Top 05 de 2014


Feliz Ano Novo peeps!

Enfim 2015 chegou no Quem Lê e depois de umas merecidas férias, estou voltando com todo vapor para começarmos mais um ano de muitas leituras, muitas resenhas e, se tudo der certo, algumas promoções, rsrs.

Mas antes de entrarmos de cabeça no ano novo, que tal relembrarmos um pouco do ano velho? 2014 foi um ano incrível para mim, fiz muitas leituras marcantes, conquistei novas parcerias para o blog, participei da minha primeira Bienal… Também foi um ano de grandes conquistas profissionais, o que me afastou um pouco da blogosfera e fez com que caíssem a frequência das postagens e o ritmo das leituras. Mas o importante é que mesmo diminuindo a quantidade, tentei manter a qualidade e só li o que realmente me interessou.


Em 2014 li 34 livros, e dentre eles, selecionei o 5 melhores. Vamos conhecer os eleitos?

5. Para Onde Ela Foi - Gayle Forman



Mesmo tendo uma carga dramática bem menor do que Se Eu Ficar, me emocionei muito mais com a história de Adam do que com a de Mia. Principalmente pelo fato de que ele também perdeu a família naquele acidente, mas ninguém parou para ampará-lo em momento algum. A vida simplesmente seguiu e ele teve que lidar com o vazio e a tristeza que todos achavam que não pertencia a ele. Foi tanto amor pelo personagem, que Adam levou o 2º lugar no Top Piriguetagem Literária e Para Onde Ela Foi conquistou lugar cativo no meu Top 05.

4. Alma? - Gail Carriger



O steampunk foi um gênero literário que descobri em 2014 e que me encantou! Agora imaginem um livro que junta as características do steampunk, sobrenatural e uma mocinha que desacata todas as regras de conduta de sua época sem nunca estar mal vestida? Assim é Alma?, primeiro livro do Protetorado da Sombrinha, brilhantemente escrito por Gail Carriger e que eu tenho rezado muito para que a editora Valentina publique toda a série. Afinal, não posso ficar sem saber o futuro da srta. Tarabotti! kkkk

3. Um Caso Perdido - Colleen Hoover



Colleen Hoover também foi uma grata surpresa em 2014, e quanto mais leio mais me encanto pela sua obra. Um Caso Perdido além de ser um New Adult muito intenso, traz temas polêmicos, como o abuso sexual e o suicídio, uma ótima pedida para levar nossos jovens a refletir um pouco.

2. Outlander - Diana Gabaldon



Enquanto escrevo sobre Outlander, desconsiderem boa parte do que está nessas linhas, pois apesar da série de elogios que posso fazer à história, a única coisa que consigo pensar é: Jamie! Jamie! Jamie! Tudo bem que o livro tem romance histórico, viagem no tempo, mocinha super independente, muita aventura, conspiração política e mais tudo o que amo em um bom livro, mas só por ter Jamie esse livro já merecia estar no meu Top 05.

Piadas à parte, Outlander é mesmo uma grande história e eu estou sempre indicando para todo mundo.

1. Todo Dia - David Levithan



Todo Dia foi o primeiro livro que li em 2014 e me marcou tanto que conseguiu perdurar como a melhor leitura o ano todo. Além de ter um sinopse muito inusitada, o livro tem um personagem que não tem nome, nem corpo, nem sexo e que a cada dia acorda em um corpo diferente e um lugar diferente. Pode ser homem ou mulher, homossexual ou heterossexual, rico ou pobre, gordo ou magro, bonito ou feio. Essa diversidade toda faz com que ele aprenda a não julgar pela aparências e a valorizar o que a pessoa é, e essa é uma lição que todos nós deveríamos aprender. Não importa como a pessoa se veste, quais escolhas sexuais elas fez, e sim quem ela é.

E esse é o meu Top 05. Vocês concordam com ele? Quais foram as melhores leituras de 2014 de vocês?

B-jussssss!♥
;-p

4 comentários:

  1. Desbravadores de Livros12 de janeiro de 2015 às 21:12

    Olá, Nina. Tudo bem?
    Amei a sua seleção, só fico triste que eu não tenha lido nenhum deles ainda =/
    Desses, eu pretendo ler Todo Dia em breve.

    M&N | http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Que bom que gostou da seleção, tenho certeza que você vai adorar Todo Dia, é um livro que mexe bastante com a cabeça da gente.
    B-jusss! ♥

    ResponderExcluir
  3. Não lemos nenhum igual, mas pretendo ler esse ano, Mar da Tranquilidade.

    Bj.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina, eu não li nenhum dos livros ainda, mas sei que muita gente incluiu esses nos seus tops 2014 também. Quero ler vários da lista, inclusive Todo dia está entre os indispensáveis!

    Beijos

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p