5 Livros de terror para tirar o seu sono


Oi gente!
Hoje é sexta-feira 13 e sabem o que isso significa? Nada!
Podem ficar descansados que nenhum fenômeno sobrenatural assustador vai acontecer com vocês só por causa disso (a não ser que vocês já sejam meio propensos a isso né? kkkk). Mas a tradição é bem interessante e por isso resolvi indicar alguns livros de terror bem assustadores, daqueles que nos fazem dormir com a luz acesa!

Mas antes, vamos falar um pouquinho sobre o gênero? Eu confesso que não sou nada fã, sou daquele tipo de pessoa que fica impressionada com muita facilidade e acaba perdendo o sono por dias. Mas, uma das minhas metas para 2018 é ampliar meu leque de leituras e experimentar novos estilos, por isso estou investindo no terror e no suspense. Confesso que está bem difícil porque a emoção que melhor define o gênero literário de terror é o medo, e eu detesto sentir medo! Mas meus amigos que são fã do estilo dizem que a sensação é eletrizante! Além disso, esse gênero literário tem infinitas possibilidades de narrativa, que podem seguir vertentes de suspense, sobrenatural ou um viés religioso, ou seja, são inúmeras opções diferentes de enredo e tenho certeza de que alguma delas vai me conquistar.

Sendo assim, separei 5 livros de terror que pretendo ler, em algum dia no futuro, e que prometem nos arrepiar da cabeça aos pés!

Horror em Amityville - Jay Anson

Skoob

Publicado originalmente em 1977, este é um dos best sellers de terror mais conhecidos, e que inclusive já foi adaptado para o cinema por diversas vezes. A história narra os horrores vividos pela família Lutz, que se muda para uma mansão que foi palco de assassinatos brutais no passado. Por 28 dias seguidos, acontecimentos bizarros atormentam os Lutz que concluem se tratar de uma força demoníaca que está presente na casa.

Acredita-se que Horror em Amityville tenha sido baseado em "casos reais", que serviram de inspiração para Jay Anson escrever o livro em 1977. Verdade ou não, o fato é que há décadas esta história tem tirado o sono de muitas pessoas.

As Ruínas - Scott Smith

Skoob

O que você seria capaz de fazer para sobreviver? Este suspense psicológico de Scott Smith foi descrito por Stephen King - ninguém menos do que o "rei da literatura de terror" - como um "longo e desesperado grito de horror".


Definido como suspense psicológico, a história narra as férias de um grupo de amigos que escolhem o litoral de Cancún para descansar. A trama começa quando eles decidem ajudar um turista alemão a procurar seu irmão desaparecido. Supostamente, a vítima desapareceu enquanto visitava umas ruínas. O autor faz questão de iniciar a obra de forma simples para que, assustadoramente, o decorrer das páginas se torne eletrizante.

As Ruínas é um daqueles livros que deixa o leitor de boca aberta por um bom tempo quando finalmente chega ao final. O choque com os fatos apresentados é tão surpreendente e medonho que é impossível não ficar simplesmente sem ação.

O Exorcista - William Peter Blatty

Skoob

O reconhecimento desta obra é atemporal, imortalizada como uma das mais assustadoras de todos os tempos e, obviamente, não podia estar de fora desta lista! Supostamente, William Blatty teria se inspirado num caso de exorcismo real para criar a história de Regan MacNeil, uma jovem de apenas 12 anos que se vê possuída pelo demônio.

Ao longo da narrativa acompanhamos o desenvolvimento da possessão, mostrando a degradação crescente da jovem através de perturbadoras alterações físicas e psíquicas. O Exorcista teve uma adaptação cinematográfica (1973), com direção de William Friedkin, e que é bastante fiel ao livro. O filme ainda é considerado um dos mais assustadores do gênero e referência para qualquer história que envolva possessões demoníacas.

It: A Coisa - Stephen King

Skoob

Um dos livros mais cultuados do mestre do horror, Stephen King. It nos apresenta o medonho Pennywise, uma entidade demoníaca que assume a forma de palhaço para caçar e devorar crianças, o seu "prato" predileto.

Publicado originalmente em 1986, é uma das obras mais extensas do autor, com mais de mil páginas. Mas mesmo assim, prepare-se para devorar esse calhamaço, pois a história é tão envolvente e assustadora que é impossível deixar de ler, ler e ler. Aliás, esse livro foi responsável por desenvolver Coulrofobia em muita gente!

O Iluminado - Stephen King

Skoob

"Mais Stephen King?" Sim, temos mais King na lista! Afinal de contas, é nada mais nada menos que um dos nomes mais notáveis do século XX quando o assunto é literatura de horror. E O Iluminado está entre as suas principais obras!

Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.

Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

Esta obra de King foi adaptada para o cinema e dirigida pelo aclamado cineasta Stanley Kubrick, em 1980.

11 comentários:

  1. Oie!
    Eu não curto muito o gênero de Terror porque eu sou um pouco influenciável, então se o livro falar que o monstro pega as pessoas enquanto elas dormem nunca mais eu irei dormir. Mas eu também tenho a meta de ler o gênero, nem que seja um livro por ano. Espero que você consiga cumprir sua meta e ler os 5 livros de terror.

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu quase não leio livros de terror. Eu tenho Terror em Amytiville, mas nem sei se um dia vou ler. Os livros mais de terror que já li foram Sete ossos e uma maldição (que me dá medo até hoje) e O retorno de Elizabeth Torny, um nacional tão sangrento que ainda me deixa arrepiada.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu sou uma pessoa MUITO medrosa, e por mais que já tenham me indicado n livros do gênero para ler, nunca tive coragem de iniciar algum. Essa listagem é com certeza para os fortes hahah tenho uma leve curiosidade com It do Stephen King, mas devo começar por outra obra dele. Adorei e com certeza os que curtem terror irão se identificar :D
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adoro o gênero e dos mencionados por você eu só não li As Ruínas, os demais eu li, adorei e recomendo todos eles. Então é claro que eu quero ler o livro só Scott, ainda mais por ser suspense psicológico, que tem me surpreendido positivamente ultimamente.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não sou chegada em histórias de terror, mas Stephen King é outro nivel né? QUando terminar a faculdade quero me aventurar nos calhamaços dele.
    Bjos floooor

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina.

    Eu adoro terror, mas os livros que você citou eu tenho apenas O Exorcista. Eu já li It, mas foi muito tempo, quando eu lia livros de biblioteca. Mas ainda vou tê-lo na minha estante junto com os outros livros de terror. Parabéns pela lista.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi nina, adorei suas indicações. Quero muito ler it a coisa mas quando vejo a grossura do livro fico desanimado. Kkk

    ResponderExcluir
  8. Não li nenhum, mas isso já esperava, porque não é meu gênero preferido. Já ouvi muitos elogios para It.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Ei BFF,
    Quanto livro bacana hein hahahaha, tentei ler It, mas o Stephen me dá sono, É muita descrição e vou ficando cansada. Com relação aos outros ainda não conheço, mas já vou anotar a dica.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Ola Nina lindona, confesso que terror não é meu gênero favorito e quase não leio, de suas indicações com certeza leria algo do mestre King se vamos ter medo que seja com o melhor rss, amei as dicas. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  11. Olá Nina!
    Acho muito bacana quem curte esse gênero, mas eu não consigo ler. Primeiro que tenho medo e segundo que a história não me prende. Mas é sempre bom receber dicas de outros gêneros.
    Adorei o seu post e tenho certeza de que quem ama esses livros vão amar as suas dicas.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p