A Febre do Amanhecer - Péter Gárdos


GÁRDOS, Peter. A febre do amanhecer. Tradução Edith Elek. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. 248 p. Título original: Hajnali láz. Skoob.

Sinopse:

"Julho de 1945. Miklos é um jovem húngaro de 25 anos que sobreviveu ao campo de concentração e foi levado para a Suécia para recuperar a saúde. Mas logo os médicos o desenganam: ele tem os pulmões comprometidos e conta com poucos meses de vida. Miklos, porém, tem outros planos. Ele não sobreviveu à guerra para morrer num hospital. Após descobrir o nome de 117 jovens húngaras que também se encontram em recuperação na Suécia, ele escreve uma carta a cada. Uma delas, ele tem certeza, se tornará sua esposa. Em outra parte do país, Lili lê a carta de Miklos e decide responder. Pelos próximos meses, os dois se entregam a uma correspondência divertida, inusitada, cheia de esperança. Baseado na história real dos pais do autor, A febre do amanhecer é um romance vibrante e inspirador sobre a vontade de amar e o direito de viver."

Olá pessoal! Em meio a vários livros queridos resolvi me voltar para uma temática que me agrada muito, não por gostar de tortura e sangue, jamais, mas por amar as mensagens positivas que sempre vem incluídas em livros com temática em Segunda Guerra Mundial. Sendo assim quando vi a capa e li a sinopse, logo me encantei pela obra, e a resenha de hoje traz as minhas impressões sobre essa obra sensível e apaixonante. Com vocês: A Febre do amanhecer.

"O destino às vezes é generoso com os resistentes."

Miklos é um jovem Húngaro de 25 anos que acabou de sair da Guerra, ele esta sendo levado para uma base militar na Suécia onde será tratado junto com outros homens. Jornalista e poeta, a experiência na sua profissão foi curta, pois ele foi convocado para a guerra e toda sua vida foi deixada de lado. Mas apesar das torturas e de toda a dor e sofrimento, o jovem Miklos nunca deixou de sonhar e escrever. Mesmo que só em pensamentos, seus poemas estavam sendo criados e guardados a sete chaves.

Quando Miklos chega na Suécia, recebe a notícia de que sua saúde esta muito mais abalada do que imaginava, seus pulmões estão tomados pela tuberculose, e numa época e local onde remédios e tratamentos eram escassos, o rapaz descobre que tem pouco tempo de vida, não mais do que 6 meses. E é nesse momento que nosso protagonista resolve tomar uma atitude inusitada, ele não deseja morrer sozinho, como todo poeta ele deseja um amor, mesmo que por pouco tempo, e assim Miklos começa sua missão de mandar cartas para 117 jovens Húngaras também adoentadas na esperança de encontrar seu amor.

Em outra parte da Suécia, a jovem Lili recebe a carta a de Miklos, ela esta adoentada e depois de ser torturada e afastada de sua família, nada mais faz sentido, mas ainda sim ela se vê tentada a responder aquele rapaz que, mesmo desconhecido, se mostrou tão simpático. E assim se inicia uma amizade a distância que se transformará em amor e força.

Através de quilômetros de distância e uma nuvem de tristeza e dor, Lili e Miklos encontrarão amor e força, não nos braços um do outro, mas nas palavras. Sentimentos como fé, força, amor e até inveja são repassados nas linhas dessa obra, nem tudo são flores, e aqui descobrimos que em 1945 nem tudo foi só guerra.

"Vinte cinco anos e tanta, tanta coisa ruim. Eu não tenho como me lembrar de uma bela vida familiar harmoniosa: não faz parte de minha história. Talvez seja por isso que eu procure por uma tão desesperadamente..."

O livro é narrado em terceira pessoa, mas ao contrário de tudo que estamos acostumados, nessa obra o filho narra a história dos pais ao leitor. Curto porém o sentimento é longo, durante a leitura senti saudades, saudade da caligrafia, da época em que as pessoas conheciam as letras umas das outras. E tomada por esse sentimento de nostalgia me vi encantada e sonhando em cometer o mesmo disparate, escrever cartas, mandá-las a desconhecidos na esperança de ser respondida e assim conhecer pessoas, me comunicar com quem nunca vi de uma forma única, compartilhar segredos e transmitir conselhos de forma escrita, ser a companhia de pessoas solitárias, a saúde para pessoas doentes. O livro é mágico, a história, um romance diferenciado, que acolhe a segunda guerra mundial como plano de fundo e mostra que o amor pode aparecer de várias maneiras, até no terreno mais inóspito.

Super indico a obra para românticos de plantão, o livro é sensível, com uma escrita leve e uma leitura curta, apesar de conter mais de 200 páginas, a leitura transcorre de tal forma que a sensação é de que foram apenas 50.

A edição da Companhia esta linda, o material da capa é áspero e se diferencia daquilo que estamos acostumados, figuras de selos, carimbos postais e trechos de cartas em sueco representam bem o tema do livro, diagramação simples, deixando espaço para que as palavras mostrem a grandeza e riqueza da obra.


O Autor


Péter Gárdos nasceu em Budapeste em 1948. É diretor de teatro e cinema, tendo recebido diversos prêmios internacionais. A febre do amanhecer, seu primeiro romance, foi publicado em 32 países e adaptado para o cinema.



Avaliação (5/5)






B-jussssss! ♥
;-p

9 comentários:

  1. Primeiro contato com a obra e já gamei! Tb gosto de livros que tenham a 2ª GG como plano de fundo ou temática pelos mesmo motivos, nem que seja só para "que vergonha da humanidade, né, não?"... Adorei o estilo da história e, apesar de não enviar para desconhecidos, ainda escrevo cartas à mão, sim! ;) Dica anotadíssima!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kelly, tudo bem??
    Confesso que temática que envolve a guerra não me chama muito atenção viu. Eu gostei muito do que escreveu na resenha principalmente na parte das cartas, que é algo que eu gosto muito de trocar com as pessoas, acho que ainda vale a pena fazer isso mesmo diante de toda essa tecnologia. Xero!

    ResponderExcluir
  3. Suzana Chaves Linhares24 de abril de 2017 às 18:06

    Olá! Gosto bastante de livros com o cenário da segunda guerra, como você disse, podemos tirar tantas reflexões dessas histórias. Fiquei encantada com a premissa dele, deu para perceber que é uma leitura emocionante, não conhecia e vou anotar o nome aqui, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Também gosto da temática da segunda guerra, fiquei encantada com a premissa e a capa, ainda mais por ser de um autor húngaro, que tão pouco conhecemos.. obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Kelly.
    Eu amo ler histórias que se passam na segunda guerra mundial!
    Achei a história um tanto diferente e amei por causa disso, com certeza é uma raridade de livro.
    Com certeza a dica já está anotada!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Não sou fã de histórias que tenham a segunda guerra mundial como tema, mas confesso que fiquei bem curiosa para saber mais sobre a obra.
    Anotei a dica e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Faz tempo que não leio nada relacionado a Segunda Guerra Mundial. E achei legal o filho ser o narrador. Com certeza vou adicionar na lista! Beijos! :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Kelly, sua linda, tudo bem?
    Eu sou romãntica e apaixonada por cartas, costume antigo que infelizmente perdemos. Embora o fim tenha sido triste, ainda assim fiquei feliz por saber que mesmo doentes e longe um do outro, ficarão juntos e ainda terão tempo de gerar um filho. Já vi que irei chorar muito com esse livro. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Confesso que a capa não me atraiu, mas a sinopse sim. Eu amo livros com a segunda guerra como pano de fundo e fiquei ainda mais cativada pelo fato de ser a história dos pais do autor. Amei de verdade.
    Obrigada pela dica. Vou comprar e ler o mais breve possível.
    Beijos

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p