Sonhos em Flor - Estelle Laure


LAURE, Estelle. Sonhos em Flor. Tradução Janaína Senna. São Paulo: Editora Arqueiro, 2018. 272 p. (Essa Luz Tão Brilhante, v.2). Título original: But then I came back. Skoob. Comprar.

Sinopse

Eden Jones tem 17 anos e o futuro todo planejado. Com o apoio dos pais amorosos, do irmão gêmeo que a entende como ninguém e de Lucille, a melhor amiga de todas, sonha em estudar em Nova York e se tornar uma grande bailarina.
Então seu mundinho perfeito começa a desmoronar... Além de não se sair bem no primeiro teste para um balé importante, fica sem chão quando Lucille e seu irmão escondem dela que estão namorando.
Mas o destino achou que isso não era o bastante.
Eden passa por uma incrível experiência de quase morte, porém volta com muitas perguntas e não consegue retomar a vida.
As alucinações com flores negras e com a garota em coma na mesma ala do hospital onde esteve internada a levam a Joe, e só aí ela entende que não ter o controle das coisas pode ser libertador.

Depois do final surpreendente de Essa Luz Tão Brilhante, não teve como não correr para ler Sonhos em Flor. Não que seja exatamente uma continuação, dá perfeitamente para ler o segundo sem ter lido o primeiro, mas você vai ter um spoiler gigantesco da história de Essa Luz, por isso recomendo ler na ordem. 

Sonhos em Flor traz como protagonista Eden, a melhor amiga de Lucille. Ela é uma garota doce e tranquila que acredita ter sua vida toda planejada: ela vai ser bailarina em Nova York, mas nada sai como o esperado. Primeiro ela vai muito mal em um teste importante, e depois descobre que seu irmão gêmeo e sua melhor amiga estão apaixonados e namorando, e escondem isso dela. Mas como nada é tão ruim que não possa piorar, Eden sofre um acidente e fica em coma por vários dias.

Durante o coma, ela tem uma experiência de quase morte e se vê perdida em um lugar estranho, com flores negras e uma garota que ela nunca viu antes. Quando acorda, Eden está confusa e não sabe o que foi real e o que foi sonho, mas ela descobre que a garota que via está em coma no mesmo hospital. A menina se chama Jasmine e não tem família, apenas um amigo chamado Joe que vem vê-la todos os dias. Durante seu longo processo de recuperação (ela precisa reaprender coisas básicas como andar e comer), ela e Joe acabam se tornando amigos e tentam ajudar Jasmine.

Espero que ela ajude você a entender exatamente o que pretendo expressar. Porque a vida é muito difícil, as pessoas são malucas, ferem-se mutuamente e, na maior parte do tempo, são um saco. A vida é misteriosa, assustadora, frustrante. Mas também é linda, brilhante e mágica. E é sua. Portanto, trate-se de se apossar dela. Quer dizer, por que não?

No primeiro livro eu gostei muito de Eden justamente por sua doçura, mas após ter sofrido o acidente, ela se vê cheia de limitações, tendo que abrir mão de coisas que verdadeiramente ama e, assim, acaba tendo a sensação de não pertencer a lugar nenhum. Sua família, sua amiga (que agora é cunhada) são quase estranhos para ela e deste modo ela vai acumulando raiva, se tornando sarcástica e exageradamente sincera. A “quase morte” a faz perder sua essência e ela precisa descobrir quem é. 

- Não posso mudar o que a vida põe no seu caminho, queira você isso ou não. Então você é que precisa decidir como vai lidar com a sua vida, Eden. Você quer fazer dela um paraíso ou um inferno?

O livro tem um quê de sobrenatural que me atraiu muito e a jornada de redescoberta de Eden é muito dolorosa, e esses elementos poderiam fazer de Sonhos em Flor um livro inesquecível. No entanto, ao meu ver a autora tratou esses temas de uma maneira rasa e isso desqualificou um pouco a leitura, pois esperava muito mais do livro. No entanto, a narrativa poética e ao mesmo tempo descomplicada da autora compensa o deslize.

Série Essa Luz Tão Brilhante


A Autora

Estelle Laure é fã do escritor Kurt Vonnegut e acredita no amor, na magia e no poder de encarar verdades difíceis. Possui bacharelado em artes cênicas e mestrado em literatura para crianças e jovens adultos na Faculdade Vermont de Belas-Artes. Mora em Tao, no Novo México, com os dois filhos.


Avaliação (3/5)




B-jusssssss! 
;-p



8 comentários:

  1. Não li nenhum dos dois livros, mas as capas são lindas. Quanto à história, parece ser bem original, por isso fiquei curiosa para conhecer um pouco mais.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  2. Uma pensa a autora ter tratado esses temas tão importantes de maneira rasa, o livro parecia ter tudo para se aprofundar neles! Acho essas capas tão diferentes uma da outra, não parecem sequencias, sabe? De qualquer forma, tanto esse como o primeiro livro seguem na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro e me encantei pela capa. Simples e linda.

    Confesso que quando comecei a ler a resenha achei a história meio mortinha, essa coisa de acidente, pareceu melodramática, mas quando vc falou que tem um quê de sobrenatural me interessei rs Não curto muito histórias tristes, mas adoro um suspense.
    Beijo grande flooor

    http://cariocadointerior.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uau!

    Achei muito show a sinopse desse livro, embora eu me assuste um pouco com essas leituras que abordam o sobrenatural. Eu realmente quero ler esse livro, eu não o conhecia até agora, mas acho que sua resenha e seu post me instigaram a leitura. Parabéns pelo blog e pela postagem, muito sucesso!


    Carinhosamente,
    Franklin S. Carter ♥
    http://franklinscarter.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Tinha gostado da resenha que li do primeiro. E gostei mais ainda dessa resenha. Sua resenha dos dois livros, atiçaram minha curiosidade. Com certeza lerei em breve esses livros. Dica anotada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não li o primeiro livro, apesar de estar na minha infindável lista de desejos, sabendo da continuação me dá ainda mais vontade de fazer tal leitura, mesmo que neste livro a autora tenha fica meio superficial nos assuntos abordados. Vamos deixar a dica anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não li nenhum dos dois livros, mas só vejo opiniões maravilhosas e pela resenha percebi que deve ser lido, pois amo historias emociantes, e você que a Eden é uma menina doce e pelo que vi deve ser muito forte, por isso um ponto positivo para eu ler trama.

    Parabéns pela resenha!

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que pena que o livro deixou a desejar um pouco...
    Amei a sua foto!
    Vou deixará a dica anota para conferir mais tarde.
    Beijos

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p