Inocência? - Gail Carriger


CARRIGER, Gail. Inocência? Tradução de Flávia Carneiro Anderson. Rio de Janeiro: Valentina, 2015. 302 páginas. (O Protetorado da Sombrinha, V.3). Título original: Blameless.

Sinopse
“Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Ao abandonar a residência do marido e se mudar de volta para o lar de sua terrível família, Lady Maccon se tornou o escândalo da temporada em Londres. Além disso, a Rainha Vitória dispensa Alexia do Conselho Paralelo, e a única pessoa capaz de ajudar a esclarecer os fatos, Lorde Akeldama, inesperadamente deixa a cidade. Como se não bastasse, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas, indicando – como apenas joaninhas são capazes de fazê-lo – o fato de que todos os vampiros londrinos estão muito interessados em vê-la rigorosamente morta. Enquanto Lorde Maccon concentra seus esforços em ficar cada vez mais ébrio e o Professor Lyall se desdobra para que a Alcateia de Woolsey se mantenha coesa, Alexia deixa a Inglaterra em direção à Itália em busca dos misteriosos Templários. Somente eles têm o conhecimento sobre os seres preternaturais que Alexia precisa para entender sua crescente e inconveniente condição, mas eles podem ser piores que os vampiros – e estão armados com molho pesto.

A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo! Best-seller do New York Times e finalista do Goodreads Choice Award na categoria Paranormal Fantasy.”

Pode ler tranquilo, resenha sem spoilers dos livros anteriores ;-)


Nunca fiz segredo do quanto amo essa série e que ainda não consegui encontrar uma protagonista tão peculiar quanto Alexia Tarabotti, ou Lady Maccon. Ela é inteligente, corajosa e ousada, uma mulher totalmente à frente do seu tempo, que se interessa por ciências e as novas invenções e que não cabe nos padrões de beleza e estética da Era Vitoriana. E tudo isso sem deixar de ser feminina e estar sempre muito bem vestida. Para que o enredo fique ainda mais interessante, ela tem como par Lorde Maccon, o lobisomem alfa de seu bando, chefe do DAS e muito, muito, muito sexy.

Além de ter esse casal incrível, a série ainda traz a escrita única de Gail Carriger, que consegue manter o estilo e maneirismos do século XIX em sua narrativa sem ser chata ou difícil de se entender. Muito pelo contrário, ela é leve e ágil, cheia de bom humor e com uma pitada de sarcasmo que deixa tudo muito interessante.

Mas depois de rasgar toda essa seda para O Protetorado da Sobrinha, devo dizer que Inocência? me decepcionou muito e que para mim foi o livro mais fraco da série. Não sei bem como vou explicar isso ser dar spoilers, mas vou me esforçar.

Para começar, Alexia e Maccon estão separados e, como se isso já não tirasse boa parte da magia do história, o nosso lobisomem está totalmente irreconhecível. De sexy, bravo e irreverente ele se tornou um bêbado tosco que mal consegue tomar decisões sozinho. Quase todas as ações foram tomadas por Lyall - nada contra o professor, mas eu senti muita falta do alfa exercendo seu domínio rsrs.

A própria Alexia está bem diferente, mesmo lutando contra o mundo para provar sua inocência e salva sua vida, em vários momentos ela encontrou tempo para ser tola e fútil e isso para mim foi imperdoável já que vai contra tudo o que a personagem representou até agora. Ao mesmo tempo Ivy e Madame Leffoux ganharam um destaque que não merecem na história, principalmente a cientista, que continua sendo chata, cheia de segredos sem sentido e muito impertinente. Por outro lado, foi bom conhecer um pouco mais de Floote, o mordomo praticamente salvou o livro com suas cenas hilárias e seu penteado imexível!

Enfim, a série continua totalmente imprevísel e nonsense, como essa mistura de sobrenatural com Steampunk, mas infelizmente esse volume não me agradou. Pretendo sim ler os próximos volumes, aliás já estou bem ansiosa para isso já que vi no Goodreads que a série ganha novos rumos no quarto livro e volta a ter o encanto do primeiro. Só espero que a Editora Valentina não nos faça esperar demais pela continuação.

Série Protetorado da Sombrinha
  1. Alma? - (Souless)
  2. Metamorfose? - (Changeless)
  3. Inocência? - (Blameless) 
  4. Heartless - (Ainda não lançados no Brasil)
  5. Timeless

Veja mais:

A autora

Gail Carriger começou a escrever para suportar as agruras de ser criada na obscuridade por uma britânica expatriada e um rabugento incorrigível. Fugiu da pacata vida interiorana e, quando deu por si, tinha adquirido vários diplomas de nível superior. Então, viajou pelas cidades históricas da Europa, sobrevivendo apenas dos biscoitos que levava escondido na bolsa. Agora vive nas colônias, cercada por um harém de amantes armênios, só toma chá importado de Londres e cria gatos que urinas exclusivamente em vasos sanitários. Gosta de chapéus pequeninos e de frutas tropicais. Descubra mais, muito mais em http://gailcarriger.com/

Avaliação (2/5)






B-jussssss! ♥
;-p

18 comentários:

  1. OI Nina!!
    Para ser sincera, eu tentei ler essa série e parei quando ela comparou a morte do vampiro com um suflê murchando. Não sei porque a escrita da Gail não me pegou, queria tanto ter gostado da série, ela tem elementos que eu gosto e as capas sao amor... Vou tentar a leitura de novo mais pra frente, quem sabe ela me ganha neh?! So vou ser cautelosa em ler esse livro pra não ficar tão decepcionada T_T
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Pena que você não tenha gostado.
    Todas as resenhas que vi foram positivas sobre o livro. Mas gosto é diferente para cada um.
    Eu tenho o primeiro livro e ainda não li. Vou ler e tirar minhas próprias conclusões.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ser muito o tipo de livro que leio não sei porque esse me atrai, talvez por se Steampunk, parece ser bem divertido


    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!


    Que pena que você não gostou do livro. Vendo pela sinopse, não acho que leria também, não curto romances de época.


    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Sou completamente curiosa em relação aos livros, mas ainda não tive a chance. Te entendo perfeitamente, com Hex Hall também deixou a desejar pra mim, eu acho que os autores tem que parar os livros antes de decepcionar ou até mesmo dar um tempo antes de voltar a escrever sobre eles, já que na sequência de um, dois e três eles acabam perdendo a mão e confundindo nós leitores.

    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/

    Xoxo

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina, parabéns pela sua resenha! Eu sou louca para ler essa série, ela tem uma premissa que chama muito minha atenção e sem contar nessas capas que são maravilhosas, sabe que é difícil eu ver alguém que não tenha gostado dos livros, o que me deixa mais curiosa ainda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina, acho que ainda não li as resenhas dos livros anteriores. Particularmente não me identifiquei muito com a história, talvez por estar pegando do meio. Vou procurar ler mais sobre os primeiros livros. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Quantos livros hein essa série é enorme. Gostei dos títulos. Fiquei apaixonada pela capa. Que pena não ter superado suas expectativas. Quem sabe o próximo seja melhor. Beijos, Érika


    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  9. Olha eu sempre tive curiosidade de ler essa série, mas até hoje eu não li porque eu na verdade não sei o que esperar ou se eu vou realmente gostar sabe? Seilá, eu acho que não seria um livro que pegaria logo para ler não. Mas mesmo assim a história chama atenção, até porque já li resenhas dos livros anteriores e todos falam bem. Bom seila...Quem sabe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-memoria-falsa.html

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula Lima Miranda28 de agosto de 2015 às 16:23

    Oiii!

    Nina, eu não li esse livro ainda e tenho certa curiosa em conhecer essa obra. Gosto dos elementos que ele apresentam e tenho muuita curiosidade de ler steampunk. Mas fiquei chateada com o fato de que não te agradou. Espero que no proximo a autora consiga te reconquistar!

    Beijinhos,

    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Nina!
    Não sou fã de histórias sobrenaturais e confesso que sendo misturada com fantasia me deixa ainda mais pé atrás. São como é difícil resenhar uma série sem dar spoiler e vc fez isso muito bem. Parabéns!
    Beijos


    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amei essa série. Eu não curto muito histórias do gênero, mas essa foi tão divertida e a narrativa da autora é deliciosa. Espero que esse livo não me faça desgostar, porque pensar em Alexia como uma fútil e tapada não cola.


    www.letrascomcafeina.com.br

    ResponderExcluir
  13. Acho as capas dessa série muito lindas, e morro de vontade pra ler, mas e minha preguiça de séries que ainda estão sendo escritas? Odeio esperar pra ler, pois quando lança o próximo você já esqueceu tudo e tem que reler os anteriores, e não tenho muito tempo pra isso =/
    Mas ela é uma das que eu leria assim que sair todos os livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Nina! Tudo bem?

    Então, essa série super me atraiu desde que o primeiro livro - Alma? - foi lançado. Primeiro pelas capas, segundo por essa mistura maluca de sobrenatural, steampunk e "romance" de época. Eu simplesmente adooooro todos esses temas!

    Comprei o primeiro volume mas ainda não o li... Na verdade nem sei o motivo! (vergonha). Mas,após ler sua resenha e saber do quão incrível é essa protagonista, me animei a ler! \o/

    Outra coisa... Há anos não ouço e nem leio a palavra "quiproquós".. kkkkk... Adorei! Quando eu era criança adorava essa palavra... Acho que por ser difícil de pronunciar... Rs!

    Adorei seu blog... Seu banner é lindíssimo!!!! *-----------*

    Aproveitando a oportunidade, gostaria de convidá-la a nos fazer uma visita!
    Acabamos de ingressar no mundo "bloguístico literário" e adoraria saber sua opinião sobre nosso blog! E, melhor, adoraria que nos visitasse sempre! Espero por você! Vem dar pitaco com a gente! :D

    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/

    Beijos!
    Bom feriado!
    Fabíola Carvalhais.

    ResponderExcluir
  15. Nina, eu tenho os dois primeiros livros dessa série, mas cadê que eu comecei a ler? Vergonha.
    Que pena que o livro quebrou o ritmo nesse, espero que no quarto ele retome a magia do primeiro.
    Já fiquei curiosa pelo casal só pelo que você disse aqui.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Oi, ja tive a oportunidade de ler esse livro. Porém não quis. Não faz muito o meu gênero literário. Acho que essa história de lobisomem e vampiros já deram o que tinham que dar. Li algumas críticas positivas nos livros anteriores, mas você nao e a única que esperou mais desse Inocência?. Por isso não curto muito séries.

    Http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Li o primeiro volume da série e não gostei muito da história, a personagem é muito bem desenvolvida mas achei bem lento a narrativa e por isso não dei continuidade na série.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?

    Nossa, não sabia que a série era tão longa. Apesar disso, eu sou louca para conhecer a série porque quero ler mais livros do gênero steampunk. Essa protagonista parece ser bem interessante. Sobre o andamento da série, sei bem o que é ter uma queda de rendimento da história e acho até tolerável.

    Espero conhecer a história em breve.

    Beijos,

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p