distante.

Eu adoro quando começo a ler uma série que já tem vários livros lançados no Brasil porque assim eu posso emendar a leitura de um com o outro, ainda mais se gostei da história. E foi esse o caso de A Escola do Bem e do Mal: no mesmo dia em que terminei o primeiro já comecei o segundo pois estava louca para conhecer o destino de Sophie e Agatha depois de todas as aventuras do primeiro livro.

Outro motivo que me fez correr ler o segundo livro foi que, para mim, o final do primeiro livro foi bem satisfatório. O autor poderia facilmente encerrar a história ali mesmo, já que achei incrível as escolhas feitas por Agatha, era só encontrar um jeito de encaixar o príncipe Trevor nisso tudo e pronto! Continuar a história poderia se arriscar a pôr tudo a perder, mas é com muito alegria que digo a você que não foi isso o que aconteceu. Muito pelo contrário, gostei até mais desse livro do que o primeiro.

A partir daqui tem spoiler do primeiro livro!!!!

O vilarejo de Gavaldon é assombrado por uma maldição há mais de duzentos anos. A cada quatro anos dois adolescentes são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde são treinados para serem heróis ou vilões de contos de fadas. No último ano, Agatha e Sophie foram levadas e, a julgar pela aparência das meninas, Sophie tinha certeza de que estava destinada a ser uma princesa. Mas para sua surpresa, Agatha foi para a escola do Bem e ela para a escola do Mal. Recuperadas do choque inicial e depois de muitas aventuras, elas quebram a maldição e são as primeiras a conseguirem voltar para casa.

Logo que chegam a Gavaldon, as meninas são tratadas como celebridades, mas aos poucos as pessoas  foram se esquecendo do que aconteceu e logo ninguém mais falava nisso. Mas Sophie, egoísta e fútil como sempre, só consegue pensar em maneiras de voltar a ter atenção, enquanto Agatha começa a ter vislumbres de um conhecido príncipe e acaba desejando que seu final feliz tivesse sido diferente. Ao fazer isso ela acidentalmente reabre as portas da Escola do Bem e do Mal.


As meninas são arrastadas de volta à escola mas ao chegarem percebem que tudo está diferente. Quando Agatha escolheu Sophie ao invés do príncipe Tedros, o seu primeiro e grande amor, ela mudou as coisas pois agora as princesas acreditam que podem ter seu final feliz sozinhas e não precisam mais dos príncipes. Então agora, na lugar da Escola do Bem e do Mal existe a Escola das Meninas e dos Meninos, as meninas vivem onde era a Escola do Bem e os garotos na escola do Mal. Tedros é o novo diretor da escola dos meninos e para ele só existem duas maneiras de tudo voltar ao que era: ou Agatha escolhe ficar com ele ou Sophie tem que morrer. Mas para Evelyn Sader, a nova diretora da escola das meninas, existe uma terceira opção: começar uma guerra e acabar com os meninos de uma vez por todas!

Nesse segundo volume, A Escola do Bem e do Mal continua na linha de desconstruir conceitos. Enquanto no primeiro livro Soman Chainani discute a questão dos estereótipos e dos padrões que a sociedade nos impõe, agora ele traz a tona os conceitos do feminismo e a ideia errônea de que ser feminista é ser contra os homens. E eu adorei como ele conseguiu mostrar isso sem perder o foco no enredo e de forma quase lúdica, fazendo com que fique bem acessível para os mais jovens. Acho muito importante que esse conceito seja trabalhado com crianças e adolescentes e os ajudem a crescer entendo melhor sobre o que é e o que não é ser feminista.

"Então, deixe-me entender isso direito", Hester olhou, sentada em uma pia dourada, ao lado de Anadil, ambas vestindo a túnica preta dos Nunca. "Tedros quer matar Sophie. Sophie quer matar Tedros. E, a menos que você encontre um final com um deles agora, todo mundo nesta escola morre."

A narrativa continua muito leve, ágil, divertida e cheia de reviravoltas. Quando você pensa que o enredo segue por um caminho, logo vem outro acontecimento que muda tudo! E o melhor foi que o foco da história não está mais somente em Sophie e Agatha e personagens que eram secundários no primeiro livro puderam brilhar agora, como Trevor por exemplo. Isso e a adição de novos personagens deram uma nova perspectiva à história, fazendo com que ela superasse a primeira.

A edição está muito bem feita e as ilustrações estão mais lindas ainda. E ao contrário do que aconteceu com o primeiro livro, neste o final é aberto e para em um momento super dramático. Ou seja, já estou louca pelo terceiro!

Série A Escola do Bem e do Mal

  1. A Escola do Bem e do Mal
  2. Um Mundo sem Príncipes
  3. Infelizes para Sempre
  4. Em Busca da Glória
  5. A Crystal of Time (Ainda não publicado no Brasil)

O Autor

Soman Chainani é fascinado por contos de fadas (mais que as crianças de Gavaldan). Cresceu lendo essas histórias e assistindo às animações da Disney. Quando fez sua graduação em Harvard, praticamente criou uma matéria para ele mesmo, sobre contos de fadas, e escreveu uma tese sobre o motivo pelo qual os vilões são tão irresistíveis.
Roteirista aclamado, é mestre pela Columbia University na área de Cinema (Direção) e foi ganhador do prêmio máximo da instituição, o FMI Fellowship. Seus filmes já foram exibidos em mais de 150 festivais ao redor do mundo, tendo ganhado mais de 30 prêmios de júri e público. Suas premiações como autor incluem o Big Bear Lake, o New Draft, o CAPE Foundation, o Sun Valey Writers’ Conference e o cobiçado Shasha Grant, concedido por um júri internacional de executivos de cinema.
Quando não está escrevendo histórias ou lecionando em Nova York, Soman é um jogador de tênis habilidoso e difícil de vencer (ficou dez anos sem perder um primeiro set!). Até que começou a escrever A Escola do Bem e do Mal. Agora, ele perde sempre.

Avaliação (4/5)




B-jusssss!
;-p


5 comentários:

  1. Que capa linda! É a sinopse é algo que me chamou muito atenção assim como a sua resenha, mas confesso que a fantasia não mexe mais comigo como antes, então não posso dizer com certeza se o leria, mas a capa me chamou muito a atenção

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Não conhecia essa série e confesso que não tenho lido nada de fantasia ultimamente, adorei conhecer um pouso sobre o livro e que capas maravilhosas essa série tem!

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não costumo muito a ler livros dentro desse estilo, mas de vez em quando me aventuro e acabo gostando, então sua dica está mais que anotada. E com certeza quando temos vários lancados fica mais fácil de prosseguir coma leitura, caso o primeiro livro nos conquiste. Enfim valeu pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina.

    Também adoro quando ler alguma série que já tem vários livros lançados no Brasil. Eu já tinha visto o primeiro livro dessa série, mas não sabia que tinha vários livros já lançados. Fiquei com muita vontade de conhecer essa série ainda mais sabendo que a narrativa é divertida. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Essa é uma série que quero ler muito, claro que vou esperar todas os volumes serem publicados poque não tenho paciencia pra esperar um ano para cada publicação. rsrs Mas, enquanto isso vou me deliciando nas resenhas alheias. :)
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p