A Luz que Perdemos - Jill Santopolo


SANTOPOLO, Jill. A Luz que Perdemos. Tradução Roberto Grey. São Paulo: Editora Arqueiro, 2018. 272 p. Título original: The light we lost. Skoob. Comprar.

Sinopse

Lucy e Gabe se conhecem na faculdade na manhã de 11 de setembro de 2001. No mesmo instante, dois aviões colidem com as Torres Gêmeas. Ao ver as chamas arderem em Nova York, eles decidem que querem fazer algo importante com suas vidas, algo que promova uma diferença no mundo.
Quando se veem de novo, um ano depois, parece um encontro predestinado. Só que Gabe é enviado ao Oriente Médio como fotojornalista e Lucy decide investir em sua carreira em Nova York.
Nos treze anos que se seguem, o caminho dos dois se cruza e se afasta muitas vezes, numa odisseia de sonhos, desejo, ciúme, traição e, acima de tudo, amor. Lucy começa um relacionamento com o lindo e confiável Darren, enquanto Gabe viaja o mundo. Mesmo separados pela distância, eles jamais deixam o coração um do outro.
Ao longo dessa jornada emocional, Lucy começa a se fazer perguntas fundamentais sobre destino e livre-arbítrio: será que foi o destino que os uniu? E, agora, é por escolha própria que eles estão separados?

Vocês já pararam para pensar no que determina os acontecimentos em nossas vidas? Será que existe destino ou temos livre arbítrio para fazer nossas escolhas? São essas questões que perseguem os personagens de A Luz que Perdemos e que permeiam o romance do casal.

Lucy e Gabe se conheceram na universidade durante os acontecimentos do 11 de Setembro, e ver toda aquela tragédia se abatendo sobre a cidade mudou suas vidas de maneira definitiva. Primeiro porque eles se sentiam ligados por terem vivido aquele momento juntos e a química que já existia entre eles foi impulsionada. E segundo porque eles passaram a acreditar que precisavam fazer algo pelo mundo, que poderiam contribuir para que aqui fosse um lugar melhor para as pessoas viverem. 

Cada um à sua maneira, eles passam a correr atrás de seus sonhos e logo percebem que não conseguirão realizá-los juntos. E então eles precisarão escolher entre o sonho e o amor. Será que escolher o sonho é egoísmo ou estabelecer prioridades? E se escolherem o relacionamento, conseguirão viver em paz juntos sabendo de tudo que abriram mão? O “e se?” sempre vai predominar por todos os caminhos que eles precisarem escolher e fica a discussão: será que os personagens teriam sido mais felizes se tivessem feito outras escolhas?

Às vezes tomamos decisões que achamos corretas, só que, mais tarde, percebemos que eram erros óbvios. Há porem, algumas escolhas que continuam acertadas mesmo a luz do tempo.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Lucy, como se ela estivesse contando a história para Gabe anos depois de tudo ter acontecido, assim, como ela narra do futuro, vai colocando emoções atuais naquilo que aconteceu no passado, acrescentando uma dose cavalar de ansiedade no leitor. A narrativa nos dá spoilers do que vai acontecer no final e cada capítulo nos leva para esse acontecimento, e por já entender o que aconteceria, pensei que esse livro não me faria chorar… Mas no fim da leitura me vi chorando horrores, pois a maneira como a autora narra nos dá muita angústia para chegar até o presente de Lucy e entender todo o caminho que ela percorreu para chegar até ali.

É um livro sobre o peso das escolhas e mesmo com tudo o que acontece, não há certo/errado ou bom/ruim, apenas consequências dessas escolhas. E por isso o enredo mexe tanto com a gente, sentimos como se a história fosse nossa e que cada um  dos fatos poderia ter acontecido conosco. Enfim, é um livro que emociona e que nos faz refletir, recomendo especialmente para os que gostam de um bom romance.

A Autora

Jill Santopolo é autora de séries infantojuvenis de sucesso, além de diretora editorial da Philomel Books, selo infantil da Penguin. Formada pela Universidade Columbia, dá aulas de escrita criativa na New School, em Nova York. A luz que perdemos, seu primeiro romance para o público adulto, foi traduzido para 34 países e já teve os direitos vendidos para uma adaptação cinematográfica.


Avaliação (5/5)




B-jussssss! 
;-p


7 comentários:

  1. Eu sou completamente apaixonada pela premissa deste livro antes mesmo de ler e sua resenha só reforçou meu desejo de querer ele na minha estante. Não sei como me sairia tendo que escolher entre sonho e amor, acho que a ideia do que poderia ter sido é perturbadora, pelo menos para mim. Enfim, quero ler e espero poder refletir sobre essas questões.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Todas as resenhas que li relatam sobre como o livro no final nos arranca lagrimas, entao ja to me preparando psicologicamente para ficar com uma ressaca literária após a leitura hahaha eu vi alguns quotes desse livro e ja fiquei com um apertinho no peito, imagino como seja a obra como um todo.

    ResponderExcluir
  3. Já estou de olho nesse livro desde que ele foi lançado. Me parece ser do meu estilo favorito. Adorei a sua resenha e fiquei ainda mais curiosa para conhecer essa história que com certeza vai me trazer grandes aprendizados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá eu estou querendo muito ler esse livro e sua resenha me encheu de expectativas ao livro dica anotada

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nina,
    Que bom que esse livro te agradou. Já tive a oportunidade de ler e gostei da narrativa da autora, mas a história não me convenceu. Eu não consegui curtir os personagens e nem entender suas escolhas. Além disso, demorei bastante para ler por conta do meu envolvimento com a história/personagens. No entanto, acho que o problema foi só comigo, pois todos amam esse livro, então, tenho que reler pra ver o que vou achar rs.
    Adorei conhecer suas impressões!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Ah que historia linda, ja tinha visto fotos no instagram mas nunca li resenha nem nada. Caramba, passou em epoca de 11/09, imagino como deve ter sido, em meio a turbulencias pessoais, a cidade tb. E a narraçao que vai de passado e futuro, amei <3
    bjos floooooooooor

    ResponderExcluir
  7. Temos livre arbítrio pra fazermos nossas escolhas, mas nossas escolhas faz parte de nosso destino...rsrsrs Confuso, não?
    Parece um romance muito interessante em uma fase que foi muito difícil para o mundo. Muito interessante. Anotado a dica
    Nizete
    Cia doLeitor

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p