Metamorfose? - Gail Carriger


CARRIGER, Gail. Metamorfose? Tradução: Flávia Carneiro Cândido. Rio de Janeiro: Valentina, 2013. 320 páginas. (Protetorado da Sombrinha, v.2). Título original: Changeless .

Sinopse:
“Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com Alma?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural.

Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada.Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer.
Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade.

A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo!”

Metamorfose? foi o livro sorteado no meu TBR Book Jar de Março e mesmo tendo amado Alma? (o primeiro livro da série O Protetorado da Sombrinha) infelizmente eu não teria previsão para a leitura. Então imaginem o quanto surtei quando sorteei o livro!

Nessa nova aventura Alexia Tarabotti é agora Lady Macon, esposa com conde Woolsey, e muhjah da rainha - um cargo importantíssimo e que há muito estava vago pela falta de preternaturais. Sua vida estaria até relativamente tranquila, não fosse pelo exército de lobisomens que acamparam no jardim de sua casa e por uma estranha praga “humanizadora” que estava rondando Londres. Por algumas horas, todas as criaturas sobrenaturais da cidade perderam seus poderes, tonando-se frágeis humanos (a exceção dos fantasmas, que foram exorcizados).

Todas as investigações de Lady Macon apontam para a Escócia, para onde a praga parecia estar locomovendo e para onde também seu imponderável marido parece ter se dirigido. É lá que está a antiga alcateia de Lorde Macon, que ele abandonou para se mudar para Londres e ser o novo alfa da região, até chegar a chefe do DAS. Sem pensar duas vezes, Alexia toma um dirigível para a Escócia, acompanhada de sua fútil irmã Felicity, da srta. Ivy Hisselpenny e seus chapéus espalhafatosos e da Madame Lefoux, uma inventora francesa que se veste com roupas masculinas e tem lá seus mistérios. Fechando o estranho grupo estão a camareira Angelique e Tunstell, chefe dos zeladores e criado pessoal do Lorde Macon - uma mulher decente não poderia viajar de dirigível sem estar acompanhada de um homem.

Muitas coisas estranhas acontecem durante a viagem: Alexia sofre uma tentativa de envenenamento, sua cabine é revirada, Angelique e Madame Lefoux tem estranhas discussões enquanto Felicity e Ivy disputan o amor de Tunstell. Ao chegar à Escócia, Lady Macon descobre muito sobre o passado de seu marido, o que aumenta ainda mais suas suspeitas sobre a origem da maldição. E quando percebemos, estamos mergulhados em mais uma aventura cheia de mistérios, confusão e bom humor - e humor inteligente e ácido, marca registrada de Alexia.

Se eu comparar Metamorfose? com o primeiro livro, tenho que dizer que fiquei decepcionada. A história está totalmente focada em Alexia e os demais personagens que deram tanto charme à série ficaram em segundo plano, principalmente Lorde Akeldama, Floote e o próprio Lorde Macon. Não que esse seja um grande problema, já que Alexia por si só já uma personagem incrível, mas ela está muito diferente nessa história, nem parece aquela mulher ousada, irreverente, audaciosa e muito a frente do seu tempo que conheci em Alma?. Ela está mais fútil, e até mesmo meio tola agora.

A escrita peculiar de Gail Carriger também está bem diferente, nem parece a mesma autora do primeiro livro. O narrativa ficou arrastada, repetitiva e um pouco corrida no final. Eu demorei para conseguir me envolver com a história, mesmo a trama sendo bem elaborada e nos levando a viver situações misteriosas e conflitantes, algumas até bem hilárias. Mas os últimos capítulos engrenaram e eu os devorei! Toda a emoção da história ficou para o final.

Novos personagens apareceram nesse livro, e a que mais me chamou a atenção foi Madame Lefoux, pelo mistério que a envolve e pelo modo peculiar com que se veste. Com trajes masculinos, ela sustenta um visual andrógino em pleno século XVIII, muito ousado! Sem contar que ela é uma inventora e responsável por trazer a veia steampunk para a história. E isso é um ponto positivo para a história, já que as invenções mirabolantes tão características do steampunk estão bem mais presentes nesse volume, até o dirigível apareceu.

No geral é um bom livro, o problema é justamente ser o segundo de uma série que começou incrível. Alma? superou todas as minhas expectativas e infelizmente Metamorfose? não conseguiu se manter no mesmo nível. Mas com certeza, estou louca por Inocência?, já que o final imprevisível garante que muitas emoções vem por aí. Livro recomendado!

Série Protetorado da Sombrinha
  1. Alma? - (Souless)
  2. Metamorfose? - (Changeless)
  3. Inocência? - (Blameless) 
  4. Heartless - (Ainda não lançados no Brasil)
  5. Timeless

Veja mais:

A autora

Gail Carriger começou a escrever para suportar as agruras de ser criada na obscuridade por uma britânica expatriada e um rabugento incorrigível. Fugiu da pacata vida interiorana e, quando deu por si, tinha adquirido vários diplomas de nível superior. Então, viajou pelas cidades históricas da Europa, sobrevivendo apenas dos biscoitos que levava escondido na bolsa. Agora vive nas colônias, cercada por um harém de amantes armênios, só toma chá importado de Londres e cria gatos que urinas exclusivamente em vasos sanitários. Gosta de chapéus pequeninos e de frutas tropicais. Descubra mais, muito mais em http://gailcarriger.com/

Avaliação (4/5)





B-jusssss! ♥
;-p

4 comentários:

  1. Fique meia confusa com essa estória, que pela sua resenha é bem assim mesmo. Eu não conhecia a obra, então não tenho nenhum parâmetro para comparar, pra mim, parece um boa livro e essa personagem, A Alexia, me atraiu muito, por fugir ao convencional. Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nina, eu estou louca para ler esse livro.

    Na verdade o primeiro livro e esse.
    Eu tenho, mas nem previsão de quando vou ler.

    A história me parece legal apesar da caída que você disse que deu.

    Não sabia que tinha mangá. Vou dar uma olhada.


    Lisossomos

    ResponderExcluir
  3. Amiga olha vejo muita gente comentando muito bem sobre essa série, mas eu nunca tive a oportunidade de fazer a leitura. Tenho interesse, mas eu ainda não li sabe? Mas espero gostar bastante. Eu gostei de tudo que tu abordou sobre a história do livro, mas eu não sei se vou querer ler por agora. Mas mesmo assim, quem sabe eu ainda venha a dar uma chance assim que puder =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-levada-ao-entardecer.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina!

    Eu amo as capas dessa série e estava doida pra começar a ler. Então, consegui "Alma?" e peguei pra ler loucamente, mas quando ela compara a morte de um vampiro com um suflê murchando, eu broxei muito. Achei a escrita da autora meio enrolada, não fez minha cabeça, mas confesso que o livro ainda tá aqui do lado me olhando com essa capa linda e, quem sabe, eu dê uma chance pra ele.
    Agora, se "Alma?" superou suas expectativas e eu não gostei, imagina com "Metamorfose?" que você não gostou, acho que vou odiar T_T Mas, mesmo assim você deu quatro de cinco apanhadores de sonhos, então não deve ser de todo dispensável, neh!?
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p