Mulheres na Luta - Martha Been e Jenny Jordahl


BREEN, Martha. JORDAHL, Jenny. Mulheres na Luta. Tradução Kristin Lie Garrubo. São Paulo: Editora Seguinte, 2019. Título original: Kvinner I kamp. Skoob. Comprar.

Sinopse

Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade.
Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres — pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras —, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito — e tudo o que ainda precisamos conquistar.

Hoje em dia é muito comum ver mulheres se declarando feministas, o termo é muito bonito e representa uma história de luta, perda e dor que se perpetua há anos. Mas, se perguntado a essas mesmas mulheres o significado do termo ou como essa luta começou, muitas não saberiam dizer. A meu ver, isso acontece porque essa luta tão digna está virando modinha, o que atrapalha uma batalha cheia de significados.

Em Mulheres na Luta, a Graphic Novel da Cia das Letras vamos conhecer grandes mulheres e suas histórias, vamos conhecer o passado e o início dessa luta tão voraz que busca apenas direito e igualdade. Através de desenhos repletos de detalhes e com cores vivas, vamos acompanhar mulheres que marcaram a história e seus feitos, vamos entender onde começou nossa luta e como conquistamos parte do direito que temos hoje, como o direito de votar, de trabalhar fora e até mesmo de responder, questionar se pronunciar em um diálogo.


Mulheres na Luta é uma obra linda que deve ser lida e apreciado por mulheres, homens e crianças, a história deve ser repassada é grandes feitos devem ser lembrados!

Sobre a autora e a ilustradora

Marta Breen (à direita) escreve não ficção e já publicou muitos livros, dentre os quais se destacam a história das mulheres na música norueguesa, Nascida feminista, e o best-seller Sessenta mulheres que vale a pena conhecer, em colaboração com a ilustradora Jenny Jordahl (à esquerda), que além de ilustrar livros, também publica tirinhas em seu blog “A vida entre os animais” (Livet blant dyrene).

As duas também trabalharam juntas no livro Aquela palavra que começa com F, que ganhou o prêmio do Ministério da Cultura da Noruega na categoria não ficção juvenil.

Avaliação (5/5)




B-jussss! 
;-p


Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p