Sonata em Punk Rock - Babi Dewet


DEWET,Babi. Sonata em Punk Rock. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2016. 300 p. (Cidade da Música, v.1). Skoob. Comprar.

Sinopse

Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. 
Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos.No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar.
Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock’n’roll, mas sim toda a Cidade da Música.


Conheci a Babi Dewet quando comecei o blog, há 10 anos atrás (dá para acreditar que faz tanto tempo?). Na época ela tinha um blog e logo lançou Sábado à Noite de forma independente, se tornando um grande sucesso. E mesmo tendo acompanhado sua carreira, confesso que nunca li  dela. Assim, quando a Gutenberg me ofereceu Sonata em Punk Rock, tratei de aproveitar a oportunidade.

A história se passa em uma conceituada escola de música chamada Academia Margareth Vilela, que fica em uma área afastada do Rio Janeiro. Ao seu redor surgiu um pequeno comércio, áreas residenciais, bares e pubs e a região ficou conhecida como Cidade da Música. O conservatório é referência pois grandes músicos do país e até mesmo do mundo estudam e aperfeiçoam sua arte lá, mas mesmo tendo um talento incrível e um ouvido absoluto, nem em seus sonhos mais delirantes Valentina Gontcharov considera estudar lá. Mas centros de referência costumam ter seu preço e o da Cidade da Música não está nem perto do que ela é capaz de pagar.

No entanto, o pai de Tim, um famoso músico que abandonou sua mãe tão logo soube que ela estava grávida, se propõe a pagar por seus estudos e, mesmo com uma certa relutância, ela decide correr atrás de seus sonhos, mas viver em uma escola tão exigente e elitista não vai ser nada fácil. Primeiro porque Tim não se encaixa no perfil dos alunos que frequentam o lugar, com seus cabelos coloridos, roupas rasgadas e preferência pelo rock. Segundo por causa de Kim, o arrogante filho da diretora e estrela da conservatório por sua incrível habilidade no piano. Mas mesmo que Tim tenha todo o talento do mundo, ela enfrenta dificuldades nas aulas pois não conhece música clássica e vai precisar de ajuda com o piano, e quem melhor do que Kim para ajudá-la?

- Não pedi sua opinião - ela respondeu, baixinho.
- Ninguém nunca pede, e eu não daria se pedissem. Mas às vezes você precisa clara a boca e aguentar tudo quieta. Mesmo que tenha vontade de explodir, fugir e ir embora. A música é prioridade, Então fala o melhor que puder. Se tem alguém que nunca vai te abandonar, é sua música. É a única coisa que não nos vira as costas.

O primeiro sentimento que tive ao começar a leitura foi que seria fisgada imediatamente, tipo paixão à primeira vista. O estilo de escrita da Babi é muito simples e envolvente e ela sabe como transmitir os sentimentos dos personagens sem se alongar muito. A história é bem diferente de tudo o que já li, com os personagens estudando música em uma cidade só deles (claro que já tinha lido com outros temas, mas sobre música foi a primeira vez). Mas infelizmente a história não funcionou muito bem para mim.

O livro é cheio de referências musicais e sei que muita gente adorou isso, mas eu achei meio over, pois para tudo tinha uma música e nem sempre ela fazia sentido para mim. O lado bom é que essas referências não eram apenas de rock mas também de música clássica e isso ampliou meu conhecimento do assunto, já que não costumo ouvir esse estilo. Mas tinha uma bendita de uma música clássica que era a favorita do Kim e ele pensava nela a cada duas páginas, foi tanta repetição que eu não suportava mais nem ouvir o nome.

A construção dos personagens foi bem rasa e não consegui me apegar a eles. Kim tem problemas emocionais, e as razões que ele apresenta não justificam seu comportamento grosseiro e arrogante e não fizeram sentido para mim. Tim quer bancar a revoltada e morre de raiva do pai, mas sempre que tem oportunidade de mostrar a garota de atitude que diz ser, ela recua e se omite. Eles formam um casal muito improvável, são completamente diferentes mas se entendem muito rápido, e isso deixa o relacionamento deles artificial e sem química.

Terminei a leitura sentindo falta de um clímax no enredo e de algumas explicações. Ficaram várias pontas soltas dando a sensação de que a história é mais um rascunho do que um livro finalizado. Mas como se trata de uma série, imagino que essas questões serão tratadas no próximo livro, Allegro em Hip Hop, que pretendo ler em breve, pois tenho esperanças que ele desfaça essa má impressão.

Mas mesmo com todos os problemas que eu tive com o livro, não deixo de recomendar, especialmente para o público mais jovem, pois apesar das falhas, o enredo leve, a escrita divertida da Babi e o ar de fanfic podem agradar bastante.

Série Cidade da Música



Sonata em Punk Rock
Allegro em Hip Hop

A Autora

Carioca que vive em São Paulo, Babi Dewet começou a carreira escrevendo fanfics e lançou o primeiro livro de forma independente. Logo depois, a trilogia Sábado à Noite (Generale) foi publicada e ela recebeu convite para participar da coletânea Um ano inesquecível, para a qual escreveu um conto de amor e música que acontece durante o outono. Agora, em sua nova trilogia, Cidade da Música, a autora reúne o que mais ama: humor, cultura coreana e muita música. Além de fazer parte da equipe de vídeos DramaFever, Babi comanda o GD Entretenimento, um canal no YouTube sobre K-Pop e livros, e também é apresentadora de shows e eventos de cultura pop. Na verdade, Babi sempre quis ser uma rockstar, mas acabou escrevendo livros.

Avaliação (2/5)



B-jusssss!
;-p

8 comentários:

  1. Se trata de uma mistura um tanto improvável, talvez concorde comigo. Música clássica e rock dificilmente combinariam, mas apesar dos pontos negativos apresentados vou sim dar uma chance à leitura, acompanhar o relacionamento entre dois jovens que se completam deverá ser muito bom!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Aaaaai que livro fofo!!! Eu já ouvi falar muito bem da Babi e tenho muita vontade de ler, esse livro é muito fofinho, fiquei apaixonada por ele! Vou ler com toda certeza! ❤️

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a Babi uma fofa! Adoro acompanhar ela nas redes sociais, é puro amor, e já era de se esperar um livro cheio de referencias musicais, né? Esse livro tá na minha lista de desejados tem um tempinho e fico feliz em conferir suas impressões a respeito.

    ResponderExcluir
  4. Seu post ficou ótimo! Gosto bastante do estilo do seu blog, falando também sobre os autores dos livros, assim o post fica bem informativo ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ainda nao li nada da autora mas acompanhado tudo pelas redes sociais dela.
    Que legal que vc a conheceu no tempo de blogueira. Que pena que vários pontos na escrita da autora não te agradaram, mas valeu pela experiência de ter lido algo dela né!? Penso que seria válido ler outra coisa dela para fechar melhor sua opinião. Enfim sucesso.
    Amo as capas dos livros dela. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina.

    Apesar de achar a capa deste livro muito bonita e sua opinião ser bacana, a história não despertou meu interesse. Eu li o primeiro livro da trilogia Sábado à Noite e achei a escrita da autora muito leve e também senti que faltava algum detalhe que me prendesse na história. Por isso não vou arriscar embarcar nesta história. Vou deixar para pegar outra dica na próxima visita.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, a história não conseguiu me cativar tanto.
    Gostei da capa do livro e também de conhecer o seu blog.
    Achei tudo muito organizado e principalmente a estrutura de suas resenhas.
    Também amei a foto que tirou do livro! Parabéns pela dedicação e capricho!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nina! Também li o livro e tenho essa sensação de que mesmo trazendo pontos complexos, ela os tratou de forma rasa. Infelizmente, li Allegro e fiquei com a mesma sensação! Vamos ver se para você irá funcionar... Beijos!

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p