Jogos Vorazes - Suzanne Collins

"Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!"


Hey peeps!

Sabe aquele livro que todo mundo já leu, que só tem resenhas positivas e que virou a paixão literária da maioria de seus amigos leitores e que SÓ VOCÊ NÃO LEU? Pois é, essa era minha relação com Jogos Vorazes... e eu me roía de vontade de ler, de entender o porquê de tanta paixão. Até que eu vi a inscrição para o book tour do livro no Eu Sou Assim, da Tathy, e JV chegou às minhas mãos. E vou dizer: eu entendo e agora compartilho de toda paixão que cerca o livro. Ele é maravilhoso. Daqueles que, mesmo quando você não está lendo, está pensando nele.

A história se passa no futuro, em um momento pós-fim-do-mundo. Depois de uma série de catástrofes naturais e guerras, a civilização americana desapareceu, e em seu lugar surgiu a Panem, um país dividido em 13 Distritos e liderado pela Capital, que controlava completamente a vida de seus cidadãos. Era tanta opressão, que um dia os distritos se uniram numa revolta contra a Capital, que não poupou esforços para reprimir e punir os culpados. A violência foi tanta, que o Distrito 13 foi completamente destruído, para servir como exemplo aos demais distritos. E todos os anos, a Capital organiza um evento para "comemorar" o fim da revolta, uma maneira de lembrar a todos que coisas assim não devem acontecer. E nascem então os Jogos Vorazes.

Todos os anos, cada distrito era obrigado a oferecer dois tributos que iriam competir até a morte na arena dos Jogos. Num evento chamado de Colheita, um casal de jovens com idades entre 12 e 18 anos eram sorteados para se degladiarem em nome da "paz" conquistada pela Capital. Todos os jovens de todos os distritos eram obrigados a participarem do sorteio, e, também poderiam colocar novamente o nome  para sorteio em troca de tésseras, um escasso suprimento de óleo e grão para cada pessoa. E os jovens podem se inscrever uma vez mais para cada membro de sua família, assim, quanto mais pobre você for, maior sua chance de ir aos Jogos.
E como um Big Brother, os Jogos são transmitidos pela televisão e todos os cidadãos são obrigados a assistir.

"Levar crianças de nossos distritos, forçá-las a se matar umas às outras enquanto todos nós assistimos pela televisão. Essa é a maneira encontrada pela Capital de nos lembrar de como estamos subjugados a ela. De como teríamos pouquíssimas chances de sobrevivência caso organizássemos uma nova rebelião. Pouco importa as palavras que eles utilizam. A mensagem é bem clara."

Katniss (Jeniffer Lawrence)
É nesse contexto que conhecemos Katniss Everdeen. Ela tem 16 anos, vive no Distrito 12, o mais pobre de todos os distritos da Panem, e é a única responsável pelo sustento de toda sua família, desde que seu morreu em um acidente nas minas de carvão. Ela vive com sua mãe e sua irmã, Prim, que é a única pessoa que Katniss realmente ama. Sua vida não é fácil, todos os dias ela sai escondida do distrito para caçar algo para comer na floresta que cerca o distrito, ela busca carne, frutas e vegetais para vender no mercado da cidade e levar algo decente para alimentar sua família. 

Gale (Liam Hemsworth)

Katniss não caça sozinha, ela conta com a ajuda e a companhia de sua amigo Gale, que divide com ela os mesmos infortúnios familiares, a mesma falta de dinheiro, a mesma revolta contra a sistema. Na floresta, Katniss e Gale podem dar vazão ao que sentem e falar sem medo do que pensam sobre a Panem, sem medo de serem punidos pelos Pacificadores, que estão sempre vigiando a população.

Peeta (Josh Hutcherson)

No dia da Colheita, toda a população do Distrito 12 se reúne na praça para saber quem serão os dois tributos que participarão dos Jogos esse ano, e para o desespero de Katniss, o impensável acontece e Prim é sorteada para ser o tributo feminino. Ela não pensa duas vezes e se oferece para ir no lugar da irmã. E para piorar ainda mais, o tributo masculino será Peeta Melarck, o garoto filho do padeiro, que ajudou a em um momento de desespero, logo depois que seu pai morreu e Katniss achou que também morreria... de fome. Peeta é o responsável por ela ter conseguido forças e esperança para lutar por sua família. Como ela poderia lutar até a morte contra ele?

"- Katniss, a coisa não passa de uma caçada. Você é a melhor caçadora que conheço.
- Não é só caçada. Eles estão armados. Eles usam a cabeça.
- Assim como você. E você tem mais experiência. Experiência real. Você sabe como matar.
- Não pessoas.
- E que diferença pode ter? - indaga Gale, de modo sinistro.
A parte mais horrorosa é que se eu puder esquecer que se trata de pessoas, não vai fazer a menor diferença."

A partir daqui, tudo pode acontecer. Katniss terá que lutar como nunca pela sua vida, não só na arena, mas como fora dela. Como os Jogos são tevisionados, ele precisa conquistar a simpatia do público, e para isso seus mentores a aconselham a simular um romance com Peeta, como uma forma de preservar sua vida e conquistar mais patrocinadores. Isso porque quanto mais patrocinadores o jogador tiver, maior e mais valiosas serão as dádivas que ele receberá durante o jogo.

Mas não vou contar muito mais do enredo porque isso é justamente o grande trunfo do livro, você não saber o que vai acontecer. A adrenalina vai correndo solta, e a gente se vê tomada por sentimentos conflitantes. Ao mesmo tempo pena, ódio, medo, ternura. De repente você se vê torcendo pela morte de uma criança e isso é muito assustador. A sorte é que o livro é narrado em primeira pessoa, então a gente acaba não se apegando muito aos demais competidores. Mas mesmo assim, a gente se tortura por eles, imaginado aqueles pobres adolescente se degladiando em nome de um país que não se importa com eles. Se tornando a diversão de pessoas que não estão nem aí com suas vidas ou com suas famílias. Exatamente como acontecia com os escravos romanos. Pão e circo.

"- Você está querendo dizer que não vai matar ninguém?
- Não, quando surgir a oportunidade, tenho certeza de que vou matar como qualquer outro tributo. Não posso cair sem lutar. Só fico desejando que haja alguma maneira de... de mostrar à Capital que eles não mandam em mim. Que sou mais do que somente uma peça nos Jogos deles."

Katniss é uma personagem muito forte. Luta pelo que quer, destemida, valente, e um pouquinho mal humorada. Mas ao mesmo tempo ela também é insegura e não sabe muito bem lidar com seus sentimentos. O Peeta é muito fofo, mas a maior parte do tempo eu duvidava da sua sinceridade. Quem me ganhou mesmo foi Gale, eu torci muito por ele.
Eu só esperava um pouco mais da parte crítica do livro, que em algum momento uma nova revolta contra a Panem acontecesse. Me pareceu que todos eram muito coniventes com tudo o que acontecia. Tudo bem que havia uma ameaça pairando no ar o tempo todo, mas não é a coragem de lutar que faz as grandes histórias? Também achei que os organizadores dos Jogos pegaram muito leve com a Katniss, muitas das suas situações problema se resolviam meio que magicamente. Mas imagino que essas situações sejam explicadas na continuação da série.
No mais, com certeza o livro está entre os Top 10, se não for o melhor que li esse ano.

E, para os desavisados, pois eu duvido que alguém aqui ainda não saiba, Jogos Vorazes está sendo adptado para o cinema pelo diretor Gary Ross e sua estreia está prevista para 23 de março de 2012. E para os muito ansiosos, temos um hiper novidade: as primeiras cenas do filme serão exibidas durante a transmissão ao vivo do Video Music Awards (VMA), premiação da MTV que acontecerá no próximo domigo (28/08). Vamos ficar todos a postos para ver como vai ficar essa adaptação. Aliás, para os mais desavisados ainda, as imagens que postei na resenha são dos atores que interpretarão Katnisss (Jennifer Lawrence), Peeta (Josh Hutcherson) e Gale (Liam Hemsworth).

Bom, eu sabia que a resenha ia ficar grande, mas não imaginei que seria tanto. Isso sempre acontece com os livros que amo, rsrs. Mas virou um jornal, né?
E por hoje é só pessoal!

B-jussss! ♥
;-p




7 comentários:

  1. Eu tbm amei Jogos Vorazes! Muuuito bom, intensao! A Katniss é uma personagem fora de série.. super forte!! Tô com muuuuita vontade de começar logo a ler Em chamas *-*
    Meu irmão detesta ler, e esse ano eu estou tentando mudar isso na vida dele. Começei comprando o box do percy Jackson, e ele agora está lendo o terceiro. Tbm fiz ele ler Quem é você, Alasca? do John Green e ele amou! E gostou tanto que se interessou por ler outros livros e claro, indiquei pra ele e pra minha prima Jogos Vorazes e eles AMARAM!!! Meu irmão leu o livro em 3 dias, um recorde pra ele hahaha! E ele já comprou Em chamas na submarino, só está esperando chegar!!! Enfim, JV é muuuuito amor! <33
    Beijinhos :**

    ResponderExcluir
  2. Ei Nina,

    Acho que foi a maior resenha que já vi por aqui rsrs, da para perceber mesmo sua empolgação. Eu também amei este livro! Já li Em chamas e agora estou louca pelo terceiro.

    Ah que lindo os atores, quando eu resenhei ainda não tinha eles para por no post hehehe

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina!
    Morro de vontade de ler esse livro. Adorei a resenha, me fez ficar ainda mais curiosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nina!!

    Estou me sentindo igual a você: ainda não li o livro, e só leio opniões ótimas sobre o livro!

    O que fazer?

    kkkkkkk


    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa, sou louca por essa série. É uma das melhores EVER! Já li Em Chamas e achei melhor ainda! Não vejo a hora de ler o terceiro ;)
    Ótima resenha!

    beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Ei Nina!!!

    Este livro é ótimo msm!
    Eu ainda não tinha visto fotos do ator que vai fazer o Peeta o.O

    Tenho que ler Em chamas agora ^^

    Bjins

    ResponderExcluir
  7. Olá Nina
    já li tantas e tantas resenhas desse livro
    e essa foi a maior delas
    o livro deve ser mto bom
    mas ainda não tive vontade de ler
    um beijo

    Marta A.
    www.unlibrounamor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p