Easy – Tammara Webber

WEBBER, Tammara. Easy. Campinas, SP: Verus, 2013. 305 páginas. Título original: Easy.
Avaliação (1 a 5): ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

“Ele largou o caderno no chão e o lápis em seguida, e seus olhos não se afastaram dos meus nem por um momento. Quando ele se inclinou por cima de mim, senti uma sensibilidade aguçada em cada parte do meu corpo que tocava o dele – parte do quadril pressionando o meu, seu peito deslizando sobre o meu, seus dedos traçando meus pulsos e antebraços e tocando meu rosto. Ele me imobilizou, com os lábios perto da minha orelha. Quando beijou aquele lugar sensível, minha respiração estremeceu.
- Você é tão linda! – sussurrou ele, levando a boca até a minha.” (p. 92)

Vocês não imaginam o quanto eu fico feliz quando encontro um livro que tem uma propaganda imensa, uma fama de ser o melhor do gênero que já li, e, quando finalmente consigo lê-lo, descubro que ele é exatamente o que prometeu: o melhor New Adult do momento! Esse é a caso de Easy, de Tamara Webber, que de tão bem falado lá fora, causou furor nos leitores tupiniquins quando soubemos que a Verus tinha comprado seus direitos.

Jacqueline Wallace acabou de romper com seu namorado Kennedy. Romper não, na verdade ela levou um pé na bunda enorme e sem mais explicações, pois a única razão para o fim de seu relacionamento era que seu ex queria aproveitar a faculdade solteiro. O problema é que Jacqueline tinha mudado completamente sua vida por causa de Kennedy. Depois de terem namorado por quase todo o ensino médio e serem considerados o casal perfeito da escola, ela mudou suas opções de faculdade, para poder acompanhar Kennedy. Ela é uma grande musicista e poderia estar em Oberlin ou Juilliard, mas agora está sozinha, longe de casa e em um curso que não gosta.

Para piorar um pouco, Jacqueline faz uma matéria com Kennedy, Economia, e por causa do rompimento, ela ficou duas semanas sem aparecer na aula, perdendo trabalhos e avaliações importantes. Para não ser reprovada, ela pede uma segunda chance ao professor que passa a ela um trabalho enorme, que deverá ser feito com a orientação de um monitor, Landon. Nos primeiros contatos, Landon parece ser muito arrogante, mas conforme a necessidade vai aproximando-os, começa a rolar um clima entre eles.

Só com isso você já teria um super enredo para se divertir, mas Tamara Webber não quis se contentar com pouco. Já nas primeiras páginas do livro, Jacqueline é atacada e quase estuprada por Buck, uma dos melhores amigos e colega de fraternidade de Kennedy, no estacionamente da faculdade. Só não acontece o pior porque ela é salva por Lucas, um um lindo e misterioso bad boy.

* * * * *

Perderam o fôlego? Não disse que Easy era exatamente o que prometia? E melhora ainda mais, porque a narrativa de Tamara Webber é incrível. Ela conduz a história com uma maestria ímpar e faz com que a gente devore o livro. Eu li em dois dias, e sou muito lenta para ler!

Também gostei muito de acompanhar o amadurecimento de Jacqueline. Todo mundo sabe que uma das características de New Adult é justamente se tratar dessa fase de transição do personagem, entre a adolescência e a vida adulta, e retratar seu crecimento, mas em Easy a clareza desse processo é supreendente. No início, Jacqueline não decidia nada sozinha, nem mesmo a universidade que queria cursar e no fim, ela é totalmente resoluta de si e capaz de resolver seus dilemas.

Outro ponto que considerei muito positivo foi a maneira da autora tratar um tema tão difícil quanto a violência sexual. O livro me fez pensar muito sobre os limites da agressão e como muitas vezes, as pessoas a consideram comum, por se tratar de um casal, como se pelo fato de você ser a namorada ou esposa de alguém significasse que você deva transar quando e como essa pessoa quer. Ou se uma garota põe um roupa curta ela quisesse ser apalpada e agarrada por alguém. É preciso entender o valor e a força de um não, e se a pessoa disser não o que acontecer depois é estupro, não importa o grau de relacionamento com o agressor.

Um livro fofo, romântico, muito bem escrito e que ainda cumpre um papel social, com certeza indico para qualquer um que queira uma leitura agradável e surpreendente. Eu amei o livro e com certeza quero muito mais New Adults na minha estante.

Tammara WebberTammara Webber escreve livros para jovens e adultos. Ela se descreve como um romântica incorrigível que adora livros com um final feliz, porque já existem muitos finais tristes na vida real. Antes de ser escritora, ela foi orientadora acadêmica na Universidade do Texas, monitora de economia, gerente do planetário, atendente de clínica de radiologia e a pessoa mais pálida que já trabalhou num salão de bronzeamento artificial. Tammara se casou com o namorado da época de escola, com quem tem três filhos e quatro gatos.

B-jusssssss! ♥
;-p

Gostou? Então comente, suas opiniões, críticas e sugestões são sempre muito bem vindas!
Comentou? Então não se esqueça de preencher o formulário do Top Comentarista Novembro! =D

6 comentários:

  1. Poxa o livro parece ser bem interessante, e que legal que a autora tratou um tema bem sensível que é o abuso de mulheres, esse livro deve ser realmente incrível!!! Tô louca pra conhecer o Luccas e seu segredo!!!! Outra coisa que é essencial em um livro é a narrativa da autora e que bom que a narrativa é ótima!!

    ResponderExcluir
  2. essas palavras tocaram meu coração,a resenha é tão boa que faz qualquer livro parecer perfeito

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro...Lucas é maravilhoso..como um cara pode ser tão fofo <3 .. como vc, tb achei um ponto positivo a autora falar sobre a violência sexual. Esse livro é perfeito ...entrou na lista dos meus favoritos e como vc tb li em 2 dias :) ... fiquei triste pq o livro terminou muito rápido...queria mais ...rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Adorei pq vc esclareceu bem o que posso esperar dessa leitura, com impressões interessantes e que considero relevantes. Uma narrativa que me prenda é fundamental, senão arrasto dias para ler, ponto para Easy. Personagens com seus problemas e nem por isso dramáticos além da medida ou traumatizados, ponto para Easy. E uma autora objetiva, sem mimimis e direto para o que o leitor quer saber. Enfim, todos os ingredientes pra fazer sucesso comigo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina!

    Esse livro tem causado na blogosfera, rsrs.

    Realmente a violência sexual é um tema muito forte e deve ser abordado com sensibilidade.

    Bj!

    ResponderExcluir
  6. Graziela Silvestre8 de dezembro de 2013 17:29

    fabuloso,amo livros assim...quero muito ganhar ew começar a ler

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p