Os Bons Segredos - Sarah Dessen


DESSEN, Sarah. Os Bons Segredos. Tradução Cristian Clemente. São Paulo: Seguinte, 2015. 408 páginas. Título original: Saint Anything. Skoob

Sinopse:
“Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.”

Sempre tive muita vontade de conhecer a famosa escrita de Sarah Dessen, mais conhecida como a rainha do YA. As resenhas que leio das obras dela são sempre super positivas e por isso eu sinto que ela tem tudo para estar no hall das “queridinhas”, então não hesitei quando tive a oportunidade de ler Os Bons Segredos.

A narrativa é mesmo tudo aquilo que dizem, ela é leve e fluída, mesmo quando trata de assuntos mais sérios. Os personagens são muito bem construídos, até mesmo os secundários, de uma forma tão ampla que eles quase se tornam reais. É tudo tão bem feito e organizado, que é quase impossível não se envolver com a leitura.

Eu gostei do livro, gostei mesmo, mas sinto que faltou alguma coisa que me surpreendesse. O enredo é bom, mas ficou tudo muito repetitivo, sempre acontecendo as mesmas coisas: o remorso pelo acidente, os almoços na escola, as tardes na pizzaria, o medo de Ames. Parecia que o livro não saia do lugar. Mas ao mesmo tempo, eu não conseguia parar de ler, porque me identifiquei tanto com Sidney que queria ver o seu final feliz. Eu sei que é contraditório, mas é isso que acontece quando uma história sem sal é muito bem contada.

Eu fiz toda a leitura esperando que algo acontecesse que levasse ao clímax da história, mas esse algo não aconteceu. A autora foi criando vários ganchos durante a leitura, mas não desenvolveu nenhum, ela tinha material para escrever um livro espetacular se quisesse, era só aprofundar qualquer um deles. E por isso acabei me decepcionando um pouco com a leitura, como se seu esperasse ver um dinossauro e acabasse me deparando com uma lagartixa, rsrs.

De toda forma, não deixo de recomendar o livro. Mesmo tendo me decepcionado com o desenvolvimento do enredo, a história me enterneceu. Existem milhares de Sidneys por aí, só esperando uma oportunidade para se reinventar, para recontar sua história e encontrar a felicidade. Tenho certeza que muita gente vai se identificar.

A Autora

Sarah Dessen é um dos maiores destaques da literatura jovem adulta contemporânea. Autora de doze livros que juntos somam mais de 7 milhões de exemplares no mundo, já recebeu diversos prêmios e seu nome é presença constante na lista de best-sellers do New York Times. Mora em Chapel Hill, Carolina do Norte, com o marido e a filha.


Avaliação (3/5)






B-jusssss! ♥
;-p

36 comentários:

  1. Oi, Nina. Eu conheci a Sarah Dessen por meio dos muitos bons comentários feitos pela Pâm Gonçalves à ela, a partir daí a Sarah entrou para os meus desejados, mas não li nada da autora ainda. Os Bons Segredos é um livro que vem sendo muito elogiado nos últimos meses e agora entendo o porque dos elogios, pois a escrita da autora é cativante. Gostei bastante da construção dos personagens e de todos os problemas que eles enfrentam, relatados de forma muito tocante.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, tenho muita curiosidade de ler algum livro da Sarah Dessen também, mas confesso que não tenho nenhum livro dela por aqui.
    Espero comprar logo. E desejo que sua próxima leitura de um livro dela possa ser melhor.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  3. Também nunca li nada da Sarah Dessen, mas sempre vejo as pessoas falando bem. Estou ansiosa para ler algo dela, pretendo comprar em breve.

    Beijos,
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie, também nunca li nada da autora.

    Imagino que o livro dela seja ótimo de ler. Tenho curiosidade de ler Os Bons Segredos ♥ Ele parece ser bem legal

    Beijinhos, Helana ♥

    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina, não conhecia a autora, talvez por não ter o hábito de ler muitos Ya, mas apesar de ter ficado curiosa para conhecer a Sidney, acho que não me apegaria a leitura, pelos mesmos motivos que você citou, pois gosto das tramas mais intensas. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oii, eu não conhecia a autora e nem este livro, mas quem sabe eu leia algum dia. Me chamou atenção a história.

    Beijos

    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Somo duas pq tbm sempre tive curiosidade quanto a escrita de Sarah Dessen, mas, sei lá, acho que essa avalanche de YA desgastou bastante o tema e eu meio que fujo do gênero agora. Confesso que ainda bate uma curiosidade enorme quando leio resenhas, mas um dia ainda leio pelo menos um hahahahahaha

    ResponderExcluir
  8. Oi Nina!
    Nossa, eu gostei tanto desse livro, achei tão fofinha essa história!

    Bjks!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Oiie, não vejo a hora de poder ler esse livro.

    Achei a história tão linda.

    A sua resenha está de parabéns, fez com que eu ficasse com mais vontade de ler HAHA

    Beeijos

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina!

    Poxa, uma pena vc não ter curtido esse livro da Sarah. Eu ainda não li, mas minha experiência com a autora é muito boa! Eu gosto demais da escrita dela e das histórias (eu amo um bom YA). <3

    Espero que não tenha criado um certo "trauma" da autora. Tenta ler O que aconteceu com o adeus, é lindo!!! <3

    Beijos

    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nina. tudo bom?

    É muito ruim quando criamos expectativa com um livro, esperamos algo mais da estória, e nos deparamos com algo sem sal, né?! :/ Eu não estou muito afim desse livro, mas mesmo assim coloquei na minha lista de Talvez, porque a Sara Dessen é muito bem falada rs

    Já abaixei minhas expectativas. quem sabe eu não curta?

    beijos

    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi...Sarah linda e maravilhosa tras mais umtema um tanto polemico...essa coisa de filhinho preferido e sempre passar a mao na cabeça....acho que vou me indentificar muito com a protagonista....obg pela otima dica..beijocasssss...

    ResponderExcluir
  13. Olá linda,

    Normalmente quando o livro me traz frustração eu procuro me apegar aos personagens. Sabe para algo salvar o livro...tenho raiva quando leio e o livro fica só no enchimento de salsicha e nada acontecer.

    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ola. Gostei da premissa do livro mas estou em uma época de ler outro gênero de livros mas anotei ele aqui. A capa é linda e sua resenha esta bem construída.

    Beijão da Lari
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Nina, que pena que o livro não é tudo o que você esperava. Eu também sou muito curiosa para ler algo da autora e quem sabe irei atrás de outro livro dela para começar e depois ler esse.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu também sempre tive vontade de ler algo da autora, e já gostei de saber que a narrativa é realmente tudo isso que dizem. É uma pena que a história não tenha sido tudo que você esperava, e que tenha faltado algo :(
    Ainda quero ler algum livro da autora, mas acho que não vou começar por esse :/


    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Li sobre esse livro hoje mesmo e a opinião era diferente da sua. Pra mim, lendo duas resenhas distintas sobre o livro, continuo pensando que é um livro leve e com algo a ensinar. Até comentei que, como estou numa ressaca literária, não o leria agora porque acho que é um livro calmo demais e isso me enjoaria. Gostei da sua resenha, achei bem verdadeira!

    ResponderExcluir
  18. Nunca vi nada sobre essa autora, mas, em todo caso, não é um gênero que me agrada muito. Acho que por ser um tema meio "clichê", ficamos mais exigentes e esperamos algo diferente, o que muitas vezes não acontece... Enfim, e gostei muito da sua resenha. :)

    Bjos

    Coisinhas Aleatórias

    ResponderExcluir
  19. Oiiie

    Sua resenha está ótima, que pena que não foi tão bom quanto esperava, eu estou bem ansiosa para ler pois adoro a autora e a capa está linda

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Nina!

    Ai agora você me desanimou um pouco para essa leitura :( Uma das minhas booktubers favorita, a Pam Gonçalves, falou super bem sobre o livro (tem até um comentário dela no verso do livro), e por isso estava com altas expectativas.

    Mas quer saber, acho que foi bom ter lido sua resenha, assim não fico esperando muito de um livro que provavelmente não irá chegar a minhas expectativas. Pelo menos assim eu evito a decepção, haha!

    Adorei a resenha!

    Beijos

    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Nina, tudo bem?
    Nunca li nada da autora, e confesso que tenho um pouco de receio, não sei porque. Tenho adorado cada vez mais os gêneros YA e NA, então todos os livros do gênero tento dar uma oportunidade de leitura. Vi comentários negativos acerca desse livro, então se eu ler algo da autora não começaria por esse.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  22. Oi Nina!
    Poxa, eu queria tanto ler esse livro porque achei que ele seria o máximo, sabe? Tanto pelo nome, como pela capa e a sinopse, mas saber que a autora não conseguiu criar o Dinossauro que a gente esperava, me broxa um pouco.. T_T Mas, mesmo assim vou ler neh? hahha

    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  23. não tenho muito interesse em ler o livro, mas gostei da tua sinceridade na resenha, ainda não li nenhum livro da autora mas talvez eu comece por esse.

    ResponderExcluir
  24. Nina,não li o livro e sua resenha não me despertou atenção para que eu queira ler. Não gosto dessa ideia de repetição cansativa. Acho que esse eu vou passar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  25. Não sabia que era Sarah, se já vi outra resenha de outro livro dele, nem lembro, o gênero ao qual ela se dedica, não é o que me atrai, acho que por isso... :(

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    Guria, tá todo mundo falando desse livro, até a garota it. Fiquei com vontade de ler, até baixei, mas sua resenha me deixou um pouco desmotivada. :( Pois adoro livros que me surpreendem.

    Abraços <3

    ResponderExcluir
  27. Entendo seu sentimento de estagnação no livro. Já passei por isso com outras leituras e sim, é chato. Porém, fico contente que tenha gostado do livro e que o indique porque sou muito curiosa pelo livro. Nunca li nada da Sarah e acredito que posso gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  28. Oie
    Esse não é um livro que eu me interesse em ler já que a história não me chamou muita atenção.E que pena a escritora não ter aproveitado as oportunidades de dar um rumo satisfatório para a história.Mas pelo menos o personagem compensa um pouco isso se não a coisa ia ficar feia.E essa capa está uma lindeza .

    ResponderExcluir
  29. nunca li nada da Sarah, uma amiga minha estava indicando esse livro. é muito chato qd o livro entra nessa de ficar se repetindo, dependendo do meu humor eu simplesmente abandono o livro, o que é uma pena pois parece ser o tipo de livro que trás uma reflexão junto com a história

    ResponderExcluir
  30. Oi Nina, tudo bem?


    Também tenho bastante vontade de ler algo da autora, mas lendo a sua resenha, acho que começaria por outro. É bem chato mesmo quando a gente tem expectativas e acaba meio se decepcionando. Que bom que o livro mesmo não sendo tão bom, tem uma narrativa leve e fluída, e é uma pena quando a gente tem essa sensação de a história estar se repetindo, não indo a lugar algum, as vezes acontece com alguns livros que eu leio. Parece que a autora teve várias oportunidades de aprofundar o seu livro, mas não o fez, criando uma história mais superficial.


    Beijinhos,


    Rafaella Lima

    ResponderExcluir
  31. Oie! Eu adorei o enredo do livro, achei a capa tão fofa! Quero ler em breve. Valeu pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  32. rudynalvacorreiasoares28 de novembro de 2015 às 17:57

    Nina!
    Bem triste quando esperamos demais de um livro e de certa forma ele não é tudo que esperamos, ainda mais de uma escritora tão conceituada.
    Gostaria de ler ainda assim...

    “Sem a música, a vida seria um erro.”(Friedrich Nietzsche)

    cheirinhos

    Rudy

    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    Participem do nosso Top
    Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  33. Sentindo vergonha de mim, no momento, já que não sabia da existência desta autora - a rainha do YA - bem, eu sei como é, o livro é muito bom, mas, você foi com altas expectativas, isso atrapalha muito, rs.

    Talvez eu leia esse livro ❤️⭐️
    Bjs
    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  34. Olá :)

    É um pouco decepcionante quando esperamos demais do livro e ele acaba não correspondendo as nossas expectativas :/ O livro não faz muito meu gênero pois não curto muito YA mas a resenha me deixou bem curioso.

    Abraço

    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Eu nunca li nada desta escritora, tenho muita vontade. Sabe é meio decepcionante que o primeiro livro que vice esta lendo dele não tenha sido tudo aquilo que vice esperava, mas isso acontece e não devemos de deixar de dar uma chance aos escritores. Eu particularmente ainda pretendo ler esse livro porque achei ele interessante, quem sabe ele me grada mais do que você né ? Afinal é tudo questão de gosto.

    ResponderExcluir
  36. É difícil não se decepcionar quando criamos expectativas muito grandes para um livro :/ Eu pelo menos, normalmente, fico esperando mais. Por isso prefiro ler livros no susto kkkk escolher aleatóriamente.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p