A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard


AVEYARD, Victoria. A Rainha Vermelha. Tradução Cristian Clemente. São Paulo: Editora Seguinte, 2015. 424 páginas. (A Rainha Vermelha, v.01). Título original: Red Queen. Skoob.

Sinopse
“O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.
Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?
Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.”

Uma verdade incontestável e absoluta: nunca me canso de distopias! Sério mesmo, parece que quanto mais leio o gênero, mais quero ler. Adoro todo o conceito do estilo: o mundo revolucionário, as mocinhas fortes, o contexto político, a luta contra a repressão. E por tudo isso, eu não via a hora de ler A Rainha Vermelha, que além de ser uma distopia, ainda tem muito de fantasia.

Mare vive em um mundo divido pelo sangue: vermelho e prateado.
Os vermelhos são os plebeus, que servem a aristocracia e o único direito que possuem é obedecer. Os que tem algum talento, vão trabalhar como como artesãos, comerciantes e trabalhadores braçais; os demais, serão recrutados aos 18 anos para serem soldados em uma guerra entre países que já dura cem anos. Mare tem 17 e sabe que seu destino é partir para guerra, assim como seus três irmãos mais velhos. A talentosa da família é sua irmã caçula Gisa, que é excelente tecelã. Para ajudar sua família, ela furta no mercado e, mesmo ciente do desagrado dos pais, ela não sente remorso.

Os prateados são a aristocracia, a nobreza. São ricos e detentores de poderes especiais que fazem com que eles dominem e subjuguem os vermelhos e sejam temidos e respeitados. Eles são divididos por famílias que usam sempre as mesma cores e possuem, em geral, os mesmos poderes, variando apenas o grau de intensidade desse poder.

Um dia, enquanto tentava encontrar uma maneira de seu melhor amigo Killorn não ir para a guerra, Mare tem seu destino transformado. Ela é levada para trabalhar como criada no palácio no real, e durante uma festa, sofre um acidente e descobre que, como os prateados, ela também tem um dom, que consegue controlar a eletricidade. Como como isso seria possível se seu sangue é vermelho? Apenas os de sangue prateado possuem poderes, nunca um vermelho. Para impedir que a notícia se espalhe, o rei cria uma farsa e obriga Mare a fingir que é uma prateada e a se casar com seu filho mais novo, Maven. Porém, é pelo filho mais velho, Cal, que o coração de Mare fica abalado.

No geral, a história é muito boa. A narrativa flui bem e nos prende à leitura e o enredo se desenvolve de uma forma que a gente fica interessado, querendo saber como a história vai terminar. Mas preciso dizer que senti o livro como uma verdadeira salada distópica, já que reconheci elementos de quase todas as distopias que já li. Foi como se a autora reunisse em um único livro tudo de bom que ela já viu em outros livros. Até aí, tudo bem, já que no mundo de hoje nada se cria e tudo se copia, mas confesso que me incomodou bastante.

Mare é uma personagem que tinha tudo para me conquistar, mas que não foi muito bem desenvolvida. No início, ela parecia ser muito astuta e durona, mas quando foi viver no palácio, ficou um pouco crédula e paciente demais, e eu esperava que ela fosse um pouco mais esperta para quem cresceu nas ruas. O mistério também não me surpreendeu, e saquei logo quem trairia quem, só Mare com sua infinita inocência não percebeu a arapuca que estava caindo.

Apesar disso é uma leitura legal, convidativa e que eu terminei já querendo a continuação, mas com estardalhaço todo que os fãs da série fazem, eu esperava bem mais. Leiam sem criar expectativas que vocês vão curtir.

Série A Rainha Vermelha

1. A Rainha Vermelha
1.5. Coroa Cruel
2. Espada de Vidro
3. A Prisão do Rei
4. Tempestade de Guerra

A Autora

Victoria Aveyard cresceu em Massachusetts e frequentou a Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles. Formou-se como roteirista e tenta combinar seu amor por história, explosões e heroínas fortes na sua escrita. Seus hobbies incluem a tarefa impossível de prever o que vai acontecer em As Crônicas de Gelo e Fogo, viajar e assistir a Netflix.


Avaliação (3/5)






B-jussssss! ♥
;-p

10 comentários:

  1. Oie.
    não gosto de distopias e honestamente esse livro nem quero ler. Tenho meus motivos enfim.
    Acredito que ele seja ótimo para quem gosta do gênero, mesmo a protagonista que não foi bem desenvolvida, quem sabe no próximo livro né?

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, sua linda, tudo bem
    Que pena que o livro não correspondeu às suas expectativas, eu realmente estava esperando uma livro fantástico pelas resenhas que eu li, mas já comecei a ver alguns comentários similares ao seu e até algumas pessoas que não gostaram do livro. Mas doro distopias e como você não me canso de ler mais e mais do gênero. Vou fazer o que aconselhou: ler sem expectativas, tenho certeza de que irei gostar. Sua resenha ficou ótima, me deu outra visão do livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    esse livro parece ser legal, na verdade eu estou querendo ler essa trilogia, que parece ser muito boa. Alguns falam muito bem outros nem tanto sobre os livros. É uma pena que o livro não tenha correspondido suas expectativas. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom? Não é nada legal quando esperamos algo bom de um livro e de seus personagens e ele não é lá essa coca cola toda né? Confesso que isso de pegar elementos de vários livros e fazer uma nova obra não me agrada em nada. Por esse motivo já não realizaria essa leitura. Outro ponto que me desanimou foi o que disse da personagem principal. Sua resenha ficou muito boa e apreciei muito a sinceridade. Parabéns!

    Beijos!

    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  5. Tatiana Petraccone Silva19 de fevereiro de 2016 às 10:49

    Eitaaa Nina eu estou doida para ler esse livro! Como não leio muitas distopias vou acabar me surpreendendo com tudo. Adorei sua resenha.
    Beijos

    e arruma logo o celular, ta fazendo falta no nosso grupo do whats ;)
    http://viajandoentrecitacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Realmente, distopia é viciante. Eu aprecio muito o contexto político e também estou contando a hora de ler Rainha Vermelha, uma amiga disse que me emprestaria. Pelas resenhas e o pouco que sei do livro, acho o enredo fabuloso, mas não vou comprar pq é trilogia e fica muito caro.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ainda não li o livro, mas pelo tanto que falam espero algo bem grandioso. Pena que ele não atendeu as suas expectativas.

    Bjs

    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tenho ouvido/lido falar muito bem desse livro. Gostei muito da proposta dele, me fascino por esse universo. tenho sido feliz na leitura de distopias.

    ResponderExcluir
  9. Eu vejo as mais variadas opções possíveis sobre esse livro. hahaha Ainda não sei muito bem se quero lê-lo ou não, depois de várias coisas que já li, mas não o excluo completamente das possibilidades.

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nina, eu sou louca pra ler esse livro! Ele parece ser muito bom, tem um toque de guerra, de romance... espero ter a oportunidade em breve!
    bjs
    umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p