O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams


ADAMS, Douglas. O guia definitivo do mochileiro das galáxias. Tradução Carlos Irineu da Costa, Márcia Heloísa Amarante Gonçalves e Paulo Henriques Britto. São Paulo: Editora Arqueiro, 2016. 672 páginas. Título original: The ultimate hitchhiker’s guide to the galaxy. Skoob.

Sinopse
"Pela primeira vez, reunimos em um único volume os cinco livros da cultuada série O Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.

Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos, a saga do britânico esquisitão Arthur Dent pela Galáxia conquistou leitores do mundo inteiro. O humor ácido e as tramas surreais de Douglas Adams se tornaram ícones de uma geração e seguem fascinando - e divertindo - leitores de todas as idades. Pegue sua toalha, embarque nessa aventura improvável e, é claro, não entre em pânico!

O Guia do Mochileiro das Galáxias
Segundos antes de a Terra ser destruída para dar lugar a uma via expressa interespacial, Arthur Dent é salvo por Ford Prefect, um E.T. que fazia pesquisa de campo para a nova edição de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Pegando carona numa nave alienígena, os dois dão início a uma alucinante viagem pelo tempo e pelo espaço.

O Restaurante No Fim do Universo
Arthur Dent e seus quatro estranhos companheiros viajam pela Galáxia a bordo da nave Coração de Ouro, em uma busca desesperada por algum lugar para comer. Depois de fazer a refeição mais estranha de suas vidas, eles seguem pelo espaço e acabam descobrindo a questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais.

A Vida, o Universo e Tudo Mais
Arthur Dent passou os últimos cinco anos abandonado na Terra pré-histórica, mas ainda acordava todos os dias com um grito de horror. No entanto, talvez fosse melhor continuar nessa tediosa rotina do que ser arrastado para a sua próxima missão: salvar o Universo dos temíveis e infelizes robôs xenófobos do planeta Krikkit.

Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!
Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer criaturas extraordinárias, Arthur Dent está de volta ao seu planeta. E tudo parece estranhamente normal - exceto pelo desaparecimento dos golfinhos. Disposto a desvendar esse mistério, ele parte em uma nova jornada.

Praticamente Inofensiva
Após muitos anos vivendo separados, cada um em um canto mais insondável do Universo, Arthur Dent, Ford Prefect e Tricia McMillan se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco - mais uma vez - a vida de todos."

A saga de Arthur Dent pela galáxia foi minha companheira inseparável durante a faculdade, enquanto eu descobria o sci-fi, me apaixonava por Arquivo X e perdia a vergonha de ser nerd. E apesar dos livros terem sido tão importantes na minha vida, eu não os tinha na minha estante, na época eu lia os da biblioteca. Então vocês imaginem a minha alegria quando a Arqueiro anunciou que iria lançar todos os livros em um volume único com capa dura! Então readers, não entrem em pânico e embarquem comigo nessa viagem intergaláctica!

Todas as vezes que lemos ou assistimos alguma história que trata da invasão/destruição da Terra, em geral o mocinho tenta encontrar um modo de defender o planeta, isso é meio que o modos operandi da grande maioria dos personagens de sci-fi. Mas Arthur Dent não é assim, sua prioridade é salvar a própria vida, e assim ele foge daqui de carona em uma nave alienígena ao lado de seu amigo Ford - que ele descobre que é um alienígena disfarçado, que vivia em nosso planeta para fazer pesquisas para o Guia do Mochileiro das Galáxias. E os dois partem em uma sequência de viagens pelo tempo, espaço e galáxias em busca do sentido da vida, a pergunta para 42, que é a resposta para a pergunta da Vida, do Universo e Tudo Mais. Confuso, não? Pois é, o livro é inteiro confuso e você tem que estar muito atento e ler com muita calma para conseguir assimilar todos os fatos.

Por isso, ao invés de devorar o livro todo de uma vez, eu passei o último mês lendo-o aos pouquinhos, relembrando o sabor e as alegrias de reviver esse clássico. Aconselho a vocês que façam o mesmo, que não vão com muita sede ao pote, pois vocês irão se deparar com viagens temporais, nave movida a improbabilidade, nomes impronunciáveis, teorias de imprevisibilidade e lugares muito malucos. E tanta informação pode deixar a leitura meio confusa se você tiver pressa.

Um outro equívoco muito comum quando se trata dessa série, é as pessoas evitarem a leitura por acharem que é preciso um conhecimento de física ou de história para entender, o que não é necessário. É claro que se você tiver esse conhecimento, a leitura flui mais rápido (na verdade, até sua vida flui mais rápido - conhecimento nunca é demais ☺) pois o autor recheou o enredo com várias passagens históricas e relações com a física. Fora que o livro é cheio de metáforas e tiradinhas que se você não conhecer algumas coisas, vão ficar meio em sentido - mas não é nada que uma “googlada” rápida não resolva.

Além disso, preciso destacar a genialidade de Douglas Adams! A narrativa dele é inteligente, debochada e sarcástica e o livro é cheio de ironia e críticas à sociedade. E é incrível como ele consegue criar todo um mundo novo fora da nossa sociedade para criticar coisas que estão dentro dela.

“É um fato importante, e conhecido por todos, que as coisas nem sempre são o que parecem ser. Por exemplo, no planeta Terra os homens sempre se consideram mais inteligentes que os golfinhos, porque haviam criado tanta coisa - a roda, Nova York, as guerras, etc. -, enquanto os golfinhos só sabiam nadar e se divertir. Porém., os golfinhos, por sua vez, sempre se acharam muito mais inteligentes que os homens - exatamente pelos mesmos motivos.”

Enfim, ao ler essa “trilogia de cinco livros”, novos conceitos e ideias vão surgir em sua mente e você acaba aprendendo que a resposta para a maioria de suas perguntas é algo bem simples: 42; e que uma toalha é de fundamental importância. Inclusive, é melhor você ler com uma ao lado, apenas por precaução mesmo, pois o mundo pode acabar a qualquer hora e nunca se sabe se seu melhor amigo é um ET!

Se você ainda não leu, recomendo muito que leia, e claro, não se esqueça de seguir a instrução: NÃO ENTRE EM PÂNICO!

O Autor

Douglas Adams é autor da famosa série O mochileiro das galáxias, cujos títulos incluem O guia dos mochileiros das galáxias, O restaurante no fim do universo, A vida, o universo e tudo mais, Até mais, e obrigado pelos peixes! e Praticamente inofensiva, todos publicados pela Arqueiro. Adams nasceu em Cambridge, Inglaterra, em 1952, e morreu aos 49 anos, em 2001.


Avaliação (5/5)






B-jussssss! ♥
;-p

2 comentários:

  1. Olá... Ninah, tudi bem??
    Não curto muito a premissa dos livros não... tenho lido algumas resenhas e meu interesse não muda... não tenho a pretensão de ler, mas sei que tem um monte de gente que gosta incluindo você... percebi o quanto a leitura te prendeu e o quanto gostou desse lançamento com capa dura.. parabéns pela resenha. Xero!

    ResponderExcluir
  2. Oi BFF!!!
    Você é um É.T? Hahahhahahhaha nunca li essa série, mas conheço pessoas assim como você que já leram e amam!!! Tenho curiosidade, mas ainda ando presa a uma pilha inacabável, mas com certeza vou colocar na lista e ler aos pouquinhos para degustar e tirar Minhas conclusões!!

    Beijokas

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p