É Assim que Acaba - Colleen Hoover


HOOVER, Colleen. É Assim que Acaba. Tradução Priscila Catão. Rio de Janeiro: Editora Galera Record, 2018. 368 p. Título original: It ends with us. Skoob. Comprar.

Sinopse
O esperado novo romance da autora das séries Slammed e Hopeless.
Lily nem sempre teve uma vida fácil, mas isso nunca a impediu de trabalhar arduamente para conquistar a vida tão sonhada. Ela percorreu um longo caminho desde a infância, em uma cidadezinha no Maine: se formou em marketing, mudou para Boston e abriu a própria loja. Então, quando se sente atraída por um lindo neurocirurgião chamado Ryle Kincaid, tudo parece perfeito demais para ser verdade.
Ryle é confiante, teimoso, talvez até um pouco arrogante. Ele também é sensível, brilhante e se sente atraído por Lily. Porém, sua grande aversão a relacionamentos é perturbadora. Além de estar sobrecarregada com as questões sobre seu novo relacionamento, Lily não consegue tirar Atlas Corrigan da cabeça — seu primeiro amor e a ligação com o passado que ela deixou para trás. Ele era seu protetor, alguém com quem tinha grande afinidade. Quando Atlas reaparece de repente, tudo que Lily construiu com Ryle fica em risco.
Com um livro ousado e extremamente pessoal, Colleen Hoover conta uma história arrasadora, mas também inovadora, que não tem medo de discutir temas como abuso e violência doméstica. Uma narrativa inesquecível sobre um amor que custa caro demais.

Quem acompanha o Quem Lê há mais tempo já deve estar careca de saber o quanto amo Collen Hoover, ela é um caso de amor antigo da minha estante e tudo, absolutamente tudo que leio dessa mulher é maravilhoso. Tanto que sinto dificuldades em apontar qual o meu livro preferido dela. Na verdade, eu sentia, porque agora posso dizer sem sombra de dúvidas: É Assim que Acaba! Esse foi o melhor livro dela que li e agora vou tentar explicar porque.

Lily Bloom teve uma infância muito complicada, marcada pela violência e intolerância de seu pai e pelo silêncio de sua mãe. Por isso, ela fez o que pode para se afastar de pequena cidade onde cresceu e depois de terminada a faculdade ela se mudou para Boston, onde abriu seu próprio negócio: uma floricultura. Sua vida está avançando de vento em popa quando ela conhece Ryle Kincaid, um belo neurocirurgião que mexe com seus sentidos. Só que o rapaz tem aversão a compromisso e mesmo estando completamente atraído por ela, reluta a se entregar.

“Todo mundo erra. O que determina o caráter de uma pessoa não são os erros cometidos. É como ela usa esses erros e os transforma em aprendizado, não em desculpas.”

Entretanto a vida e uma série de coincidências vão aproximando os dois e o relacionamento acontece naturalmente, mas Lily não consegue tirar Atlas Corrigan da cabeça. Ele foi seu primeiro amor, e eles tiveram uma história conturbada na adolescência. Atlas foi abandonado pela mãe e se tornou um mendigo, para não dormir na rua, ele vivia escondido em uma casa abandonada, vizinha da de Lily. Ela não conseguiu ignorar o fato do garoto estar vivendo sozinho ali e começa a ajudá-lo, e Atlas se tornou seu amor, amigo e protetor. Mas Atlas agora faz parte do passado e continuaria por lá se, de repente, Lily não o  reencontrasse por acaso.

Vendo esse pouquinho que contei da história, o livro parece ter um enredo bem óbvio, mas garanto que não é. Colleen Hoover teve uma coragem e uma sensibilidade sem fim ao abordar temas fortes e delicados como a violência doméstica e o abuso sexual. Mas o mais impressionante é saber que a história é quase autobiográfica, Collen faz um relato lindo de sua experiência no fim do livro, e foi um dos trechos que mais chorei.

“Não paramos de amar uma pessoa só porque ela nos magoou. Não são suas ações que magoam mais. É o amor. Se não houvesse amor ligado à ação, a dor seria um pouco mais fácil de suportar.”

Outro ponto que me tocou muito foi o desfecho que ela deu para a história, foi perfeito! Ela conseguiu desatar o nó do enredo empoderando Lily, fazendo com que ela fosse sua própria salvadora, a protagonista de sua história, ao invés de esperar que o mocinho fizesse isso por ela. Além disso, Colleen Hoover mostra a questão por vários ângulos diferentes e por isso consegue fazer com que sintamos na pele todo o sofrimento, todas as dúvidas que as vítimas de violência doméstica sentem.

“As pessoas passam tanto tempo se perguntando por que as mulheres não vão embora… Onde estão as pessoas curiosas do porquê os homens serem violentos? Não é aí que deveria estar a culpa?”

Um livro muito, muito lindo e que mexeu profundamente comigo. Me fez repensar muita coisa, rever alguns conceitos, mas principalmente, reforçou a minha crença na força feminina. Um livro que deve ser lido e relido muitas vezes e que coroou o talento já consagrado de Colleen Hoover!

A Autora


Colleen Hoover é a autora best-seller que chegou ao primeiro lugar da lista do New York Times, tendo escrito Métrica, Paula, Essa Garota, Um Caso Perdido, Sem Esperança, Em Busca de Cinderela, Talvez um Dia, O Lado Feio do Amor e Confesse. Ela mora no Texas com o marido e os três filhos.

Avaliação (5/5) 




B-jusssss! 
;-p

15 comentários:

  1. Olá!

    Assim como você sou uma apaixonada por Colleen Hoover e estou em cólicas para ler esse livro que só recebe elogios. Estou bastante curiosa para conhecer a história a fundo e pronta para me encantar ainda mais com a Collen. Adorei sua resenha, mas me deu vontade sair correndo e comprar o livro para ontem e isso não é justo, pois tenho uma big lista de leitura. Parabéns pela resenha, eu adorei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu só li dois livros de CoHo, mas já sou fã dela. Pretendo ainda neste ano ler mais livros desta autora. Adorei sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Que bom que o encerramento da série tenha sido com chave de ouro, mas o livro acaba não sendo muito para mim, já essa história se desenrolar perante meus olhos e a gente tentar ajudar mas o outro não quer sua ajuda, tudo isso me fez pegar uma birra com livros que carregam a mesma trama

    ResponderExcluir
  4. Preciso ler algo da Colleen, seja por seus desfechos perfeitos, seja pela sensibilidade de escrita dela. Os quotes selecionados só me fizeram querer ainda mais ler a obra dela. Dica super anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu to tao ansiosa por esse livro! Pra minha sorte ele veio na news de março e vou poder ler logo logo, todo mundo diz que é a melhor obra da autora e saber que ele reforça aspectos do feminismo e nos faz refletir me deixou ainda mais com vontade de ler, espero que o carteiro não demore em passar por aqui.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Li alguns livros dessa autora e a considero minha favorita, preciso com urgência ler os outros livros dela e me apaixonar mais ainda [e me desidratar também]! Amei essa capa, e já estou ansiosa por ler essa história. Como sempre, ela consegue começar e terminar histórias de formas incríveis.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Eu amo as capas dessa autora, é uma mais linda do que a autora, mas infelizmente não consigo ler as obras dela, já tentei vários titulos mas todos no final acabei abandonando eles, mas espero que algum dia eu consigo ler algo completo dela, pois todos falam super bem das obras e histórias dela!

    bjss

    ResponderExcluir
  8. Olá, Nina!

    Vejo tanta gente falando bem dessa autora que já a coloquei na minha lista de futuras leituras. E provavelmente começarei por esse livro. Sua resenha me emocionou, a maneira como você falou do livro e os trechos que colocou... A violência doméstica é um tema atual e muitíssimo presente em nossa sociedade. O último trecho que você selecionou da história é perfeito! Realmente as pessoas estão sempre discutindo a suposta "culpa" da mulher nessas violências, que elas poderiam ter ido embora, que aturavam porque queriam, mas é raríssimo ver alguém culpando o agressor.

    ResponderExcluir
  9. Ei Bff,
    A foto ficou linda! CoHo me deixou de ressaca, e devo isso a você né? hahahahahah Influenciadora do mau... Sem dúvida alguma, de todos que li da Coho até agora, esse foi o que mais mexeu comigo, por inúmeros motivos e você bem sabe deles.
    CoHo tem uma sensibilidade gigantesca com as palavras, tanto que nos faz se apaixonar e odiar os personagens na mesma medida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?!?!
    Esse livro pra mim é um divisor de águas em minha relação com a Colleen. Até ele eu gostava de tudo dela, as vezes nem tanto, como em talvez um dia, mas ainda gostava.
    Esse livro me desperta muita ira, sabe. Mas como sempre, é um bom livro. Apesar de eu não conseguir ser muito empática com os personagens.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu gostava muito da Colleen Hoover, mas comecei a achar seus enredos muito parecidos uns com os outros. É quase como receita de bolo, ela muda o tema, mas os personagens e a trama são muitos parecidos, sempre com um segredo que vai se revelando aos poucos. Confesso que cansei e hoje não sei se leria, mesmo com todos os seus elogios. Mas fico muito feliz que é uma leitura que te fez tão bem.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. A cada dia, tenho me encantando mais com os livros da CoHo e estou ansiosa para ler esse livro... Muito feliz por saber que você gostou!

    ResponderExcluir
  13. Oii, parabéns pela resenha, mas tô passando dicas de livros nessa linha de escrita.

    abraços, José Marcos.

    ResponderExcluir
  14. Só ouço falar bem dos livros dessa autora, ainda não li nada dela, sugere algum pra eu começar? Conheço muita gente q curte os livros dela e fico realmente curioso sobre eles!!

    ResponderExcluir
  15. Eu estou aqui sem saber se eu quero ler o livro agora ou se eu quero primeiro saber alguns spoilers.... Por que eu amo a Colleen mas confesso que tenho um certo medo dos seus livros - já que eles tem o poder de sempre acabar comigo durante a leitura, mesmo que conserte meu coração no final.
    Adorei saber que a mocinha é sua própria protagonista, acho que muitas vezes falta um pouco mais disso nos livros (não é que eu não gosto de um mocinho salvando tudo no final, mas isso não tem que ser regra, não é mesmo?).
    Eu queria ter comprado ele na promoção do dia da mulher mas estava esgotado (e pouco depois dei a maior sorte em ganhar ele em uma promoção no insta da autora... pensa que eu estou surtando esperando meu livro chegar....)
    Eu sei que irei gostar, até porque não teve um livro dela que eu li e não gostei... Só espero não sofrer demais até isso acontecer....
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p