Semana da Mulher no Pronto.Falei!


Hey meninas!

Essa semana o mundo comemora uma data importantíssima para nós mulheres - O Dia Internacional da Mulher, e por mais que muita gente acredite que é só mais uma data cívica e comercial, eu considero um momento de grande valor e que merece muita reflexão e reconhecimento. Por isso, essa semana resolvi fazer uma série de posts especiais relacionados com a data.

Mas antes de me explicar melhor eu tenho uma pergunta: vocês sabem por que o dia 8 de Março foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher? Não? Então senta que lá vem história...

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). (Fonte)

Todos nós sabemos que foi preciso muito mais para que nós mulheres pudéssemos desfrutar o mínimo de igualdade com os homens. Precisamos sair às ruas, queimar sutiãs, lutar muito até que a sociedade percebesse o quanto somos capazes e competentes. Não apenas para os serviços domésticos como também para os trabalhos fora de casa.


Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, nós ainda sofremos, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

É claro que eu e meu humilde bloguinho não poderemos fazer muito para mudar a atual situação, mas cada ação é importante quando se trata da luta pela igualdade, talvez eu consiga tocar um ou outro coração, mudar alguma mente. Quem sabe? Nesse sentido, durante essa semana, vou postar biografias de mulheres importantes para a história da humanidade e também para a história da literatura. Há menos de um século atrás era impensável uma mulher escrevendo, hoje a grande maioria dos autores é mulher e por isso é mais do que justa essa homenagem às grandes escritoras. É claro que vou priorizar as minhas favoritas, mas se vocês tiverem algum nome que queiram sugerir é só deixar nos comentários.

Durante essa semana também vou resenhar os três livros da Bella Andre e no domingo que vem terá uma promoção especial com a Série Irmãos Sullivan. Por que Bella Andre? Porque é inegável a importância que o romance erótico e de banca para as mulheres. Numa época em que a sensualidade feminina era tida como vergonhosa e duramente reprimida, os romances eróticos lidos às escondidas foram um escape para muitas mulheres, que puderam em suas páginas sonhar, tirar dúvidas e até mesmo se conhecerem melhor. E por isso resolvi encerrar a semana com essa promoção, espero que gostem!

Por enquanto é só peeps. Mas lembro a vocês que essa ideia não é nada fixa e imutável, quero muito ouvir as sugestões de vocês com maneiras para homenagear as mulheres.

B-jussss! ♥
;-p


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p

Frase da Semana

"Ler é comer e beber. O espírito que não lê emagrece como um corpo que não come."

Victor Hugo

QUEM LÊ, SABE PORQUÊ - Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados