Cidade dos Ossos - Cassandra Clare
"Queridos Edward e Jacob,
Adoro vocês dois, mas vou passar o fim de semana com Jace. Desculpe! Com amor, Stephenie Meyer."
Sim dears, eu sei o que vocês estão pensando e concordo totalmente. Eu devo ser a última mortal da blogosfera a não ter lido Cidade dos Ossos ainda. E me redimo: mea culpa! Li dezenas de resenhas positivas e comprei o livro numa promoção maluca do Submarino, dessas que levam a gente à falência. (Aliás está na hora de fazer outra, não está não, Sub???). E acreditem, deixei o livro por meses na minha estante, sempre passando as parcerias na frente e deixando o pobre lá, abandonado. Ah, como eu me arrependo!!! Cidade dos Ossos é um dos livros mais viciantes que já li, é incrível! Como eu pude perder tanto tempo?
Clary Fray tem 15 anos e tudo o que ela quer é curtir uma balada com seu melhor amigo Simon. Os dois estão na fila de entrada do Pandemônio, uma das boates mais badaladas de Nova York e Clary vê um garoto de cabelos azuis que chama sua atenção, ele é bem gatinho! Na boate, ela o segue e vê ele entrando numa espécie de despejo com uma garota linda. Logo depois, outros dois garotos entram também, armados com facas. Clary então presencia os três assassinarem o menino de cabelos azuis. O estranho é que na hora o corpo dele simplesmente desaparece, evapora como se nunca tivesse existido.
Jace, Alec e Isabelle são Caçadores das Sombras, nephilins, cuja função é proteger o mundo de seres inferiores (demônios, lobisomens, vampiros, etc). Eles não entendem como Clary pode exergar através da névoa que cobre o olhar dos mundanos, como ela pode vê-los? O que a garota tem de diferente dos demais humanos?
Clary sempre foi uma garota normal. Perdeu o pai muito cedo e vive só com a mãe, Jocelyn, que é linda e uma pintora muito talentosa. Luke, o melhor amigo da mãe, é o mais próximo que ela conhece de um pai. Além dos dois, ela só tem Simon. Mas na noite seguinte ao Pandemônio, ela perde tudo. Sua mãe desaparece misteriosamente e Luke se recusa a ajudá-la, mandando que ela se afaste dele. Ela também é atacada por um demônio e salva por Jace, o garoto loiro, de olhos azuis, sorriso arrogante e totalmente convencido... mas irresistível!
Jace a leva para o Instituto, o local onde ele, Alec e Isabelle vivem com Hodge que é uma espécie de professor dos adolescentes na arte de matar demônios. Lá ela estará protegida e poderá entender melhor o que aconteceu com sua mãe e qual a relação entre elas e esse novo mundo obscuro que Clary está descobrindo.
Ela vai descobrir sobre a Clave, que é a responsável por um acordo que tenta manter 0 equilíbrio entre todos os seres sobrenaturais, para que estes possam viver em harmonia e respeitar os humanos (que eles chamam de mundanos) e que os caçadores são os que lutam para que o acordo seja cumprido. Mas muitos caçadores são contra a Clave a acreditam que somente os de sangue puro devem sobreviver, consideram seres sobrenaturais inferiores e que não deveria haver convivência alguma entre eles. Esses caçadores eram liderados por Valentim, e foram mortos ou expulsos de sua terra natal, Idris. Os caçadores são criados a partir do Cálice Mortal, um instrumento antiquíssimo que está desaparecido e que precisa ser encontrado para não ser usado de maneira errada.
Mas onde está o Cálice Mortal? Qual a relação entre Clary e sua mãe com esse mundo fantástico? Por que ela consegue enxergar através da névoa que deveria cobrir seus olhos? Quem teria sequestrado sua mãe e por qual motivo? Por que Luke lhe virou as costas no momento que ela mais precisa dele? Por que esse estranho interesse de Jace em protegê-la?
"Inicialmente, foi quase como se ele não quisesse beijá-la: a boca dele estava dura, inflexível; depois ele colocou os dois braços em volta dela, e a puxou para perto. Os lábios suavizaram. Ela podia sentir os batimentos rápidos do coração dele, o gosto doce da maçã ainda na boca." (p. 304)
E aí? Conseguiram não enlouquecer com tanta coisa? O livro tem todos os ingrediente necessários para ser uma leitura viciante e garanto que ele é. Desde o primeiro capitulo as aventuras se seguem de maneira vertiginosa, cheguei a perder o fôlego com o ritmo que livro tem. São situações de todo tipo, desde visita a feiticeiras a invasão em tocas de vampiros.
É tanta aventura que muitas vezes o romance fica em segundo plano. Claro que ele não é esquecido, mas não é aquela coisa de amor eterno e inesquecível, pelo contrário, os dois brigam e se provocam o tempo todo. Clary tem personalidade forte e Jace é muito convencido e arrogante para se deixar dominar. O triângulo amoroso surge naturalmente, mas eu pelo menos não fiquei nada dividida, Jace é simplesmente irresistível. Ele é do tipo bad boy que sempre me ganha nos livros, e tem um senso de humor irônico e sarcástico que eu adoro. Ele bem que poderia ser real, né?
Mesmo achando o livro perfeito, teve algumas coisas que eu não gostei (senão não seria eu, rsrs). Os primeiros capítulos são uma confusão de novos personagens e cenários que eu me senti meio perdida. Também senti falta de uma abordagem mais profunda em personagens secundários como Valentim, Luke e Jocelyn. Mas imagino que esses detalhes podem ser superados nos demais livro da série.
E como diz a tradição, todo bom filme já foi um livro! Então dears, a série Instrumentos Mortais vai virar filme e o elenco está sendo escolhido. Lily Collins (Um Sonho Possível, Branca de Neve) fará Clary Fray, Jamie Campbell (Lua Nova, Camelot) será Jace Wayland. Eu acho a Lily muito fofa e adorei ela ter sido escolhida para o filme, mas o Jamie não sei não. Ele foi o pior rei Arthur que eu já vi e não sei se ele vai me convencer como Jace.
Que o livro tem continuação todo mundo sabe né?
A novidade é que a Cassandra Clare vai lançar um prequel de Instrumentos Mortais, "Anjo Mecânico" que contará a história antes de "Cidade de Ossos" primeiro volume de "Os Instrumentos Mortais", com a personagem central sendo Tessa, que busca encontrar o irmão perdido e tendo como cenário a Inglaterra da Era Vitoriana.
Ficou enorme essa resenha, mas é que o livro merece todos esses elogios, rsrs.
Série Instrumentos Mortais
- Cidade dos Osso (City of Bones)
- Cidade das Cinzas (City of Ashes)
- Cidade de Vidro (City of Glass)
- Cidade dos Anjos Caídos (City of Fallen Angels)
- City of Lost Souls (os demais ainda não lançados no Brasil)
- City of Heaventy Fire
B-jusssss! ♥
;-p
Nenhum comentário
Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p