Baía da Esperança - Jojo Moyes


MOYES, Jojo. Baía da Esperança. Tradução Alda Porto - 2ª ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. 392 p. Título original: Silver Bay. Skoob.

Sinopse:
“Quando Mike Dormer parte de Londres para uma pequena cidade litorânea da Austrália, a fim de impulsionar a construção de um resort de luxo, vislumbra apenas mais um contrato milionário que lhe permita subir outro degrau da escada empresarial. O destino, porém, lhe reserva algo diferente. Baía da Esperança não é uma cidadezinha qualquer, e as tripulações de observação de baleias, lideradas pela enigmática marinheira Liza McCullen, logo vão se revoltar contra o apetite predatório do forasteiro Mike. Quando a megaconstrução começa a ganhar vida, e então se revelam os efeitos na fauna local, os mundos de Liza e Mike se chocam, com resultados dramáticos. Perigos inesperados irão confrontar os nativos, sejam eles criaturas marinhas ou seres humanos. E Mike se vê obrigado a responder à pergunta que paira sobre Baía da Esperança: até onde se pode chegar, antes de acabar por destruir o que se ama?”

Há muito tempo tenho vontade de conhecer melhor as obras de Jojo Moyes pois sei de muita gente que é louca por Como Eu Era Antes de Você (que eu não li). Então, quando a Bertrand relançou os primeiros livros dela com essas capas divinas, eu vi minha oportunidade de finalmente mergulhar no mundo de Moyes.

Mas tenho que admitir que o mergulho até agora foi meio decepcionante. Em Busca de Abrigo e A Casa das Marés foram boas leituras mas não me tocaram como eu esperava. Não senti aquele “uau que livro lindo” com eles. Será que aconteceu com Baía da Esperança?

Mike Dormer é um financista que parte para uma pequena cidadezinha litorânea da Austrália para estudar a construção de um resort de luxo na baía, mas nunca pensou nas consequências que essa construção vai trazer para os habitantes e animais da região. Pensando em facilitar seu trabalho, ele se apresenta como um turista e não diz logo de cara quais são suas reais intenções. Mas conforme vai passando o tempo nesse lugar pitoresco, suas relações vão se estreitando e ele vai começar a rever seus conceitos, principalmente quando ele conhece Liza McCullen. A moça é sobrinha da dona do pequeno e decadente hotel em que ele está hospedado, é marinheira e leva turistas para visitarem baleias e golfinhos em alto mar. Extremamente reservada, Liza só quer garantir a felicidade da filha Hannah e da tia Kathleen e proteger seu coração dos perigos da paixão. Ela tem segredos a esconder, que deixaram marcas profundas e que podem mudar a vida de todos.

Acho que finalmente entendi porque Jojo Moyes é tão amada pelos seus leitores. Baía da Esperança é lindo!!! Fiquei completamente envolvida com a leitura: os personagens, os cenários, o enredo, tudo é tão incrível que eu li torcendo para um final feliz e ao mesmo tempo desejando que não acabasse.

A narrativa é em primeira pessoa e se alterna entre os personagens principais e alguns secundários, e isso ajudou muito a me conectar com os personagens. O enredo envolve temas atuais e muito pertinentes, principalmente nesse momento em que acompanhamos uma tragédia tão avassaladora como o rompimento das barragens em Mariana - MG. Não que só por isso fiquei tocada com o assunto, mas estar tão conectado com o desastre em Minas me fez ansiar por um desfecho mais feliz para a baía australiana.

Admito que o começo da história é bem lento e nas primeiras 100 páginas achei que não gostar do livro. Mas depois a história deslanchou de tal maneira, que eu me vi mergulhada no enredo, simplesmente não queria parar, principalmente depois que o segredo de Liza vem à tona. E até agora ainda estou suspirando com o final…

Enfim, o livro é incrível e posso dizer que, sem sombra de dúvidas, foi uma das melhores leituras do ano. Recomendo para todos que buscam uma história sobre amor, perdão, superação e segundas chances.

A Autora

Jojo Moyes nasceu em 1969 na zona rural da Inglaterra, cercada por cavalos e outros animais. Mudou-se cedo para Londres e se formou em jornalismo, tornando-se correspondente de artes e mídia do Independent até 2001. Vive hoje em East Anglia com o marido e os três filhos. Da autora, a Bertrand Brasil já publicou o romance Em busca de abrigo, sua estreia na literatura, A casa das marés e Baía da esperança.

Avaliação (5/5)






B-jussssss! ♥
;-p

20 comentários:

  1. Oi Nina!

    Me lembro de ter lido sua resenha de Em busca de abrigo e de vc ter dito que não curtiu o livro. Eu o estou lendo e também não estou curtindo, rs.

    Como eu era antes de você é um livro lindo! Fiquei feliz por ter começado por ele na minha caminhada de conhecimento às obras da Jojo, mas ao mesmo tempo, tá meio difícil caminhar!

    Adorei saber que vc gostou de Baía da esperança, pois ele está na minha lista de leitura!

    Beijos!

    Fabi Carvalhais

    http://www.pausaparapitacos.blogspot.com.br - @Pausa Para Pitacos - facebook.com/pausaparapitacos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nina, tudo bom?

    Ainda não li nada da Jojo, mas pretendo fazer isso logo. É uma pena que os dois primeiros livros que tu leu dela não tenham te conquistado taaanto assim, mas fico feliz que Baia da Esperança tenha sido uma das melhores leituras do ano. Fiquei animada para, talvez, até conhecer a autora por ele.

    Beijos,

    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?


    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, sei que a maioria dos livros (todos) são de romances e eu não sou tão chegado ao tal, Mas acho que pra esse livro eu cederia e lia sim, Pois vc falou muito bem dele!!

    ResponderExcluir
  4. Todos da JOJO moyes!!

    ResponderExcluir
  5. Ahh gente, será que os livros lançados pela Bertrand fogem um pouco dos lançados pela Intrínseca? Porque vou te contar que li todos os da Intrínseca e amei cada um, sem exceção. Não é à toa que ela é uma das minhas escritoras favoritas! <3
    Percebi que os livros da Bertrand têm um toque de romance histórico. Acho que um que mais se aproxima desse gênero é o "a garota que você deixou para trás" mas nem de longe ele é cansativo.
    Eu ia começar "Em busca de abrigo" mas no momento preciso de algo mais cheio de aventuras, um pouco fora da minha ou qualquer realidade (ainda em busca de um livro desse tipo dentro da minha estante).
    Beijos Nina!

    ResponderExcluir
  6. Só li um livro da Jojo Moyes e adorei. A capa desse livro é linda e pretendo lê-lo assim que for possível. É uma autora de romance que me conquistou totalmente. Parabéns pela resenha!

    Beijinhos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nina, que bom que finalmente você se encantou por um livro da Jojo. Acho que agora já sei por qual livro dela quero começar. É a coisa mais linda e espero que o final tenha sido lindo também.

    ResponderExcluir
  8. Eu até hoje não li nada da Jojo e to doido para ler!!! Conheci esse livro faz pouco tempo, vamos ver se quando eu ler eu gosto dele :D

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ufa, finalmente você gostou de um livro dessa autora! Hahaha. Eu li suas resenhas anteriores, flor. Eu sempre tive curiosidade em ler algo da Jojo. Tenho a impressão de que vou me tornar fã dela assim que pegar um de seus livros em mãos. Gostei muito das suas impressões sobre Baía da Esperança. Parece o meu tipo de história: envolvente, com cenários maravilhosos, com temas como perdão e amor… Aiai, anotei a dica!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Mais um livro da Jojo Moyes que eu quero mto conhecer.
    Acho que as capas que criaram para ela tao lindas, de longe eu ja sei que é um livro da autora.
    Mas que pena que outros livros nao foram as suas melhores leituras, espero nao me decepcionar qdp eu ler. no entanto saber que vc gostou de Baía da Esperança me deixa feliz
    Gostei da historia pelo que li aqui e saber que a narração é alteranda me deixa satisfeita, é meu tipo preferido, pq assim sabemos oq cada um pensa.
    Quando eu for ler, apesar do inicio lento, nao vou desistir.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. É oficial: preciso mesmo ler Jojo Moyes.

    Toda sinopse de livro dela consegue me atrair; além disso, toda resenha de seus livros é positiva.

    Provavelmente irei começar por "Como eu era antes de você" e ver o que fazer a partir daí. Hahah

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá!


    Sou fã da Jojo por motivos de: Como Eu Era Antes de Você! A escrita dela é maravilhosa e suas mensagens lançadas através do livro são tocantes! Pena que a capa e edição da Bertrand não é lá essas coisas...


    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Depois que eu li Como eu era antes de você, eu quero todos os livros da Jojo. Até a lista de supermercado dela eu leria. Ela fala de um modo natural aquilo que todo mundo precisa ler/saber. Acho que essa capa deixa a desejar um pouco mas mesmo assim eu quero esse livro

    ResponderExcluir
  14. Oi Nina,
    Ainda não li nada da Jojo mas tenho quase todos os livros dela aqui...
    Me falta é tempo pra ler tudo :)
    No início da sua resenha já fiquei com medo terrível por você ter dito que só tinha se decepcionado até o momento...
    Mas então disse que Baia da Esperança faz jus a fama da autora e me animei de novo.
    Alguns livros por serem mais antigos talvez não sejam tão bons quanto os atuais dela pela experiência,
    Mas agora fiquei curiosa e tentada a pular algumas leituras...

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração ❤

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li nada dessa autora, mas espero poder ter a oportunidade de fazer, porque me parece um livro ótimo.Eu vi na livraria da minha cidade ontem ele na bancada junto com outro da autora e achei eles pessoalmente lindos, mas eu não os comprei ainda, porque nem li os que tenho aqui, mas mesmo assim amei a sua resenha. Me parece ser uma es'toria bem envolvente e com personagens cativantes. Espero gostar

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/nova-parceria-editora-generale-oba.html

    ResponderExcluir
  16. oiiiii
    bem achei muiro legal o fato da protagonista ser marinheira....e como sempre o mocinho ricao....sabe as vezes isso cansa...mas vamos ao livro...muito bom ser interligado a animais marinhos...me lembra a sessao da tarde....kkk...mas legal...e vai rolar um romance...vc falou que existe um segredo...estou curiosa....enfim e isso...otima resenha...obg pela dica....e bjss...

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler os outros da Jojo... Eu li só o Como eu era antes de você e eu amei! O que mais quero ler é o um mais um e os outros da intrinseca, e essas capas da bertrand seguem mesmo o mesmo estilo das da intrinseca??

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Ainda não li nada da autora, tenho o livro "Como eu era antes de vocês" mas ainda não pude ler, acho as capas da Bertrand lindas e quero muito poder conferir os livros da autora, seu livros foram sendo lançados um atrás do outro aqui no Brasil e isso foi aumentando a minha vontade de ler. Sua resenha me deixou bem curiosa para conhecer os personagens e saber o segredo da Liza. Espero ler no próximo ano.

    Beijos!

    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Não li nada da Jojo ainda, apesar de ter aqui em casa Como eu era antes de você. Espero me apaixonar pela escrita da autora e me conectar com os personagens. Coloquei esse na lista também, porque parece ser uma história linda, além de conseguir entrelaçar com problemas atuais.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  20. Oi Nina!
    Eu sou uma Jojo Lover, mas não li nem Em busca de Abrigo, nem A Casa das marés ainda... O Ultimo que li dela foi muito bom, acho que é uma caracteristica da jojo ter o começo do livro lento, a maioria é assim, acho que é um teste, se você sobreviver, terá um livro lindo como recompensa.
    QUero muito ler Baia da Esperança, ai.. .só vou colecionando livros da jojo
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p