Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum


BUXBAUM, Julie. Três Coisas Sobre Você. Tradução Ivanir Alves Calado. São Paulo: Arqueiro, 2016. 288 páginas. Título original: Tell me three things. Skoob.

Sinopse
“Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante…”

O segredo para ler e gostar desse livro é não ter pretensões. Mesmo com essa sinopse misteriosa e que promete um livro repleto de emoções, ele é um YA muito, mas muito teen, e se você não gosta do estilo, é melhor nem começar. Feitos os avisos, vamos falar sobre Três coisas sobre você.

Jessie Holmes perdeu tudo o que conhecia, e aos 16 anos está recomeçando sua vida em um lugar que considera totalmente hostil. Sua mãe morreu, vítima de um câncer fulminante, e seu pai se casou novamente com Rachel, uma produtora de filmes hollywoodiana podre de rica. De repente, e sem ser consultada, ela se mudou de Chicago para Califórnia, muito distante de sua melhor amiga, e está matriculada em uma escola para burguesinhos paga pela nova madrasta. E para piorar um pouco a situação, Theo (o filho da madrasta) não parece disposto a facilitar as coisas para ela.

Já no primeiro dia de aula ela percebe que nada em Los Angeles será fácil. Na escola ela é vista como uma estranha, suas roupas e seu hábitos são muito diferentes e isso faz com que ela se torne alvo preferido do bullying das garotas populares. Para piorar, ela sente uma atração incontrolável por Ethan, o bad boy e crush preferido de 10 entre 10 alunas do colégio Wood Valey, e com quem terá que fazer um longo trabalho sobre poesia.

Quando pensa que é o início de três longos anos de solidão, ela recebe um e-mail misterioso assinado por Alguém Ninguém, que promete ser seu guia e ajudá-la a se integrar melhor no colégio. Logo a amizade entre os dois se estreita e eles estão trocando mensagens, confidências e a cada dia, três coisas sobre a vida de cada um deles. Jessie descobre em AN um amigo, um apoio para os momento difíceis, mas como confiar em alguém que não se conhece? Como ela pode saber se não é só mais alguém querendo humilhá-la?

Como eu disse no começo desse texto, o livro é bem teen, mas é uma delícia! A narrativa é muito ágil e, como é em primeira pessoa, em muitos momentos parecia que eu estava lendo o diário de Jessie. Ela é muito reflexiva, apesar da pouca idade, e consegue falar sobre seus sentimentos sem culpa. Até mesmo quando se vê vítima de bulliyng, ela tenta lidar da melhor forma, sem se vitimizar. Uma grande diferença que senti nesse livro ao compará-lo com outros YAs, é que não temos personagens extremamente maduros, como se fossem adultos vivendo como adolescentes, e talvez por isso tenha recebido tantas críticas. Jessie tem 16 anos e age e pensa como se tivesse 16 anos, e isso está claro no livro. Ela é insegura, está assustada com o turbilhão que sua vida se transformou e não sabe muito bem lidar com seus sentimentos. Ela se sente invisível e sozinha e seu único ponto de apoio é um completo estranho. A nossa sorte e que ela é uma menina incrível, porque se fosse uma chata mimada seria difícil aguentar pois o livro se tornaria um dramalhão sem fim, rsrs.

Enfim, o livro é fofo apesar de um pouco previsível (adivinhei fácil que era AN), e pode ser uma ótima pedida para adolescentes ou para leitores mais velhos que querem se lembrar como era ter 16 anos. Eu gostei muito justamente por me lembrar a adolescência de uma maneira tão divertida e sensível. Eu recomendo!

TRÊS COISAS SOBRE A AUTORA

(1) Julie Buxbaum já teve suas obras traduzidas para 25 idiomas, mas Três coisas sobre você é seu primeiro livro para jovens adultos. Foi considerado um dos Melhores Livros do Mês pela Amazon em abril de 2016 e entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times.

(2) Ela mora em Los Angeles com o marido, dois filhos e um peixinho dourado imortal.

(3) Um dia Julie recebeu um e-mail anônimo, o que inspirou a história de Jessie.

Avaliação (4/5)






B-jussssss! ♥
;-p

Um comentário:

  1. Oi!
    Confesso que fiquei meio aliviada lendo sua resenha, porque estava querendo muito ler esse livro por causa de tanta divulgação da editora, mas não curto muito livros teen, e isso ia acabar estragando tudo pra mim.
    Mas mesmo assim achei bem interessante a personagem agir de acordo com sua idade e não se vitimizar. Adorei saber que para os que gostam do gênero é um bom livro

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p