Minha Vida Mora ao Lado - Huntley Fitzpatrick


FITZPATRICK, Huntley. Minha Vida Mora ao Lado. Tradução Carolina Selvatici. Rio de Janeiro: Valentina, 2015. 320 páginas. Título original: My life next door. Skoob.

Sinopse:

“Minha mãe nunca ficou sabendo de uma coisa, algo que ela reprovaria radicalmente: eu observava os Garrett. O tempo todo.”
Os Garrett são tudo que os Reed não são. Barulhentos, caóticos e afetuosos. São de verdade. E, todos os dias, de seu cantinho no telhado, Samantha sonha ser uma deles, ser da família. Até que, numa noite de verão, Jase Garrett vai até lá e...Quanto mais os adolescentes se aproximam, mais real esse amor genuíno vai se tornando. Contudo, precisam aprender a lidar com as estranhezas e maravilhas do primeiro amor. A família de Jase acolhe Samantha, apesar dela ter que esconder o namorado da própria mãe.Até que algo terrível acontece, o mundo de Samantha desmorona e ela é repentinamente forçada a tomar uma decisão quase impossível, porém definitiva. A qual família recorrer? Ou, quem sabe, Sam já é madura o bastante para assumir suas próprias escolhas? Será que está pronta para abraçar a vida e encarar desafios?Quem você estaria disposto a sacrificar pela coisa certa a se fazer? O que você estaria disposto a sacrificar pela verdade?

Antes de ter esse livro nas minhas mãos, eu ouvi falar muito dele, mas muito mesmo! E não era para menos, Minha Vida Mora ao Lado ganhou o prêmio de Melhor Romance Juvenil pela YALSA (Young Adult Library Services Association) e foi finalista do Prêmio RITA (Romance de Estreia), então pensem no quanto os meus dedinhos coçaram por esse livro.

Samantha Reed e Jase Garret são vizinhos mas nunca se falaram. Isso porque suas famílias não poderiam ser mais diferentes. Samantha vive com a mãe e a irmã em uma casa branca e cinza que está sempre limpa e aspirada, sua mãe é deputada e está sempre fora trabalhando e sua irmã, a loira e perfeita Tracy, está sempre namorando. Assim, o que resta a Sam é solidão. Já Jase não sabe o que é estar sozinho pois ele é só mais um dos oito filhos dos Garrets. A casa dele é barulhenta e solar, sempre cheia de crianças e adolescentes entrando e saindo, e seus pais adoram isso.

Mas a mãe de Sam e todo o restante do bairro acham absurdo que a Sra. Garret tenha tantos filhos, que seu jardim esteja sempre desorganizado e cheio de brinquedos e que sua casa pareça uma bagunça. No entanto, todo esse caos fascina Sam e ela não consegue parar de observar essa família que parece tão completa e feliz.

Até que no começo do verão, Jase se aproxima de Sam, a garota se vê sugada por eles e seu mundo vira de cabeça para baixo. Pela primeira vez, ela se sente aceita, incluída e amada. E neste verão inesquecível, ela vai se apaixonar e encontrar a coragem e a força necessárias para lutar por ela própria. Ela também vai aprender a importância da amizade, família, amor, e de fazer as escolhas certas.

Ler esse livro foi como voltar para minha adolescência e é por isso que eu leio livros YA - para ter esse sentimento de alegria, de felicidade, de amor... Porque eu simplesmente AMO sentir minha cabeça tão leve e meu coração pular uma batida me lembrando de como é se apaixonar pela primeira vez. E esse livro fez com que essas lembranças se reacendessem em mim que uma força impressionante. O que eu quero dizer é que se trata de uma história romântica e muito doce que foi direto ao meu coração e que não tem planos de deixar tão cedo!

Os personagens são incríveis e gostei especialmente de Samantha, principalmente pelo seu jeito sonhador e a maneira como ela pensava e observava de longe a família ao lado, tão diferentes dela, e tão tudo o que ele queria ser. Além disso, eu gostei de como ela está sempre disposta a ajudar, de como ela se encaixou bem com os Garrets. E também temos Jase e ele foi o melhor primeiro namorado que uma garota poderia ter: bonito, engraçado, carinhoso e paciente. Sempre aberto e honesto, ele trata Sam tão bem, mesmo quando as coisas ficam difíceis. Também amei como ele está sempre lá para seus irmãos, por seus pais, e eu amei como ele continuou lutando por seus sonhos, apesar de ter tão poucas chances de realizá-los.

Mas meu personagem favorito é com certeza o pequeno George, afinal é impossível não amá-lo! Ele é inteligente e doce e tão adorável que eu queria beijá-lo, abraçá-lo, levá-lo para casa e adotá-lo. Ele me fez rir pra caramba e ele merece todo o amor e os fãs que ele pode obter.

Além de George, outro personagem secundário que rouba a cena é Tim. No começo eu pensei que ele seria apenas um pano de fundo, mas ele cresce na história e vai ganhando um espaço enorme. E se você já leu e, como eu, se apaixonou por Tim, eu vi no Goodreads que Huntley Fitzpatrick escreveu um livro ele, chamado The Boy Most Likely To.

A única coisa que de certa forma me incomodou foi a demora para desenvolver o enredo, porque o ponto alto da história, o tal segredo, demora muito para aparecer e depois é solucionado de forma muito básica. Mas mesmo assim, até chegar esse ponto eu já estava tão apaixonada pela narrativa que nem me lembrava mais que tinha algo para acontecer, rsrs.

É um livro fofo, leve e romântico, muito bem escrito e, apesar de ser um YA, tem personagens bem maduros. Eu recomendo muito para quem gosta de um romance adolescente, mas que tenha uma carga emocional e moral agregada - com certeza você vai se render a essa história.

A Autora

Huntley Fitzpatrick sempre quis ser escritora, desde a infância vivida numa pequena cidade costeira de Connecticut, muito parecida com Stone Bay de Minha Vida Mora ao Lado. Depois da faculdade ela trabalhou em diversas áreas, inclusive com publicações acadêmicas e como editora na Harlequin. Huntley hoje é escritora em tempo integral, esposa e mãe de seis filhos. Mora em South Darthmouth, Massachussetts.

Avaliação (5/5)






B-jusssss! ♥
;-p

15 comentários:

  1. Oii, tudo bem?

    Que livro mais lindo <3 preciso dele, imagina na minha estante, fico tão feliz que tenha gostado, isso mostra que o livro é realmente muito bom.

    Beijão

    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, já ouvi falar dessa obra e ela também chamou minha atenção. Estou doida pra ler !

    Beijokas da Quel
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Helio de Oliveira e Souza16 de janeiro de 2016 às 16:33

    Bela historia este livro tem

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Eu sou louca para ler esse livro, a premissa é maravilhosa! Adoro livros que mostram adolescência, a minha foi bem monótona, por isso já quero essa leitura, é nostalgia pura... Parabéns pela resenha e pela opinião!



    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nina, eu gostei da ideia do livro, também gosto de um bom YA e já fiquei meio que encantada pela Samantha e o Jase. Já entrou na listinha de desejados.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Ana Paula Lima Miranda18 de janeiro de 2016 às 10:45

    Oii!


    Estou vendo muuuuitas resenhas para essa obra mas não li ainda. Fora as fotos lindas que estão postando nas redes sociais.
    O enredo é bom! Gostei bastante da proposta da autora que pelo o que pude perceber, agradou todo mundo que leu. Minha amiga tbm amou o George.
    Gostei da sua resenha! E espero ler em breve!


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina, eu também adoro um YA, acho que pelo mesmo motivo que você rs... Achei a história bastante interessante e fiquei curiosa com o segredo. acho que vou colocar na minha lista, quem sabe numa oportunidade eu leio. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ei Nina,

    Não tinha ouvido falar desse livro, na verdade como não sou parceira ( nem posso ser, estou cancelando algumas, sem tempo para dar conta rs) da Valentina, acho q nunca li nada deles e tem alguns que quero comprar. Esse também vai para a lista, mas só Deus sabe quando vou conseguir comprar/ler.

    Fiquei curiosa, será que a autora é parente da Becca Fitzpatrick de Hush, Hush? rs



    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oiiie

    Aiiii cada vez que leio uma resenha desse livro, fico mais curiosa, eu já o tenho aqui e espero ler em breve e gostar bastante, é o gênero que curto e o enredo chama muito a minha atenção, ótima resenha e dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiiie,

    Que livro lindo, e super premiado. Gente, a premissa dele é lindo, e por ser juvenil, quero logo ler. O Enredo chamou bastante minha atenção, já tinha lido outras resenhas e só vejo ótimas considerações. Parabéns pela resenha.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Que bom que foi uma ótima leitura para você :) Mas sério, eu amo YA mas esse livro não conseguiu chamar a minha atenção :/ descobri ele há alguns anos pelo goodreads e acho que o que li por lá me desmotivou com relação a querer ler esse livro.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Eu conheci esse livro recentemente e confesso que ele me chamou bem a atenção.
    Fico feliz que vc tenha amado o romance e gosto dos livros do gênero pelo mesmo motivo que vc hahaha
    Anotei a sua dica aqui e espero ler em breve.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei ler esse livro. Para mim ele foi meio lento, mas não em um sentido ruim. E o George... ele me fez pensar em querer ter um menino como ele - fofo, inteligente e super divertido!
    Gostei de saber que tem um livro sobre o Tim. Ele é um dos personagens que mais cresceu na minha opinião e espero que logo seja lançado por aqui também :)
    Beijinhos,
    Lica
    amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu já tinha visto outras resenhas sobre esse livro e todas foram bem positivas. A história de Sam e Jase deve mexer com o leitor e fazer com que entremos na história. Eu amo histórias juvenis e com certeza quero ler esse livro.
    Sua resenha está maravilhosa e já anotei a sua dica.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Senão tô enganada já li uma resenha desse livro,mas não lembrava direito,gostei da premissa, pois gosto do gênero, fiquei curiosa pra saber qual o segredo,apesar de ter minhas desconfianças, vou colocá-lo na minha lista.


    Bjss

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p