A Lição Final - Randy Pausch


PAUSCH, Randy. A Lição Final. Rio de Janeiro: Editora Agir,2008. 240 páginas. Título original: The last lecture.
Avaliação (1 a 5): ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

"Não podemos trocar as cartas que recebemos, apenas jogar com elas".



Terminei de ler esse livro incrível, que com certeza vai marcar minha vida. Nunca mais vou encarar um infortúnio da mesma maneira depois de ter visto a opiniões de Randy Pausch sobre o mundo. Ele faz qualquer tristeza parecer tão insignificante diante da dimensão do amor que pode existir entre as pessoas. E esse livro fala basicamente sobre isso: Amor. O amor pela família, pela profissão, pelos amigos.

Randy Pausch foi professor de Ciênica da Computação, Interação Homem-Computador e Design na Carnegie Mellon University. Dedicou sua vida ao trabalho e à formação de centenas de alunos de passaram por suas aulas na universidade. Quando recebeu o diagnóstico de câncer no pâncreas, o mais fatal e destrutivo de todos os tipos de câncer, Randy decidiu não se entregar. Ele optou por lutar e preparar para família sua partida.

"Às vezes penso: em breve vão empurrar minha família de cima do morro. E eu não estarei lá para segurá-los. E isso parte meu coração. Mas tenho ainda algum tempo para construir redes. Aliviando a queda. Eu posso me deitar e chorar, ou me dedicar a trabalhar nas redes."

Nos EUA é comum as universidades convidarem professores renomados para apresentarem palestras de despedida. Quando Randy foi convidado, ele quis fazer dessa palestra a lição final que ele deixaria aos filhos. Uma lição de amor, superação, dedicação. Sua palestra correu o mundo pela Internet e comoveu milhões de pessoas em todo o planeta. Neste livro, Randy Paush combina humor, inspiração e inteligência numa lição surpreendente, uma história de coragem, alegria de viver e sonhos realizados. Uma herança generosa e otimista para futuras gerações.

O que mais me comoveu foi o amor que Randy demonstra por sua família e por sua profissão. Me tocou muito nesse momento que estou vivendo. Ele descreve sua profissão com uma paixão única, vê-se que ele realmente ama dar aulas. Me tocou pensar que minha relação com meu trabalho pode e deve melhorar. Por outro lado, também é única a demonstração de amor que ele dá a sua mulher e seus filhos. E eu, louca para ser mãe, senti um vazio no peito, uma falta, que só aumenta. Como eu queria ser poder sentir esse amor também.

Bom pessoal, é isso. Se alguém quiser saber mais sobre Randy Pausch e sua palestra, é só visitar o site oficial dele A LIÇÃO FINAL. Lá eles disponibilizam trechos da palestra.

B-jussss!!! ♥
:-)

3 comentários:

  1. Oi Querida!quero muito ler esse livro ainda,mais que um livro é uma lição de vida!

    Devido à problemas na atualização das postagens,do nome do blog,entre outros ,exportei meu blog,que você me seguia por lá,agora estou em novo endereço :

    http://tudosobremamaeebebe.blogspot.com/

    Por favor me siga nesse endereço acima,ficarei extremamente feliz!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nina...

    Já li esse livro e simplesmente amei... sou fã do Randy e uso muito o seu exemplo em minhas aulas. Adorei o trecho que colocou no nome do post, lindoooo!!

    Um excelente final de semana pra vc... bjinhooosss!!!

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS POR MAIS ESTA RESENHA, AS VEZES VEJO SEU INTERESSE POR LIVROS E ESTAS LINDAS ESTÓRIAS QUE VOCÊ DISCREVE E ME DÁ VONTADE LER MAIS ... PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p