Em Busca de Abrigo - Jojo Moyes


MOYES, Jojo. Em Busca de Abrigo. 2 ed. Tradução: Renato Motta. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2015. 434 p. Título original: Sheltering rain. Skoob

Sinopse:

O romance de estreia de Jojo Moyes, autora vencedora do prêmio RNA com A casa das marés.
Sem contato com sua mãe desde que fugiu de casa quando ainda jovem na zona rural da Irlanda, Kate fez um juramento de que seria sempre amiga de sua filha, Sabine. Mas a vida tem uma maneira engraçada de se repetir, e Kate vê um abismo crescente entre elas. Com Sabine às vésperas de fazer uma jornada de volta à Irlanda para ver sua avó e resgatar seu passado, Kate se pergunta como elas chegaram a essa situação e o que ela pode fazer para mãe e filha se reconectarem.
Para Joy, ver sua neta é a realização de um sonho. Após uma dolorosa separação de sua filha Kate, ela aguarda ansiosamente a chegada de Sabine. Porém, logo após a chegada da neta, a conexão que ela esperava não acontece, diminuindo seu entusiasmo. E quando o impetuoso temperamento de Sabine força Joy a encarar fantasmas do passado, ela percebe que talvez seja a hora de fechar antigas feridas.
A inesquecível história de três gerações de mulheres irlandesas frente às verdades fundamentais de amor, dever e o inquebrável elo que une mães e filhas.”

Em Busca de Abrigo é o romance de estreia de Jojo Moyes, que foi lançado em 2004 pela Bertrand e relançado agora, e, coincidentemente, é também a minha estreia com ela. Como já sabia disso quando comecei a leitura, eu não tinha muitas expectativas com relação ao livro e talvez por isso tenha até gostado.

O enredo acompanha a trajetória de Joy, Kate e Sabine, três gerações da família Bellantyne (mãe, filha e neta – respectivamente) e é narrado alternadamente pelo ponto de vista delas. Joy adolescente em Hong Kong, se sentindo desajustada em sua família e encontrando o amor e que no presente se tornou uma mulher fria e solitária; Kate, uma mulher insegura que busca o amor com os parceiros errados; e Sabine, uma adolescente revoltada com as escolhas da mãe e que se sente injustiçada e desamparada. No reencontro, as três precisarão crescer, amadurecer e aprender a perdoar.

O livro é muito lindo, fala sobre relações familiares e os conflitos de gerações. Além disso, tem encontros e desencontros, perdas irreparáveis e amores não correspondidos que nos ajudam a conhecer melhor os personagens. É uma história de cortar o coração, mas que se desenvolveu de uma forma muito lenta e truncada, talvez reflexo da até então pouca experiência de Jojo Moyes, mas que ainda assim consegue nos emocionar e cativar. A leitura foi um pouco arrastada, os acontecimentos muito cotidianos e domésticos e o final um pouco abrupto, entretanto a ambientação é fantástica, é tudo tão bem descrito que você consegue visualizar Hong Kong do século passado, a Irlanda do presente, a casa na fazenda. As personagens são marcantes e os diálogos são muito inteligentes, mas mesmo assim, não consegui me identificar ou me ligar a nenhuma delas.

Enfim, eu não desgostei do livro, mas também não amei. Acho que dá para sentir que algo grande está se formando ali e agora estou ansiosa para ler mais da autora e ver como esse estilo tão marcante se desenvolveu.

A Autora

Jojo Moyes nasceu em 1969 na zona rural da Inglaterra, cercada por cavalos e outros animais. Mudou-se cedo para Londres e se formou em jornalismo, tornando-se correspondente de artes e mídia do Independent até 2001. Vive hoje em East Anglia com o marido e os três filhos. Da autora, a Bertrand Brasil já publicou o romance Em busca de abrigo, sua estreia na literatura, A casa das marés e Baía da esperança.


Avaliação (3/5)






B-jussssss! ♥
;-p

26 comentários:

  1. Oi Nina, eu tenho muita curiosidade em conhecer a escrita da autora, eu tenho um livro dela em casa para ler mas não tive tempo ainda infelizmente. Confesso que a premissa desse livro chamou muito minha atenção, parece passar uma mensagem muito bonita :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nina. Não conhecia esse livro da autora, porém recentemente li "Como eu era antes de você" e recomendo bastante. O melhor desse ano até o momento.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. nunca li nada da jojo espero um dia ler algum que me chame atenção.

    ResponderExcluir
  4. A história não me chamou a atenção, acho que ficaria como você. Ia achar o livro normal!

    ResponderExcluir
  5. nunca li nada de jojo, mas nao me animei com esse titulo dela... entao, passo a leitura...

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina, eu sempre ouço recomendações de livros da autora, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Eu adoro livros com temas familiares, mas pela que vc conta, a autora não conseguir manter um bom ritmo e o enredo fico lento. Uma pena. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina, eu comprei A Casa Das Marés e ainda não li inteiro, mais sabe que a temática é muito parecido com esse. Acho que o estilo dela não se perde pelo que pude perceber na sua resenha. Sempre que lembro desse livro me parece um daqueles filmes que a gente quer sentar no sofá e ficar ali por horas só aquecendo o coração.
    Beijo
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  8. Olá Nina! Eu recomendo pra você, Como eu era antes de você, é um livro emocionante, marcante e dramático, com lição de vida extraordinária e, a leitura vai lhe prender um pouco mais. Foi o meu primeiro livro da autora, acabei me apaixonando por sua linguagem e histórias. Dei 5 estrelas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu ainda não li nada da Jojo, mas sou louca para ler os livros dela!
    Acho que eu vou começar por "Como eu era antes de você", que é um livro que NUNCA li comentários ruins.
    Acho a premissa de "Em Busca de Abrigo" bem interessante, está na minha lista de desejados.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Oie!!
    Já li os três livros dela lançados pela Intrínseca e estou louca para comprar esse que foram lançados pela Bertrand.
    Gosto muito do estilo da autora e estou doida para saber como ela começou.
    Gostei da sua resenha e sinceridade.
    ;**

    ResponderExcluir
  11. Ah, Nina.
    Eu também gostaria de começar pelo primeiro livro da autora, talvez assim eu não fosse com tanta sede ao livro. rsrsrs
    Acho que por saber disso seria mais aberta a experiência.
    Quero ler a Jojo e entender porque as pessoas gostam tanto dela.
    Espero que você leia mais coisas dela. :)

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nina!
    Li dois livros da Jojo que me fizeram tê-la em minha lista de autores favoritos e recentemente adquiri Em Busca de Abrigo. Estou muito ansiosa pela leitura, muitas pessoas elogiam o livro, assim como você. Mas não estou elevando minhas expectativas, pois estou ciente do risco de não gostar deste livro por ser o primeiro da autora. Enfim, espero que seja prazerosa de qualquer forma.
    Parabéns pela resenha!


    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  13. Angélica Felix Lima28 de julho de 2015 às 23:56

    Oi Nina, tudo bem?

    Quero ler esse livro, mas fico com medo de me decepcionar por ser o primeiro livro dela, já que já li Como Eu Era Antes de Você...

    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá
    achei bem legal essa capa, gostei tanto que eu pedi para desenhar ela em uma folha que esta na minha estante, kkk, mas o livro mesmo eu nunca li, deve ser bem bom
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu já li outro livro da autora e fiquei completamente apaixonada, por isso se eu for ler esse livro será impossível não ter uma certa expectativa, sabe? Agora lendo a sua resenha percebi que vou gostar bastante da leitura mesmo que a mesma tenha alguns pontos negativos, mas acredito que não mais do que o outro livro da autora :/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Nina!
    Essa é uma autora que não me deixou boa impressão, os livros dela não fazem muito meu estilo de leitura então prefiro evitar. Não sei se conseguirei ler outro livro dela algum dia! rsrsrsrs


    Beijos,


    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei muito de fazer a leitura desse livro, principalmente porque ele trata das relações familiares e vai muito além de um romance. Gosto muito da Jojo, principalmente porque ela sempre aborda temas diferentes nos seus livros.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Nina!!

    MENTIRA QUE VOCÊ JÁ LEU ESSE LIVRO!?!?! To doida pra ler ele, talvez porque eu goste de tudo da jojo (ou quase tudo), mas pela sua resenha sei que vou gostar, não vai ser nada incrível como os outros livros dela, mas acho que vou ficar com você, nem amo, nem desgosto!

    Beijoooosss

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  19. Olá Nina, tudo bem?
    Esse livro vem dando muito o que falar ultimamente. Eu estou louco para ler esse e outros da Jojo para ver como a escrita dela vai mudando, até mesmo amadurecendo com os novos livros.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Nina. Legal você ter curtido o livro, realmente, a autora é bem sensível em suas abordagens sem ser exageradamente dramática.

    ResponderExcluir
  21. Oie, haha, eu nunca li nada da autora, e sinceramente n tenho vontade, tua resenha deixou bem claro para mim que o estilo da autora n é o que curto ler :p

    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  22. Sinceramente você resumiu esse livro aqui "Enfim, eu não desgostei do livro, mas também não amei." . Eu esperava algo grande depois de ouvir tantos elogios da autora e foi morno. Não é que fosse ruim, pudesse criticar e tal, mas não era algo mais .

    ^^
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oii,tudo bem?
    Eu nunca li nada da Jojo, mas tenho muita vontade e curiosidade.Já li outra resenha deste livro e até achei interessante o enredo. Que bom que você gostou.

    Beijos da Jéss ♥
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bom?

    A Jojo sempre tem o dom para criar personagens mais familiares. Não li esse livro ainda, mas pretendo porque gosto muito da escrita dela. Vou recomendar Como eu Era Antes de Você e tenho certeza que vai te cativar.

    Beijos,

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi! Fiquei muito interessada neste livro. me pareceu uma história muito bacana. além de ser um tema que gosto muito de ler. Da Jojo ainda não li nada. mas estou com um mais um aqui. Pretendo ler em breve!

    vejo muitas pessoas falando da escrita dela. ;) Linda sua resenha! Beijinhos!
    <3
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Nina,
    Estou louca pra ler esse livro, mas fiquei com receio depois de ler sua resenha! Já tenho alguns livros lidos da Jojo, e ela sempre me ganha... Acho que vou me arriscar


    Beijokas

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p