Antes da Tempestade - Dinah Jefferies


JEFFERIES, Dinah. Antes da Tempestade. Tradução André Fontenelle. São Paulo: Editora Paralela, 2017. 344 p. Título original: Before the rains. Skoob. Comprar.

Sinopse
“Para conhecer o amor verdadeiro é preciso ser arrasado por ele.”
Rajputana, Índia, 1930. Desde a morte de seu marido, a jovem inglesa Eliza tem como única companhia sua câmera. Determinada a se firmar como fotógrafa profissional, ela acaba de aceitar um convite do governo britânico para se hospedar durante um ano no castelo da família real local. Sua missão: fotografar, para o acervo da Coroa inglesa, a vida no Estado principesco de Juraipore.
Ao conhecer Jayant, irmão mais novo do marajá, Eliza embarca na aventura mais transformadora de sua vida. Acompanhada pelo príncipe rebelde e misterioso, ela conhecerá uma terra marcada por contrastes — com paisagens de beleza incomparável, cultura rica e vibrante e, ao mesmo tempo, a mais devastadora das misérias.
Enquanto Eliza desperta Jayant para a pobreza que circunda o castelo, ele mostra a ela as injustiças do domínio britânico na Índia. Juntos, descobrem uma afinidade de alma e uma paixão arrebatadora. Mas a família real fará de tudo — até o impensável — para impedir a aproximação entre o nobre indiano e a viúva inglesa.

Projeto 2018, parar de dar duas chances para autor que me decepciona na primeira paulada!!! Li o primeiro livro da autora, O Perfume da Folha de Chá e não me identifiquei com a trama, mas quis tentar uma segunda vez com Antes da Tempestade para ver se conseguia gostar do estilo, mas não deu muito certo.

Eliza acaba de receber uma proposta de trabalho tentadora para voltar as terras de sua infância, agora adulta e viúva, foi contratada para conviver durante um ano dentro do castelo da família real da Índia e fotografar seu dia a dia. Depois de perder as coisas que achava mais importante na vida, só lhe sobrou a fotografia, e é em busca de contentamento pessoal que ela se joga nessa empreitada. Ao chegar ao castelo, Eliza conhece Jayant, o príncipe irmão do Rei, e no decorrer dos dias e com o convívio próximo, uma paixão proibida nasce entre esses seres de mundos tão diferentes mas com um destino ligado.

A trama, que se passa em uma cidade fictícia da Índia, tinha tudo para ser incrível mas mais uma vez a autora jogou tudo pelo ralo. É fato que a trama possui um contexto histórico pesado, e que muito pode se descobrir sobre a Índia na época em que os Ingleses a comandava, mas ainda sim, a história se perdeu.

Os personagens são mal trabalhados e não existe aprofundamento de suas personalidades, tirando claro Eliza, sempre confusa e indecisa, enfiando os pés pelas mãos. A autora inseriu no decorrer do enredo diversos personagens, mas não consegui entender o intuito pois a maioria era dispensável ao enredo. Em meio ao romance muita coisa acontece, mas o destaque devido não foi dado a nenhuma delas, e apesar do casal ter tudo para ser shipado, a leitura mais uma vez se tornou confusa e cansativa. 

Eu tinha esperanças de que nesse segundo livro a autora traçasse uma rota e fosse até o final criando um romance em um cenário perfeito e encantador, mas infelizmente não foi isso que aconteceu me deixando decepcionada. Só posso levar de positivo aqui as descrições e a viagem à distância a uma Índia bela e rústica, cheia de mitos com uma cultura rica em festas e cores. 

Se você gosta de livros com temática histórica que te levam além das fronteiras, Antes de tempestade pode ser um bom passeio, mas não espere muito do romance que pode ser válido, mas um pouco insosso.

A Autora


Dinah Jefferies nasceu na Malásia e se mudou para a Inglaterra com nove anos. Trabalhou com educação, viveu numa comunidade e realizou obras como artista plástica. Seu primeiro livro, A separação, foi publicado pela editora Viking em 2014. O perfume da folha de chá é seu segundo romance.

Avaliação (2/5)




B-jusssss!
;-p

Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p