Sete Minutos Depois da Meia-Noite - Patrick Ness


NESS, Patrick. Sete Minutos Depois da Meia-Noite. Tradução. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2016. 160 p. Título original: A monster calls.

Sinopse
"Conor é um garoto de 13 anos e está com muitos problemas na vida.
A mãe dele está muito doente, passando por tratamentos rigorosos. Os colegas da escola agem como se ele fosse invisível, exceto por Harry e seus amigos que o provocam diariamente. A avó de Conor, que não é como as outras avós, está chegando para uma longa estadia. E, além do pesadelo terrível que o faz acordar em desespero todas as noites, às 00h07 ele recebe a visita de um monstro que conta histórias sem sentido.
O monstro vive na Terra há muito tempo, é grandioso e selvagem, mas Conor não teme a aparência dele. Na verdade, ele teme o que o monstro quer, uma coisa muito frágil e perigosa. O monstro quer a VERDADE.
Baseado na ideia de Siobhan Dowd, Sete minutos depois da meia-noite é um livro em que fantasia e realidade se misturam. Ele nos fala dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para ultrapassá-los."

Quando vi a capa do livro e o trailer, me encantei logo de cara, fantasia sempre foi um dos meus temas favoritos, mas esse livro é muito mais que uma fantasia, é uma história sensível e tocante como jamais vi.

"Mas o que é um sonho Conor O'Malley? (...) Quem pode dizer que a vida real é que não é um sonho?"

Conor tem apenas 13 anos, sofre bullying pesado no colégio e ao mesmo tempo parece ser invisível aos olhos de todos, e tudo isso acontece porque todos descobriram que sua mãe está com câncer, já em estado avançado. Ela passa por tratamentos e, enquanto isso, ele só deseja ser tratado e visto como um criança normal, ser punido como todos quando fazem coisas erradas, mas isso não acontece.

Todas as noites Connor tem um pesadelo, até que em uma noite um monstro aparece em sua janela, o acordo é simples, o monstro lhe contará 3 histórias e no final Connor deverá lhe contar a quarta história, a sua verdade, o seu pesadelo.

"Não se trata do que quero de você, Conor O'Malley - disse. - É que você quer de mim."

A partir daí, Conor será visitado pelo monstro durante algumas noites, e as 3 histórias serão contadas, cada história possui uma lição imposta, um segredo a ser revelado, mas Conor não tem medo do monstro, porque ele já viu monstros piores.

Sonho? Imaginação? Válvula de escape? Confesso que finalizei a leitura sem chegar a uma conclusão de o que realmente era o Teixo gigante, mas uma coisa era fato, ele se levantou para ajudar Conor e fez isso com esplendor!

A história de Siohban Downd e finalizada por Patrick Ness, é impressionante, possui uma sensibilidade genuína, um livro que, ao primeiro olhar, parece apenas uma aventura mas que se torna no decorrer do enredo uma lição de moral e sobrevivência, com falas incríveis e personagens fortes, 7 minutos depois da meia noite me arrancou lágrimas e soluços.

As histórias nunca acabam como Conor deseja ou espera, acabam como deveriam lhe ensinando uma lição que no inicio não fica tão clara aos olhos do leitor nem aos de Conor, há todo momento o Monstro diz que esta ali porque foi chamado, e em alguns momentos cheguei a me perguntar se o Teixo não seria uma representação de Deus, suas falas e suas lições me fizeram refletir muito sobre isso. O garoto está passando por um momento muito difícil, e a forma que ele irá vencer essa luta e vencer seus medos mais profundos é linda e tocante.

Após ler o livro fui assistir o filme, me admirei muito por encontrar cenas tão perfeitas e parecidas com as da obra, algumas coisas foram acrescentadas, mas ainda sim a obra esta uma cópia perfeita da obra e merece ser assistida.



A edição da Novo Conceito esta linda, folhas amareladas, fonte confortável e diversificada para representar a fala do monstro, revisão impecável. O livro é bem curtinho, então como gostamos de dizer, é uma leitura para uma sentada só. Se você gosta de livros que te fazem refletir as belezas da vida, e as tristezas também, que lhe traz questionamentos inteligentes e sensíveis, esse livro com toda certeza deve ocupar sua cabeceira. Um livro para a vida, seja ela qual for.
"Sua mente vai acreditar em mentiras agradáveis e ao mesmo tempo vai reconhecer as verdades dolorosas que tornam essas mentiras necessárias. E sua mente vai puni-lo por acreditar nas duas coisas."


O Autor

É o autor best-seller da trilogia Chaos Walking e de A Monster Calls. Aclamado pela crítica, já recebeu diversos prêmios como escritor de ficção para crianças, incluindo duas medalhas Carnegie, no Reino Unido. Já foi colunista do Sunday Telegraph e hoje é crítico literário no The Guardian. Patrick nasceu na Virgínia, nos Estados Unidos, e vive em Londres.


Avaliação (5/5)






B-jusssss! ♥
;-p


Um comentário:

  1. Obrigado pelo post. Eu adoro muito os livros por as histórias e sem dúvida 7 Minutos depois da meia noite é umo dos melhores filmes de fantasia, já queria assistir e agora é um dos meus preferidos. Li o livro em que esta baseada faz alguns anos e foi uma das melhores leituras até hoje, e sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p