Volta Para Casa - Harlan Coben


COBEN, Harlan. Volta para casa. Tradução Marcelo Mendes. São Paulo: Editora Arqueiro, 2018. 304 p. (Série Myron Bolitar, v.11). Título original: Home. Skoob. Comprar.

Sinopse

Dez anos atrás, dois meninos de 6 anos foram sequestrados enquanto brincavam na casa de um deles, uma mansão em um bairro elegante de Nova Jersey. Mas, após o pedido de resgate, as famílias nunca mais tiveram notícias dos sequestradores nem de seus filhos. 
Agora, Myron Bolitar e seu amigo Win acreditam ter localizado um deles, o adolescente Patrick, e farão de tudo para resgatá-lo e obter as respostas pelas quais todos anseiam:
O que aconteceu no dia em que foram raptados?
Onde ele esteve durante todo esse tempo?
E, o mais importante, onde está Rhys, seu amigo ainda desaparecido?
Após cinco anos sem escrever nenhum livro da série Myron Bolitar, Harlan Coben brinda os leitores com Volta para casa, um suspense explosivo, como só o seu talento pode criar. Um thriller profundamente comovente sobre amizade, família e o verdadeiro significado de lar.


E eu continuo na minha busca por livros de suspense. Uma das minhas metas para 2018 é ampliar os estilos literários que costumo ler e o foco são os thrillers e suspenses policiais, estilos que eu não lia nunca. E nessa busca, Harlan Coben não pode ficar de fora! Além de ser adorado pela maioria dos fãs do gênero, ele é uma das figuras mais carismáticas das redes sociais.

O grande problema é que a aclamada série Myron Bolitar já está no 11° volume e eu ainda não li nenhum! Como me disseram que as histórias são independentes e que dá para acompanhar sem ter lido os livros anteriores, resolvi conhecer a narrativa de Coben com Volta Para Casa.

A história começa dez anos atrás, quando Brooke deixa o filho Rhys de 6 anos em casa com o amiguinho Patrick, aos cuidados de uma babá. Ao voltar, ela encontra a moça amarrada e nenhum sinal dos meninos. Os anos passam e não há pistas ou contato dos sequestradores, até que Win, primo de Brooke, recebe um e-mail anônimo relatando o paradeiro de Patrick. Mesmo tanto tempo depois, Win decide ir à fundo no caso e encontrar Rhys, para isso ele vai contar com a ajuda de seu amigo detetive Myron Bolitar.

A dúvida ou a esperança... isso acaba sendo uma tortura ainda maior que a certeza da morte. O que torna uma tragédia dessas ainda mais obscena.

Eu amei o livro! Dinâmico, cheio de reviravoltas e com um final surpreendente, finalmente consegui entender porque Harlan Coben é reverenciado! Eu simplesmente não consegui largar o livro de tão envolvida no mistério e nas questões que o enredo traz. Coben mantém um ritmo frenético e as coisas vão sendo esclarecidas nos momentos certos e todo o quebra-cabeça é montado peça por peça, sem deixar uma brecha a ser preenchida. Quanto aos personagens, eu esperava me encantar mais com Myron. A história está mais focada em Win do que nele, mas imagino que essa tenha sido a opção do autor.

A leitura é leve e intensa ao mesmo tempo, sem ter aquelas partes pesadas (que sempre me assustam é me deixam impressionada por dias!) mas cheia de reflexões. O enredo discute temas bem delicados, especialmente com relação aos cuidados com as crianças. É impossível pensar que uma sociedade que não cuide e proteja suas crianças, possa ter um bom futuro.


Sem ter lido os livros anteriores, eu consegui acompanhar bem a história, mas senti que faltaram informações sobre a vida pregressa dos personagens e eu acho que peguei vários spoilers dos demais livros. E agora com certeza quero ler a série toda! Se você está na mesma situação que eu e ainda não conhece a série Myron Bolitar, saiba que dá para começar com Volta Para Casa sem problemas, mas se prepare para ser picado pelo bichinho Harlan Coben e querer todos os livros!

Série Myron Bolitar


  1. Quebra de Confiança
  2. Jogada Mortal
  3. Sem Deixar Rastros
  4. O Preço da Vitória
  5. Um Passo em Falso
  6. Detalhe Final
  7. O Medo Mais Profundo
  8. A Promessa
  9. Quando Ela Se Foi
  10. Alta Tensão
  11. Volta Pra Casa

O Autor

Harlan Coben é autor de Refúgio e Uma questão de segundos, da série de Mickey Bolitar, Fique comigo, Confie em mim, Não conte a ninguém, Desaparecido para sempre e Cilada e dos livros protagonizados por Myron Bolitar – Quebra de confiança, Jogada mortal, Sem deixar rastros, O preço da vitória, Quando ela se foi e Alta tensão (Arqueiro) –, além de A promessa, Silêncio na floresta, Não há segunda chance e O inocente (Arx). Esses dois últimos serão relançados pela Arqueiro. Vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas. Aclamado na França, Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Seu livro Não conte a ninguém foi transformado no premiado filme homônimo estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet, disponível no Brasil em DVD. Harlan nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciência política, trabalhou no setor de turismo. Hoje mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa.

Avaliação (5/5)




B-jussssss!
;-p


12 comentários:

  1. Oi Nina, tudo bem?
    Sempre que encontro uma resenha de algum livro do autor eu me sinto culpada, pois sempre encontro elogios (mesmo cm ressalvas) e ainda não conseguir ler nenhuma obra dele hahaha. E esse tem todos os elementos que eu curto *_* quero dar uma chance em breve.

    PS: Amei as fotos <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá! Há muito tempo eu sou leitora dos livros do Harlan e boa parte da minha paixão por suspenses policiais se deve a ele. Adoro o detetive Myron e amo a escrita do Harlan, que consegue deixar a gente maluco pra saber o final. Este livro ainda não tive a oportunidade de ler, mas achei a premissa dos sequestros e de tudo que acontece na vida das famílias e em todos os segredos que são descobertos em decorrência do crime, muito interessante, e eu sei que vou gostar com certeza. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina.

    Até o momento eu li apenas um livro do autor e mesmo assim não foi da série. Tenho muita vontade de aventurar nas histórias do detetive Myron por causa das resenhas que já li. Vou adicionar na lista de desejados, fiquei bem curiosa para conhecer as reviravoltas e o final surpreendente.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Tenho vários amigos que me indicam sempre essa série do Harlan, dela eu só li Alta Tensão e amei, mas depois nem voltei a procurar os livros pra lê-los. Eu vi bastante divulgação desse livro novo e com sua resenha fiquei mais curiosa ainda para ler!

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nina, achei mega legal a sua proposta de ampliar os gêneros literários, também preciso entrar nessa vibe. Agora, uma série que já está 11º livro realmente não dá para mim pq odeio me sentir presa e com a sensação de missão não cumprida e certamente não lerei esta série. Gostei demais da sua resenha e saber que pôde conferir e gostar da escrita do Harlan Coben.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu não imaginava que a série continha tantos volumes, eu ainda não dei uma chance a escrita do harlan mas sempre tenho vontade, não sei por onde começar para falar a verdade. Acho que me sentiria um pouco desconfortavel com os spoilers então não começaria por esse.
    Que bom que gostou da leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Dessa série em específico ainda não li nenhum livro, mas já li alguns mais antigos do autor e gostei muito. E com certeza oara os fãs de suspense Harlan Coben é 'o cara'.
    Gostei de conferir suas impressões e desejo sucesso a vc para ler todos os livros do autor, quem sabe um projeto para o ano de 2019, são muitos livros. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  8. Oiee Nina ^^
    Impossível não se surpreender com os finais dos livros do Harlan, né? Eu só cheguei a ler dois, mas, nossa! Ficava boba com a maneira como ele ligava todos os personagens, todos os acontecimentos e ainda trazia um final que eu não esperava. Eu tinha dado uma pausa nos livros desse gênero, mas como eu ainda não li este livro e vi que você adorou, bateu saudade...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito do gênero, mas li tão poucos livros, e socorro que não sabia que era uma série kkkk. Quero muito ler uma obra do autor, acho que vou começar por esse tbm. Dica anotada, adorei o post.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá Nina, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro do Harlan, mas sou apaixonada pelo gênero que o autor escreve e meio que me arrependo de nunca ter lido nada. Fiquei muito contente com suas impressões e intrigada para conhecer esse final surpreendente, porque acho que não consigo imaginar o que pode acontecer.
    Vou super anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nina.
    Estou muito impressionada com a quantidade de livros que tem nessa série!
    Eu gosto bastante de livros com suspense e desses que o final é surpreendente. Como os livros podem ser lidos na ordem que quisermos, acho que seria uma boa para ter meu primeiro contato com o autor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Harlan é um escritor de grande talento, sinto por ter tido a oportunidade de ler apenas uma obra nele, que adorei. Espero só ter mais tempo para outras! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p