O Destino de Tearling - Erika Johansen


JOHANSEN, Erika. O Destino de Tearling. Tradução Regiane Winarski. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2018. 360 p. (A Rainha de Tearling, v.3). Skoob. Comprar.

Sinopse:

Desde que assumiu o trono de Tearling, Kelsea Glynn passou de princesa inexperiente a rainha destemida. Sua busca por justiça fez com que todo o reino mudasse com ela, mas quando os inimigos que fez ao longo do caminho ameaçam destruir seu povo, ela toma uma decisão inimaginável: se rende à Rainha Vermelha em troca de salvar Tearling. Sem as safiras, sem seus homens de confiança e trancafiada em Mortmesne, Kelsea precisa de novo recorrer ao passado, às experiências de mulheres que viveram antes dela, buscando em suas histórias a saída para uma situação impossível. O jogo está para terminar, e o futuro de Tearling será revelado de uma vez por todas. Com O Destino de Tearling, Erika Johansen traça o clímax inesquecível dessa aventura cheia de magia e emoção.

Enfim cheguei ao fim dessa saga maravilhosa e cheia de poder e metáforas! E quando digo enfim, é porque quando recebi o terceiro volume, me senti obrigada a voltar e ler tudo de novo, são muitos nomes, muitas personalidades e não queria deixar passar nada na leitura.

Depois de conhecer a Rainha Kelsea Glynn nos volumes anteriores, não poderia esperar menos dela nesse desfecho, e aqui a história se inicia no engate perfeito do segundo livro. Kelsea é agora prisioneira da Rainha Vermelha e segue para Mortmesne, aparentemente a caminho da sua morte.

Quem acompanhou a saga até aqui, sabe que Kelsea através das safiras, recebeu vários dons inusitados, e o maior deles era poder visualizar o passado, e a esperança é de que o passado possa ajudá-la a salvar seu reino do mal, mas se isso realmente vai acontecer, só lendo. 

Casa. Desta vez, não foi na terra que ela pensou, mas nas pessoas. Lazarus. Pen. Fetch. Andalie. Arliss. Elston. Kibb. Coryn. Dyer. Galen. Wellmer. O padre Tyler. Por um momento, Kelsea conseguiu ver todos, como se estivessem ali, reunidos ao seu redor. Mas a imagem sumiu, e só havia a luz do sol em seus olhos, fazendo sua cabeça doer.

Erika deu um desfecho surpreendente para a história da rainha mais Girl Power que já conheci na literatura, e o que antes parecia ser uma fantasia fofinha, aqui se tornou sanguinária é bem adulta. Os personagens amadureceram e a escrita da autora acompanhou o ritmo, trazendo um texto mais adulto, não só no linguajar, mas no conteúdo também.

Apesar de sempre agir na intenção de trazer o melhor para seu reino, Kelsea vem cometendo alguns erros seguidos, e a utilização das safiras não só alterou sua aparência, a transformando em uma mulher linda, como também alterou seu temperamento a transformando em uma mulher fria e vingativa, a dama de espadas. Mas independente de tudo isso Kelsea precisa salvar aquilo que ama e talvez apenas o passado tenha respostas para seu futuro.

Se você pudesse alterar o passado o faria? Correria o risco de alterar tudo aquilo que conhece no seu presente em busca de algo melhor? Esse é o questionamento principal da trama, mas ainda sim, intrincado no contexto Erika nos propõe vários pensamentos e metáforas que nos levam a questionar o nosso presente e o nosso futuro.

Toda a trama gira em torno de um mundo melhor, mas existe mesmo a possibilidade de se criar um mundo melhor sem apagar o passado dos seres humanos? Os erros são repetidos e assim a autora traz à tona debates e questionamentos que transparecem muito bem o nosso presente. Queremos um mundo melhor, mas somos capazes de mudar o suficiente para criá-los???

O erro da utopia é presumir que tudo vai ser perfeito. A perfeição pode ser a definição, mas nós somos humanos, e mesmo para a utopia levamos nossas dores, erros, invejas e desgostos.
Série A Rainha de Tearling


  1. A Rainha de Tearling
  2. A Invasão de Tearling
  3. O Destino de Tearling 

A Autora


Erika Johansen cresceu e ainda vive na área da Baía de São Francisco. Ela foi para Swarthmore College, ganhou um MFA pela Iowa Writers' Workshop e eventualmente tornou-se uma advogada, mas ela nunca parou de escrever.

Avaliação (5/5)




B-jusssss!
;-p


11 comentários:

  1. Essa é uma série que namoro tem muito tempo principalmente por conta da personagem principal, todo mundo elogia a maneira que ela foi construída e como de certa maneira ela é responsável pela força da história, agora que encerrou, posso finalmente comprar tudo e ler tranquilamente haha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kelly!

    Tudo bem? Eu já tive muita vontade de ler estes livros, mas acontece que aos poucos fui perdendo o interesse pela trilogia e hoje em dia, apesar de geralmente as resenhas elogiarem bastante, tenho zero interesse nas obras.

    Eu fico muito feliz por você ter gostado tanto do enredo (deu para perceber a empolgação pela resenha!) e que o último livro não tenha te decepcionado, mas desta vez vou passar a dica.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Essa trilogia tem sido um sucesso, só vejo elogios quanto aos livros. Saber que o desfecho foi surpreendente é animador e nem preciso dizer que saber que a rainha é girl power eleva o interessa pela leitura lá em cima. Adorei as indagações que deixou e fiquei bem curiosa para ver o que a trama apresenta como resposta. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Achei a capa maravilhosa!
    Pegaria para ler só por isso, mesmo que seja fantasia que não é um gênero que eu leia com frequência (acho que dá para contar nos dedos da mão todos os livros que eu li).

    Mas confesso que "a rainha mais girl power que já conheci na literatura" ascendeu uma chama de curiosidade em mim. E também o fato de você ter que voltar para ler, pois são muitos personagens. Eu amo séries, quantos mais volumes melhor <3

    http://thereviewbooks.com.br/
    #thereviewbooks | @thereviewbooks

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu acho as capas desses livros lindas, me chamam muita atenção tudo me deixa muito curiosa nessa série. Mas vou esperar para adquirir eles em físico, escuto maravilhas sobre a escrita da Erika a minha amiga leu eles muito rápido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Kelly.

    Achei sua opinião bem interessante sobre o último livro da trilogia. Confesso que não seria uma leitura no momento, mas não vou descartar a dica porque gosto do gênero e sua resenha deixa uma vontade de conhecer a história. Vou deixar a dica anotada e obrigada pela dica.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu sou extremamente curiosa para ler essa série! Os livros estão na minha lista de desejados, pois vejo que a autora consegue trazer grandes reflexões e isso é o que mais me encanta no mundo da literatura. Adorei sua resenha. Espero poder ler em breve.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você teve uma boa experiência com essa série. Eu li o primeiro e a série e a forma como a autora escreve não me cativaram, acabei abandonando e não tenho curiosidade para ler os próximos. Mas cada um tem sua opinião e eu fico feliz que você tenha gostado.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Kelly lindona, chegar ao fim de uma série sempre nos dá um aperto no coração né rss, amei as capas dos livros, ainda não conhecia a série a premissa já me chamou atenção, vou ler suas resenhas dos livros anteriores. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  10. Uma capa mais linda que a outra :) estou encantada nas edições e é um genero que adoro e faz um tempinho que nao leio. Adoro reinados, aventuras... e parece que traz uma mensagem muito bonita sobre melhorar o mundo e a nos mesmos
    Essa dica está anotada
    Bjos floooooor

    ResponderExcluir
  11. Olá, conheço os livros, mas ainda não tive o prazer de ler. Por onde pesquiso só tem resenha positivas, não sou muito fã de trilogias ou série, mas esses estão na minha lista de leituras.

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p