Como Se Apaixonar - Cecelia Ahern
AHERN, Cecelia. Como se apaixonar. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2015. 352 páginas. Titulo original How to fall in love.
Sinopse
“Momentos são preciosos; às vezes eles se demoram e, em outras ocasiões, são passageiros, mas, ainda assim, muito pode ser feito durante eles; você pode mudar de ideia, pode salvar uma vida e pode até se apaixonar.”
Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso, ela desiste de seu casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor.Adam não está em um momento muito bom, e a única saída que ele encontra para a solução de seus problemas é acabar com sua vida. Mas, para a sorte de Adam, Christine aparece para transformar sua existência, ou pelo menos tentar ajudá-lo.
Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Será que ele vai voltar a se apaixonar pela própria vida?
Alguém pode me explica porque demorei tanto para ler esse livro?
Eu sempre amo tudo que leio da Cecelia - absolutamente tudo! - e com esse livro eu foi postergando, passando outros na frente, e quando vi ele estava lá, esquecido na estante. Até que, por um acaso do destino, ele parou nas minhas mãos e eu tive dias deliciosos lendo!
Existe uma coisa totalmente previsível e clichê nesse tipo de livro, que incomoda um pouco mas que não chega a atrapalhar a leitura. Eu confesso que até gosto dessa previsibilidade, desse conforto de saber exatamente o tipo de leitura que tenho nas mãos, e é bem essa a sensação de ler Como Se Apaixonar, você sabe o que vai encontrar e não vai se decepcionar. E tirando os chavões, não ha nada capaz de decepcionar nessa história.
Esse livro tem um item que o diferencia das demais obras de Cecelia: ele trata de um tema bem sombrio, o suicídio, de uma maneira madura e sem romantizá-lo. Em geral, os romances dela são leves e divertidos, até mesmo PS. Eu Te Amo, campeão absoluto de lágrimas é assim. Mas em Como Se Apaixonar, o tema é visceral, latente; a tristeza que Adam enfrenta, a ponto de preferir a morte a continuar lutando, é perturbadora. Por outro lado, a fé de Christine e a certeza que ela tem de que a vida pode melhorar é inspiradora.
Mais uma vez a narrativa de Cecelia é um presente! Encantadora, leve e fluída, nos faz querer devorar o livro. Além disso, ela sempre consegue por um pouco de magia em seus romances fazendo com que eles se pareçam com um contos de fadas moderno. E não é diferente nesse livro, que se tornou um dos meus preferidos dela.
Recomendo muito a leitura! Se você está meio triste, de mau humor, esse livro lhe trará uma lição e tanto e te ajudará a ver a vida com um olhar positivo.
A Autora
Cecelia Ahern é irlandesa e formou-se em Jornalismo e Meios de Comunicação. Aos 21 anos escreveu seu primeiro romance, P.S. Eu te Amo, que se tornou best-seller imediatamente e foi adaptado para o cinema — assim como Simplesmente Acontece. A Lista, O Presente, O Livro do Amanhã e A Vez da Minha Vida também são best-sellers em todo o mundo. As obras de Cecelia Ahern são publicadas em 46 países e já venderam, ao todo, mais de 13 milhões de cópias. Ela vive em Dublin com sua família.
Avaliação (5/5)
B-jussssss! ♥
;-p
Oi, Nina! Eu também costumo gostar bastante da escrita da Cecelia, apesar de não ter curtido muito "O livro do amanhã", por exemplo. Não conhecia "Como se apaixonar" e gostei bastante da premissa. Geralmente esses temas mais densos me atraem. Bom saber que, apesar do tema mais pesado, o livro passa uma mensagem boa e otimista.
ResponderExcluirBeijos, Entre Aspas
Oi Nina, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEu adoro clichês, não me incomodo e às vezes é exatamente esse tipo de liro que queremos ler. É muito triste quando alguém decide desistir de sua vida, não lutar, não enfrentar seus problemas. Tomara que a personagem mostre a ele que vale a pena sim, e que com o seu amor lhe salve. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
Olá flor, confesso que romance não é meu gênero preferido, mas gostei da resenha, uma narrativa bem elaborada chama bastante minha atenção. Quero conferir, obrigada pela dica!
ResponderExcluirAbraços