Outlander: O Resgate no Mar, parte 2 - Diana Gabaldon


GABALDON, Diana. Outlander: O Resgate no Mar, parte 2. Tradução Geni Hirata. Rio de Janeiro: Saída de Emergência, 2015. 656 páginas. Título original: Voyager. Skoob.

Sinopse
“Claire Randall finalmente conseguiu voltar no tempo e reencontrar Jamie Fraser na Escócia do século XVIII, mas sua história está longe do final feliz. O casal terá que superar muitos obstáculos, de fantasmas a perseguições marítimas, mas o principal deles são os vinte anos que se passaram em suas respectivas épocas desde a última vez que se viram. Se a intensa paixão e o desejo entre eles não parecem ter diminuído nem um pouco, o mesmo não se pode dizer sobre a confiança. Jamie agora é um homem endurecido pelo que aconteceu após a Batalha de Culloden. Claire, por sua vez, precisa lidar com o segundo casamento de seu amado e suportar a saudade de Brianna, que ficou sozinha no ano de 1968. A união dos dois será posta à prova quando o sobrinho de Jamie for sequestrado. Juntos, eles precisarão singrar pelos mares e cruzar as Índias Ocidentais para resgatá-lo, provando mais uma vez que nada é capaz de deter uma história de amor que vence as fronteiras do tempo e do espaço.”

Acredito que minha paixão por Jamie Fraser, digo, pela série Outlander, já foi amplamente divulgada por aí. Nunca me canso de dizer que essa é uma das melhores séries que acompanho mesmo ela sendo tão extensa, pois o carisma dos personagens e a narrativa inteligente da autora é algo difícil de se ver ultimamente. Se você não leu os livros ainda, tentei fazer a resenha sem spoilers (além dos que já estão na sinopse, que obviamente não contam, né?).

Finalmente, depois de todos os percalços que vimos no volume um de O Resgate no Mar, Claire e Jamie estão juntos. Mas nem tudo será simples para o casal, já que eles não são mais as mesmas pessoas de vinte anos atrás. Claire descobre que Jamie se casou novamente e que não poderia ter escolhido pior a segunda esposa, e terá que se decidir se perdoa ou não o deslize dele. Mas como cobrar fidelidade, se Jamie a considerava morta e se ela mesma voltou a viver com o marido no século XX? Entretanto, o maior desafio será em relação ao sequestro do Jovem Ian, sobrinho de Jamie, que é levado por piratas para as Índias Ocidentais (Caribe) e eles se lançam ao mar, numa corrida contra o tempo para resgatar o garoto.

E isso o máximo do que vou contar do enredo, mas preciso que vocês saibam que aqui não aparece nem mesmo a ponta do iceberg, de tanta coisa que acontece na história, tudo no melhor estilo Outlander: muita ação, muita aventura, muita intriga e a quantidade exata de romance. Claire e Jamie são um casal incrível, a sintonia entre eles é perfeita. Mesmo abalada com a separação de duas décadas, os dois ainda buscam e lutam por essa sintonia e, na minha opinião, essa é a maior lição do livro. Todo mundo quer um casamento perfeito, mas são poucos os que estão dispostos a perdoar e a se doar como Claire e Jamie e eu amo isso neles. Depois do reencontro, é natural que eles se estranhem um pouco, mas onde muito casal teria recuado, eles insistem até voltarem à antiga parceria.

Um ponto que estava me deixando bem curiosa quanto ao enredo era como Jamie iria sobreviver a uma viagem de barco, já que ele sofre de enjoos que o deixam de cama. Mas isso foi resolvido de uma maneira tão inusitada para época que cheguei a rir alto e em público! (*^_^*)

Diana Gabaldon continua com sua narrativa incrível. Tem momentos em que a gente pensa que a descrição tem detalhes demais e que não há necessidade de tanta coisa. Mas aí ela resgata algum acontecimento que você leu achando que era corriqueiro e ele toma uma proporção enorme, ficando imprescindível para a história. Portanto, não há nada desnecessário na narrativa. Tem gente que reclama do tamanho da série (já são oito volumes lançados no exterior) e confesso que isso às vezes me preocupa um pouco, será que Jamie aguenta o tranco até tão longe? Será que vai chegar aos 80 anos sendo açoitado e perseguido? Será que a trama não vai se perder em meio a esse caminho tão longo? Pode ser que sim, pode ser que não, mas por enquanto está tudo muito bom e quanto mais Jamie melhor! rsrs.

A narrativa em primeira pessoa pela Claire ainda me agrada muito, mas na parte 1 do livro vários capítulos foram narrados em terceira pessoa do ponto de vista do Jamie e eu gostei disso. Nessa parte 2, infelizmente, só teve um pequeno trecho assim. Quanto a polêmica divisão do livro em dois volumes, não me incomodou muito, pois não gosto de livros muito grandes, acho difícil para carregar para os lugares, para por na bolsa. E achei que a história ficou bem dividida, parou em um ponto estratégico e não prejudicou o enredo.

Enfim, Outlander é incrível e eu não me canso de recomendar e elogiar a série. Inclusive, para mim, esse foi o melhor livro dos quatro. Então, se você ainda não leu, não tenha medo do excesso de páginas, se jogue de cabeça porque vale a pena!

Série Outlander
  1. A Viajante do Tempo
  2. A Libélula no Âmbar
  3. O Resgate no Mar (parte 1 e parte 2)
  4. Os Tambores de Outono (parte 1 e 2)
  5. A Cruz de Fogo (partes 1 e 2)
  6. Um Sopro de Neve e Cinzas (partes 1 e 2)
  7. Ecos do Futuro (partes 1 e 2)
  8. Written in My Own Heart’s Blood (ainda não lançado no Brasil)

A Autora

Diana Gabaldon cresceu no Arizona, EUA, e é de ascendência mexicana-americana e inglesa. Tem formação em Zoologia, Biologia Marinha e Ecologia. Foi professora universitária durante mais de doze anos antes de se dedicar à escrita em tempo integral. Sua série Outlander se transformou em um enorme sucesso mundial, tendo sido adaptada para a TV em 2014. Vive atualmente em Scottsdale, no Arizona.

Avaliação (5/5)







B-jussssss! ♥
;-p

19 comentários:

  1. Oi Nina!
    Eu fico imaginando essa história em um único volume... ninguém conseguiria ler devido ao tamanho kkkk Eu gostei desse volume, e stou muito curiosa com o próximo \o/

    Bjks!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  2. eu confesso que me assusto com o tamanho dos livros dessa série... a mesma até me deixa curiosa mas ainda não tive tempo de encaixá-la em minhas leituras...

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma série que me colocou medo pelo tamanho e por tanta gente elogiando. Sabe aquele medo de ser a única a não gostar? Então...
    Aí eu vejo que o livro tem 600 e tantas páginas e é a parte dois do terceiro livro... Não julgo um livro pelo tamanho, mas com tantos livros para ler - e junto com ele não ser exatamente meu estilo me faz deixar os livros em modo de espera.
    Uma amiga é apaixonada pela série e diz que a coisa só melhora, então acho que o Jamie é meio que... bom, como ela diz, o Jamie é o Jamie :)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá!


    Já tinha ouvido falar na série, mas não sabia que era tão grande assim. Não sei se o leria, não pela enorme quantidade de páginas, mas pela premissa mesmo, não me convenceu tanto assim.


    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nina, cada vez que vejo uma resenha sua ou você falando sobre o amor que sente por esses livros me bate um arrependimento de não ter começado a ler ainda, mas espero começar em 2016 e me apaixonar tanto quanto você.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler essa série, mas o tamanho dos livros me assustam, acho que vou ver o seriado mesmo. Bjs

    ResponderExcluir
  7. oiii..
    bom nao li muito da resenha pois nao li os outros livros...mais pelo pouco que entendi fala sobre viagem no tempo...e romance....amoro viagem no tempo...e quero muito ler....obg pela otima dica....bjss....

    ResponderExcluir
  8. Olá! Já ouvi váaarias pessoas falando de Outlander, mas, sinceramente, ninguém havia falado tão bem quanto você kkkk Eu já estava a fim de ler e sua opinião me animou um pouco mais. Vou colocar na meta 2016 em série, não vivo sem elas!

    Bjsss

    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nina, fico feliz que você goste tanto desses livros, eu tenho bastante curiosidade em lê-los, mas confesso que o tamanho deles me assusta um pouco! hahaha com certeza irei ler quando tiver uma oportunidade.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Nina. Me interesso bastante pelos livros dessa autora. Ia pegar um dos livros dela para ler hoje na biblioteca, mas lá tá tão desorganizado que não dá pra saber qual é o primeiro, segundo...

    Vou dar uma pesquisada e mês que vem irei pegar um dos livros dela para ler. Espero gostar. Ótima dica!

    Beijo,
    http://pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiie Nina,

    Não conhecia a autora sabe, nunca tive a oportunidade. Que série extensa heim? Muitos livros, eu gosto de séries porque sempre que adoro uma estória quero que ela continue *para sempre* kkkk porque se não morro de saudades rs. Adorei a sua resenha e com certeza vou querer essa série.

    bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  12. Olha eu sinceramente não li nenhum livro da série ainda.

    Eu apenas tenho o primeiro livro, mas eu acho que vou deixar pra ler mais pra frente, porque eu quero terminar de ler os outros de série que tenho aqui e que são menores também rs

    Mas tenho visto o pessoal falando muito bem desse livro.

    Espero poder gostar da série toda, porque eu sei que é bem grande.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-misterio-da-caveira-de-cristal.html

    ResponderExcluir
  13. Ana Paula Lima Miranda13 de dezembro de 2015 às 16:32

    Oii!

    Eu não tenho muita vontade de ler essa série pq acho tão looonga hahahaha.
    Mas eu nunca vi nenhuma crítica negativa para a obra. Uma coisa que eu achei bem legal, foi o fato da autora ser descritiva e utilizar isso como positivo ao decorrer do livro. Por que as veEs pode ficar cansativo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Tô louca pra conhecer o Jamie! kkk todo mundo ama esse personagem!
    Quero muito ler Outlander ano que vem, está nas metas! Assim que voltar a comprar livros, irei encomendar os meus. Espero gostar bastante tbm!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Nina!
    Poxa, sempre que leio uma resenha sua super animada sobre Outlander, fico com vontade de ler a série, o único problema é que a série tem muitos elementos que não me agradam, só que a gente sempre diz que não vai ler e acaba lendo e acho que é isso que vou fazer assim que tiver um tempinho!

    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  16. Oie, essa série me da um pouco de medo. Sim, a culpa é do seu tamanho. Estou bem ansiosa para assistir a série e espero gostar, talvez assim me de coragem para encarar os livros.

    Beijos, Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?

    Eu tenho vontade de ler essa série por ter viagem no tempo, mesmo que não seja um gênero que eu leia com frequência. Tenho uma amiga que é apaixonada pela série como você e pelos mesmos motivos que você. Mesmo com o tamanho do livro, sempre vejo falando que a narrativa é incrível.

    Beijos,

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Então a história de Outlander ainda não me cativou, tenho amigos apaixonados por esta série, mas não me encanta, nem chama atenção. Mas a resenha ficou ótima.

    Beijo, Maisa.
    Reino Literário Br

    ResponderExcluir
  19. Olá

    Não lembro de ter lido uma resenha de um livro da série, gostei da premissa, apesar das ressalvas referentes a quantidade de livros,adoro livros com viagens no tempo,mesmo tendo lido bem poucos, adorei a resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p