A Geografia de Nós Dois - Jennifer E. Smith


SMITH, Jennifer E. A geografia de nós dois. Tradução Glenda D'Oliveira. Rio de Janeiro: Editora Galera Record, 2016. 272p. Título original: The geography of you and me. Skoob.

Sinopse
“Lucy mora no vigésimo quarto andar. Owen, no subsolo... E é a meio caminho que ambos se encontram — presos em um elevador, entre dois pisos de um prédio de luxo em Nova York. A cidade está às escuras graças a um blecaute. E entre sorvetes derretidos, caos no trânsito, estrelas e confissões, eles descobrem muitas coisas em comum. Mas logo a geografia os separa. E somos convidados a refletir...  Onde mora o amor? E pode esse sentimento resistir à distância? Em A Geografia de nós dois, Jennifer E. Smith cria tramas cheias de experiências, filosofia e verdade.”

Jennifer E. Smith é uma elogiada autora de YAs que eu ainda não tive a oportunidade conhecer. Sei de todo o sucesso de A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista e até quis muito ler, mas a questão de ser ter um blog literário com parcerias é que nem sempre você lê o que quer, então o tempo foi passando e o livro ficou para trás. Mas quando a Record anunciou o lançamento de A Geografia de Nós Dois eu vi a minha chance de conhecer a autora.

Lucy tem 16 anos e mora no 24º andar de um prédio no centro de Nova York. Os pais estão sempre viajando e seus dois irmãos mais velhos, que são gêmeos, estão na faculdade e por isso ela fica a maior parte do tempo sozinha. Não que ela se importe, Lucy é muito introspectiva e prefere passar despercebida.

Owen tem 17 anos e acabou de se mudar com o pai para Nova York, depois da morte trágica da mãe. Um primo distante ofereceu um emprego de zelador do prédio, e agora eles moram no subsolo, mas não está fácil se acostumar com a nova vida. Ele sempre foi acostumado à liberdade, ao céu aberto e agora se vê preso a um porão e destroçado pelo luto, e pior, tentando ajudar o pai a se reerguer.

Em uma noite, Lucy está subindo para casa e Owen está subindo para o terraço para ver as estrelas e se sentir um pouco menos claustrofóbico, quando um blackout para a cidade e os prende no elevador. Começa aí uma história de amor, onde o um casal improvável vai lutar contra a geografia para tentar ficar juntos.

Comecei a ler esse livro esperando uma história leve e fofa, com personagens bem construídos e com um enredo que me prendesse e, infelizmente, não foi bem isso o que encontrei. No começo, a leitura até me prendeu muito, mas quando os dois se separaram a coisa começou a degringolar. A família de Lucy se muda para a Escócia e Owen parte com o pai em uma viagem de carro pelos Estados Unidos em busca de melhores condições de trabalho. Os dois decidem tentar um relacionamento à distância mas Owen, um adolescente norte americano do século XXI não tem celular (?), nem conta em redes sociais (???) e não usa e-mail porque não entende como as mensagem pode chegar ao seu destino instantaneamente (?????????????????), e os dois decidem se comunicar por meio de cartões postais. Até aí tudo bem, achei fofo o paralelo com a a história da ausência dos pais de Lucy, mas a autora foi acrescentando novos personagens na história que fizeram com que o relacionamento deles ficasse meio sem sentido, à ponto de eu ficar tentando entender porque eles ainda queriam se ver.

Sei que muita gente amou o livro, mas para mim, infelizmente, não funcionou. Lucy é uma menina muito doce e inteligente, mas ela se deixa apagar por Owen, e não se permite viver coisas novas por causa dele. Já Owen não hesita em seguir em frente e me pareceu, em muitas vezes, mesquinho e muito inconstante. A narrativa também não ajudou a me prender na história, pois foram tantas descrições e cenas desnecessárias, que acabou se tornando muito maçante.

Talvez se minhas expectativas tivessem sido menores, minha impressão tivesse sido melhor, não sei. Mas de toda forma, não deixo de indicar o livro, principalmente para adolescentes que buscam um romance muito levinho e sem uma trama muito forte.

A Autora


Jennifer E. Smith é autora dos livros A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista, Ser Feliz é Assim e seu mais recente sucesso, A Geografia de Nós Dois. Ela completou seu mestrado em Escrita Criativa pela University of St. Andrews na Escócia e atualmente trabalha como editora na cidade de Nova York. Seu trabalho já foi traduzido em 27 línguas.

Avaliação (2/5)






B-jusssss! ♥
;-p

4 comentários:

  1. Olá =) Já tinha visto a capa de esse livro é já tinha despertado um pequeno interesse, mais não tinha parado para ler nada sobre ele. Gostei bastante da sua resenha, já o livro vou tirar da lista de desejados. Beijos' www.sejaamavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina,
    Fazia tempo que não fazia uma visita, e estava com saudade da sinceridade de suas resenhas.
    Guria acabei de me arrepender de comprar esse livro no impulso hahahaha, assim como você ouvi os muitos elogios mas perdi total a vontade de ler. Gente, como assim ele é totalmente incomunicável??? Em que século estamos vivendo, AFE. Até gosto do romantismo dos cartões e se eles aparecem nesse formato no livro até dão agilidade para a história, mas aqui parece que nada funcionou. Só vou ler quando não tiver nada mais interessante por aqui :)
    Abraço e Bons Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá =) Já tinha visto a capa de esse livro é já tinha despertado um pequeno interesse, mais não tinha parado para ler nada sobre ele. Gostei bastante da sua resenha, já o livro vou tirar da lista de desejados. Beijos'

    ResponderExcluir
  4. Giuliana Sperandio Maier5 de setembro de 2016 às 16:43

    Oi Nina, olha eu sempre ouvi falar do livro a probabilidade estática lalalala a primeira vista super bem, mas eu sempre torci nariz para esse título gigante e que envolve matemática kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu odeio matemática então não quero nem ver probabilidade.
    Logo, essa autora nunca chamou minha atenção, sua resenha está perfeita e sinceramente me faria as mesmas perguntas, como assim não entende email? E não usa? E telefone, enfim não teria muita paciência kkkkk.
    Acho que to ficando velha pra livros YA.

    Amei sua sinceridade!
    Beijos

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p