Se Não Houver Amanhã - Jennifer L. Armentrout



ARMENTROUT, Jennifer L. Se não houver amanhã. Tradução Monique D’orazio. São Paulo: Universo dos Livros, 2018. 384 p. Título original: If there’s no tomorrow. Skoob. Comprar.

Sinopse

Lena Wise está sempre ansiosa pelo dia seguinte, especialmente porque está começando o último ano da escola. Ela está decidida a passar o máximo de tempo possível com os amigos, completar as inscrições da faculdade e talvez informar seu melhor amigo de infância, Sebastian, sobre o que realmente sente por ele. Para Lena, o próximo ano vai ser épico — um ano de oportunidades e conveniências.
Até que uma escolha, um instante… destrói tudo.
Agora Lena não está ansiosa pelo dia seguinte. Não quando o tempo que dedica aos amigos pode nunca mais ser o mesmo. Não quando as inscrições para a faculdade podem ser qualquer coisa, menos viáveis. Não quando há o risco de Sebastian jamais perdoá-la pelo que aconteceu.
Pelo que ela permitiu que acontecesse.
À medida que sua culpa aumenta, Lena está ciente de que sua única esperança é superar o ocorrido. Mas como é possível seguir em frente quando a existência inteira, tanto dela quanto a de seus amigos, foi transformada?
Como seguir em frente quando o amanhã sequer é garantido?

E se, de repente, tudo o que você tem como certo na sua vida deixasse de existir? E se isso acontecesse por causa de uma má escolha que você fez? Como seguir em frente e superar? É esse o tema de E Se Não Houver Amanhã, o novo livro da Jennifer L. Armentrout, uma autora que amo que mais uma vez tocou meu coração.

Lena Wise é uma adolescente como qualquer outra,  que está sempre com as amigas e que divide seu tempo entre o vôlei, os estudos e a paixão por Sebastian, seu vizinho e melhor amigo. E ela conseguia equilibrar essas coisas com perfeição, até que uma tarde ela não resiste ao impulso e beija Sebastian, expondo seus sentimentos e colocando a amizade de anos em risco. Mas numa noite depois de mais uma festa com seus amigos, Lena toma uma decisão errada e tudo muda. Ela faz o tipo de coisa que muitos jovens fazem com grande frequência, mas como a maioria sai impune, acham que o pior não acontece. Mas aconteceu com Lena e agora ela precisa lidar com a culpa, o arrependimento,  o remorso e o luto.

Tudo dentro de mim parecia ferido, esfolado. Uma noite mudou a nossa vida irrevogavelmente. Uma escolha tinha alterado o curso do que todos nós deveríamos nos tornar.
O que eu teria feito diferente naquela noite se eu soubesse que não haveria amanhã? Tudo. Eu teria feito tudo diferente.

Esse é um livro que todo adolescente deveria ler, por ser um grande alerta sobre os perigos de se misturar álcool com direção e no quanto a maioria das pessoas são inconsequentes nesse ponto. Além disso, o enredo fala muito sobre a responsabilidade moral que temos sobre nossos atos. E esse foi um grande ponto de reflexão para mim, pois muitas vezes nos vemos diante de situações erradas e que podemos intervir, mas não fazemos nada por não querer bancar o chato, para não ter que enfrentar ou contrariar os amigos. E quantas vezes colocamos coisas importantes em risco por achar que conosco não acontece?

Eu sofri muito com Lena enquanto ela enfrentava seu longo processo para vencer o trauma e a culpa, e a escrita de Armentrout é muito sensível e delicada ao descrever cada nuance do sentimentos dela. E também ao mostrar o quanto foi importante que ela aceitasse a ajuda e o apoio dos amigos, especialmente de Sebastian. Aliás, falando em Sebastian,  que personagem fofo! Ele é tão doce, tão companheiro, tão compreensivo que em vários momentos eu me vi suspirando por ele. A única coisa que me incomodou um pouco é que Lena demorou um pouco demais para parar de sofrer e começar a olhar para os lados, é isso deixou a leitura meio arrastada em algumas partes. Ela passa muito tempo olhando para o próprio umbigo e sem perceber que não é a única a sofrer com o que aconteceu. 

- O que a espera faz? Nenhum de nós tem a garantia de um amanhã. Aprendemos isso, não aprendemos? Nem sempre temos um depois. - Ele beijou minha têmpora de novo, depois recuou, seus olhos encontrando os meus. - Cansei de viver como se tivéssemos.

Uma leitura dolorosa mas muito necessária,  tenho certeza que vai abalar aqueles que se propuserem a ler de coração aberto. E com certeza vai fazer muita gente pensar melhor nas suas escolhas.

A autora

Jennifer L. Armentrout vive em West Virginia, nos Estados Unidos. Ela é autora dos best-sellers O problema do para sempre, Espero por você, Não olhe para trás e de múltiplas séries, dentre as quais a Saga Lux. Jennifer também escreve romances em outros gêneros sob o pseudônimo J. Lynn.



Avaliação (4/5)



B-jusss! ♥
;-p

4 comentários:

  1. Eu acho essa capa surreal de linda, de verdade. A autora já fez sucesso com outra obra mas eu nunca li nada dela até então, acho o assunto alcool e direção super necessário porque os jovens estão entrando nesse mundo de festas cada vez mais cedo, então certamente é uma leitura que vai fazer efeito em quem ler. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina.

    Que resenha maravilhosa! Eu não conhecia este livro e fiquei com muita vontade de lê-lo.Histórias que o personagem precisa enfrentar traumas é sempre interessante. Vou adicionar na minha lista de desejados. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    Adorei sua resenha. Li esse livro um tempo atrás e lembro o quanto me chocou. Realmente é uma leitura dolorosa, mas totalmente necessária. Eu, sinceramente, não sei como reagiria no lugar da personagem após tantos acontecimentos. Independente de tudo, achei uma personagem guerreira!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oiii, eu amo a capa desse livro e depois de saber do que a leitura se tratava, fiquei super curiosa para ler ele... Ler sua resenha só me fez ter a certeza de que é um livro que combina comigo... Acho super importante trazer leituras que nos mostram que cada escolha nossa nos leva por um caminho, que podem ser escolhas certeiras ou não!

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p