Doença e Cura - Fabian Balbinot

"Os vampiros são uma doença? Conheça a cura."


Doença é Cura é um livro bem diferente de todos que já li sobre o tema. Geralmente os vampiros são apresentados como seres belíssimos, com bons sentimentos e capazes de atos de amor e compaixão. Porém esse tipo de personagens não aparecem nesse livro, não mesmo!
Aqui os vampiros são exatamente o que são: seres da noite, predadores cruéis e sanguinários, que caçam os humanos em busca de alimento. Ou seja: são predadores.
Mas imaginem vocês se, de repente, os vampiros deixassem de estar no topo da cadeia alimentar; deixassem de ser caçadores para serem caçados. Imaginem que surgisse uma nova criatura, um anti-vampiro, um demônio das sobras que se alimente do sangue dos vampiros e que depois os mate com requintes de crueldade.
Pois é, vampiro aqui não tem vez...

O livro é dividido em sete capítulos e cada um é narrado em primeira pessoa por um personagem diferente. É como se fosse um livro de contos com histórias diferentes, mas conforme você vai avançando na leitura, percebe que elas vão se ligando sutilmente.
Cada personagem conta sua experiência com esse predador, a infecção, a perda dos poderes, as dores, a tortura, a certeza da morte. Tudo com toques do horror. Só para vocês sentirem um gostinho, tem um capítulo em que o predador esquarteja uma jovem vampira, até só sobrar sua cabeça. Até que o que o monstro a deixa em um quartinho abandonado e ela é encontrada por um grupo de crianças, que levam a cabeça para casa achando que é um brinquedo. Aí... vocês vão ter que ler o livro. Mas garanto que o final é bem interessante, foi a minha história preferida.

Outro ponto interessante é que, na maioria dos capítulos, o autor não cita nomes nem localidades. No começa eu estranhei um pouco, mas depois fui me acostumando e até inventando nomes para alguns personagens. No próprio livro, existe uma explicação lógica para isso, que é bem coerente, mas que me dificulta um pouco a resenha. Isso porque fica difícil falar dos personagens sem soltar alguns spoillers, já que para citar os personagens, tenho antes que citar suas histórias.

É um livro forte, magistralmente bem escrito, e difícil de ser esquecido.
Apesar de não ser meu estilo literário preferido (terror/suspense), com certeza eu recomendo, muito bom para sair um pouco do lugar comum.


Essa resenha faz parte do Book Tour do Selo Brasileiro.

2 comentários:

  1. Legal a resenha Nina!
    Eu li também e concordo com tudo que falaste.
    É um livro forte, diferente e inesquecível.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nina!
    Resenha devidamente twittada e facebookeada (e tb adorada por mim... adorei mesmo, show de bola)! =)
    Beijos e abraços!

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p