O Amante Japonês - Isabel Allende


ALLENDE, Isabel. O Amante Japonês. Tradução Joana Angélica D’Avila Melo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2015. 294 p. Título oringinal: El amante japonês. Skoob.

Sinopse:
“Uma paixão secreta que perdurou por quase setenta anos. Em 1939, ano da ocupação da Polônia pelos nazistas, Alma Mendel, de oito anos, é enviada pelos pais para viver em segurança com os tios em São Francisco. Lá, ela conhece Ichimei Fukuda, filho do jardineiro japonês da família. Despercebido por todos ao redor, um caso de amor começa a florescer. Depois do ataque a Pearl Harbor, no entanto, os dois são cruelmente separados. Décadas depois, presentes e cartas misteriosos são descobertos trazendo à tona uma paixão secreta que perdurou por quase setenta anos. Varrendo através do tempo e abrangendo diferentes gerações e continentes, 'O amante japonês' explora questões de identidade, abandono, redenção, e o impacto incognoscível do destino em nossas vidas.”

Sempre que me perguntam qual o melhor livro que já li, eu sofro para responder a acabo fazendo uma lista com uns dez títulos, no mínimo. Mas uma coisa é certa: A Casa dos Espíritos está sempre entre eles! Não sei se por ser historiadora e muito curiosa com a história política do Chile, ou se pelo enredo incrível e narrativa única da Isabel Allende, mas a história dos Trueba é uma das mais lindas que já li!

Desta maneira, assim que soube do lançamento de O Amante Japonês eu quis muito ler, e mais uma vez foi surpreendida com uma história linda, tocante e sensível.

No enredo, conhecemos a jovem enfermeira Irina que vai trabalhar em uma casa de repouso para idosos. Lá ela conhece Alma, uma senhora que já vive na casa há três anos e que, com a ajuda do neto Seth, está escrevendo suas memórias. Irina se aproxima deles a acaba se envolvendo com a escrita do livro e vai se surpreender ao descobrir que Alma tem uma paixão que resistiu ao tempo por 70 anos.

No começo, o livro parece não ter nada demais, Allende começa descrendo rotinas e características íntimas dos personagens e isso já é típico dela. Fazendo assim ela consegue colocar muita veracidade aos personagens e quando percebemos já estamos completamente presos ao livro porque não temos dificuldade em nos apegar. A narrativa é em terceira pessoa, com exceção de algumas cartas, mas mesmo assim conseguimos nos conectar com todos.

Outra qualidade apaixonante da obra é que ela aborda uma grande quantidade de temas polêmicos sem se transformar em uma confusão: tem preconceito racial e cultural, abuso sexual, homossexualismo, entre outras coisas. Tudo muito bem explicado e encaixado no enredo sem ser forçado ou exagerado. Além disso, temos o cenário da Segunda Guerra Mundial e os campos de concentração e perseguição, tanto de judeus como de japoneses. Não sei se todo mundo sabe disso, mas após o ataque a Pearl Harbor em dezembro de 1941, muitos japoneses que viviam nos Estados Unidos foram presos e enviados para campos de concentração em pleno solo americano.

Também fui muito tocada pela maneira respeitosa e bela que a terceira idade é retratada, não é muito comum encontrar livros que falem sobre tema com tanta delicadeza. O envelhecimento é mostrado de uma maneira real, como todas as dificuldades e os benefícios que a experiência de vida nos traz com o tempo.

Enfim, é um livro único! Com todo o esplendor de Isabel Allende, que agora, mais do que nunca, ocupa lugar de destaque entre os favoritos da estante.

A Autora

Isabel Allende nasceu em 1942, no Peru, onde seu pai era diplomata. Viveu no Chile entre 1945 e 1975, com longos períodos de residência em outros lugares, na Venezuela até 1988 e, a partir de então, na Califórnia. Começou a carreira literária como jornalista no Chile e na Venezuela. Em 1982, seu primeiro romance, A casa dos espíritos, tornou-se um dos títulos míticos da literatura latino-americana. A ele se seguiram muitos outros, todos com grande sucesso internacional. Seus livros já foram traduzidos para 35 idiomas. Recentemente, recebeu o Prêmio Nacional de Literatura 2010, no Chile, e o Prêmio Hans Christian Andersen, em 2012, este último pela série As Aventuras da Águia e do Jaguar.

Avaliação (5/5)






B-jussssss! ♥
;-p

26 comentários:

  1. Meu deus!!!!!! Esse livro deve ser lindo demais, adoro histórias que contam um pouco do passado das pessoas.

    Beijinhos, Helana ♥

    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi Sora!

    Adoro livros com temas polêmicos! E todo e qualquer livro que aborde a terceira idade tem lugar cativo no meu coração!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br - @Pausa Para Pitacos - facebook.com/pausaparapitacos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Amei a resenha, parece ser muito bom mesmo.
    Beijos, Maisa.
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina!
    Nossa, 5 estrelas? Livro muito bom! Estou curiosa com a leitura depois de tanta empolgação \o/

    Bjks!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa que capa!!! eu amo livros com essa temática, livros que se passem na época da guerra, até estou lendo um dessa mesma época, O Rouxinol. Eu não conhecia esse livro e fiquei encantada com ele, fiquei mesmo muito interessada

    ResponderExcluir
  6. Olá, Nina. O enredo é bastante atrativo e essa mulher da capa me chamou bastante a atenção, mas creio que por enquanto não é meu tipo de leitura. Mas a dica já está anotada, fico feliz que tenha gostado tanto do livro!

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina, tem japonês no título do livro eu já ficou curiosa, pois adoro cultura oriental e todos os livros que lí sobre o tem foram ótimos. Allende é o sobrenome daquele presidente que estava no poder quando se deu o golpe no Chile, será que a autora tem algum parentesco??? Amei sua resenha, ela me deixou muito interessada em ler o livro, inclusive o anterior da mesma autora, que conheço de nome, mas nunca tive a oportunidade de ler. Bjs

    ResponderExcluir
  8. eu achei essa capa linda e morro de vontade de ler um livro da Isabel Allende... Embora tenha gostado da sua resenha e ache que esse livro seja realmente incrível ainda estou com um pouquinho de medo de arriscar a leitura. Me pareceu que o livro é algo longe da minha zona de conforto então, ainda não sei se arrisco ou não...rs

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. sou apaixonada pela escrita de Allende, ela é incrível... mas ainda não tive chance de ler essa obra dela, apesar da vontade...
    nossa, vc tbm é historiadora? ^^


    o termo ali acima seria homossexualidade, não??? O.o'


    Enfim, sugestão de leitura anotada... espero ler em breve...

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?

    Adorei essa capa e o enredo é bem bacana, mas não estou nesse tipo de leitura no momento. Vou anotar a dica e quem sabe mais para frente.

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. OMG, como lidar com essa vontade louca de ir na livraria comprar esse livro agora????

    Lembro que, quando vi esse livro entre os lançamentos da editora fiquei bem curiosa. A história parecia ser daquelas bem emocionantes e livros que têm como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial sempre me cativam. Com certeza lerei o mais rápido possível.

    Beijos

    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  12. Ei Nina!
    Eu adoro tudo que é de história e, embora o objetivo não tivesse sido didático, acaba sendo muito didático! A dica foi super válida, assim que der vou pegar pra ler!
    Bjssss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nina, Isabel Allende é muito diva. Adoro como ela trata de mil assuntos em um mesmo livro e com grande maestria. A casa dos espíritos também é um dos meus queridinhos. Estou morrendo de curiosidade para ler esse.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. u estava conversando com uma amiga justamente esses dias sobre esse assunto de perdoar. Eu sou uma pessoa que sempre guardo mágoa mesmo que escondido. Por exemplo a pessoa faz algo errado de novo e eu começo a lembrar de coisas que ela me fez antes. Infelizmente ainda não aprendi a lidar com isso!
    Achei a sinopse do livro interessante e quem sabe ele até traga lições que nos ensinem de fato a perdoar. Com certeza é uma leitura que quero ter!
    Bjs
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  15. Oi Gley!!!
    A Isabel é sobrinha do Salvador Allende, em A Casa dos Espíritos ela conta detalhes sobre o golpe e o período da ditadura do Pinochet.
    Leia sim, que tenho certeza de que vai amar, o estilo é a sua cara!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oiiie,

    Que livro lindo, que história mais linda. Sabe adoro livros que nos mostra que é importante recomeçar, perdoar, pois podemos levar isso para além livros. Adorei a história e com certeza vou adiciona-lo para minhas leituras em 2016.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  17. Eu fiquei muito afim de ler essa obra, mas ao mesmo tempo faltou algo para me cativar sabe? Depois de ler sua resenha fiquei muito mais empolgada para conhecer a trama, que pelo jeito é muito delicada e linda mesmo.

    beijos

    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Gente, eu morria e não sabia que a sobrinha do cara era escritora. Amei, amei os livros dela, vou colocar na lista. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olaa
    Eu fiquei bem curiosa pela leitura quando soube do lançamento, parece ser um livro diferente e espero ter oportunidade de ler e gostar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. oiiii....
    bom nao conhecia a autora,mas ela parece muito buena....kkk....gostei da historia de amor dos personagens durante mais de meio seculo e isso e realmente lindo...e vc falou que ela trata diversos temas de uma forma delicada...e gosto disso...enfim e isso...bjsss...

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a autora e me interessei bastante nela. Essa obra já me chamou a atenção pela capa, muito bonita. A história me parece ser bem única mesmo e nossa, fiquei com muita vontade de ler. Com certeza um livro que eu apreciaria. :D

    ResponderExcluir
  22. Oi Nina, já ouvi falarem muito bem desse livro e a sua resenha me cativou a ir atrás dele o quanto antes. Ele parece ter tudo o que eu procuro em um livro, super completo. Eu amei a sua resenha e logo que eu puder vou atrás da obra!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. EU nunca li nenhuma obra dessa autora.

    Eu gostei bastante da sau resenha, mas eu acho que pegaria para ler esse livro ano que vem agora, porque estou meia dura depois de gastar na BLACK FRIDAY, mas nãconhecia o livro não. Gostei muito da estória e espero ter a oportunidade de fazer a leitura e gostar =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-beije-me-onde-o-sol-nao-alcanca.html

    ResponderExcluir
  24. OI Nina, tudo bem?
    Também sou apaixonada pelas obras da autora, apesar de não ter lido ainda A Casa dos Espíritos. Estou louca para ler O Amante Japonês, a premissa é incrível, e com a narrativa que a autora tem, com certeza vou gostar.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  25. Oi! Já passei pela capa desse livro em algum lugar, não sei se em algum blog ou na livraria, só sei que não tive a mínima vontade de ler ele, e agora eu sabendo da história eu nunca iria imaginar que era sobre isso e agora fiquei muito curioso! Eu estou começando a ler agora romances históricos e livros que tratam de coisas que já passaram a algum tempo como as guerras mundiais...


    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  26. Oi Nina!
    Não conhecia o livro, nem a autora, mas gostei da sua resenha e do modo como você fala do livro. É mesmo dificil achar algum livro que aborde a terceira idade com respeito e delicadeza... Acho que é mais um para a lista dos desejados.
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p